Uma cozinha no meio do salão. Sem parede, divisória ou qualquer aparato para resguardar a brigada dos olhares do público. Ao contrário: a arquitetura e a iluminação do Tuju sugerem que aquele trabalho é para ser visto. No cenário, formado pelas bancadas adornadas com vegetais do menu degustação da temporada, os cozinheiros dão passos ora ensaiados, ora improvisados. O coreógrafo guia a turma pelo rádio. Quase em silêncio.
Só mesmo alguém com a capacidade de Ivan Ralston — consagrado o Melhor Chef pelo júri do Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes — para se auto desafiar a esse nível. O que não significa que é fácil:
Na primeira noite, foi aflitivo. Voltei para casa chorando. Falei para a Kaká [Katherina Cordás, pesquisadora e responsável pelo serviço]: 'o que a gente fez?'"
Igual acontece na música, arte que estudou logo após a escola no Berklee College of Music, em Boston (EUA), a prática fez a equipe afinar e, enfim, curtir apresentar a mais alta gastronomia.
Criar e executar pratos autorais com o nível de exigência de um restaurante que em menos de um ano ganhou duas estrelas Michelin não é algo desconhecido para Ivan.
Embora o Ráscal, empreendimento da família, não siga a mesma proposta, crescer em meio ao setor lhe garantiu uma vivência precoce. Além disso, ele prova o sabor agridoce de estar dentro de cozinhas consagradas desde 2007. Estão no currículo: Maní (São Paulo), El Celler de Can Roca, Mugaritz (ambos em Barcelona) e RyuGin, um três estrelas em Tóquio.
Essas experiências lhe renderam o apreço pela técnica e a devoção aos ingredientes sazonais. São conceitos pincelados na primeira versão do Tuju (2014-2020), na Vila Madalena, elevados à máxima potência no novo espaço no Jardim Paulistano.
Por meio de uma degustação de dez etapas desenhada conforme as chuvas, Ivan conecta os paulistanos a insumos únicos, descobertos graças a aventuras. Da caça por cogumelos selvagens em Santa Catarina à pesca a 148 quilômetros de distância da costa de Cananéia (SP), o que o move o Melhor Chef de São Paulo é a possibilidade de expressar, numa experiência gastronômica impecável, o mundo que enxerga através da sua lente de artista.
Tuju
Rua Frei Galvão, 135, Jardim Paulistano. Atendimento apenas por reserva.
@tuju_sp