Distante a cerca de 2 horas de Londres, partimos para Southampton, uma cidade famosa por seu porto, onde hoje atracam enormes e iluminados cruzeiros que destoam do clima cinza e e de garoa.
Porto esse de onde partiu Titanic para sua fatídica viagem, o que fez com que o centro da cidade guardasse inúmeras referências à tragédia em monumentos e pinturas.
Navegação à parte, nossa parada foi o Estádio St. Mary, inaugurado em 2001 e casa dos Saints, o Southampton, time da cidade.
Demos azar? Talvez
Nossa visita aconteceu em novembro de 2022, quando o Southampton lutava contra o rebaixamento — situação que não se alterou desde então.
Pior: o adversário era o Newcastle, em franca ascensão na tabela — hoje, o time do brasileiro Bruno Guimarães está na terceira posição.
O otimismo definitivamente não estava no ar. Bob Hopper provou isso.
Ele é um dos inspetores que faz a fiscalização dos camarotes do St. Mary's que gentilmente alertou a reportagem para não levar as xícaras de café do camarote para as arquibancadas.
O alerta foi seguido, obviamente, depois de uma foto para o Instagram. É impossível imaginar tomar um espresso no meio de um jogo de futebol, mas isso é possível na Inglaterra.
E veio o alerta número 2
"E outra coisa, se eu vir um de vocês comemorando um gol do Newcastle, vou expulsar todos do camarote", brincou, arrancando risos dos jornalistas.
Era brincadeira mesmo?
Na dúvida, ninguém comemorou, e foram quatro deles contra o acanhado Southampton, que viu parte dos torcedores em silêncio deixarem o estádio na metade do segundo tempo.
"Eu não vou aturar mais isso", disse um senhor ao levantar-se em direção à saída.
Uma derrota quase que prevista, mas não vergonhosa como a lembrada por Bob, que viu seu time ser derrotado naquele mesmo gramado pelo Leicester em 2019 pelo placar de 0 a 9. A marca se tornou recorde do placar mais elástico conquistado por um time visitante, um número que Bob e os outros apoiadores do Saints querem esquecer.
Outros dois jogos tiveram o mesmo placar, mas entre os mandantes: Manchester United X Ipswich Town, em 1995, e nesta temporada mesmo quando o Liverpool bateu o AFC Bournemouth.
"Te juro, foi a única vez que torci pro Liverpool. O placar estava 9 a 0 e eu ficava pensando: 'por favor, façam mais um golzinho'. Sabe? Aí seria 10 a 0 e todos iriam esquecer nosso placar contra o Leicester", completou nosso anfitrião.
Naquele domingo, os torcedores do Southampton puderam gritar gol apenas uma vez, enquanto viam os barulhentos torcedores rivais celebrarem a conquista, que deixou o time da casa na 18º posição.
De qualquer maneira, amantes de futebol vão encontrar no St. Mary um clima mais interiorano e de proximidade maior entre arquibancadas e gramado entre seus 32 mil lugares, bem diferente dos gigantes da capital londrina.
O tour oferecido — nós não o fizemos porque era dia de jogo — custa 15 libras e dá acesso aos vestiários, sala de imprensa e ao gramado. O interessante aqui é poder ver um estádio de um time de menor expressão da Premier League, que tem uma proximidade muito maior com seus torcedores locais.