Não é preciso ser da vizinhança para se sentir em casa no balcão da Melhor Padaria de São Paulo. Tradicional e acolhedora, a Ceci conta com uma brigada de atendentes que esbanja simpatia desde as primeiras horas do dia, quando café e pão na chapa são pedidos sem parar.
O primeiro é extraído de um blend de grãos 100% arábica desenvolvido para a casa pela marca Café do Centro. Sem descanso, a máquina expede mais de 7.000 xícaras por mês. Já o pão na chapa que lidera os pedidos é feito com o pão francês, cuja massa leva um toque de leite em pó para ganhar maciez. Ele pode ser levemente dourado pela manteiga ou ganhar requeijão na entrada, o que lhe rende aquela casquinha bem dourada e crocante, ou na saída - aí é preparar o guardanapo para se lambuzar.
Fundada em 1964, no Planalto Paulista (Av. Afonso Mariano Fagundes, 1350) a Ceci ainda exibe todos os outros predicados de uma boa padaria de bairro, com prateleiras e vitrines recheadas de sonhos, catarinas, folhados, pães recheados e doces clássicos - percorrer o corredor estreito sem ceder à tentação de pedir algumas dessas delícias é para os fortes.
Ainda que fiel às tradições, recentemente a padoca passou a servir pratos executivos. Por ora, eles são consumidos ali no balcão, mas há uma reforma em andamento para ampliar o salão e agregar um piso superior com 70 lugares. A previsão é que o novo espaço seja inaugurado em maio de 2023.
Melhor doce
A produção açucarada é liderada por dois piauienses, os irmãos Cleiton e Cleidir, que começaram na Ceci como ajudantes. As equipes preparam bolos simples e recheados, pudins, quindins, tortas, cheesecakes e outras sobremesas vendidas em fatias ou porções individuais e inteiras.
Um clássico do lugar, o mil-folhas tem camadas de massa fininhas e um creme aveludado. Sob encomenda, sai nas versões doce de leite com nozes, chocolate, creme de morango e creme zero açúcar.
Melhor time de chapeiros
Tonhão, Gil, Flairton, Moises, Haroldo, Deusimar e Ricardinho. Eis o timaço que se divide em dois turnos para manter as duas chapas sempre quentes.
Além de pães na chapa, essa turma faz misto, queijo quente, hambúrgueres, sandubas com combinações especiais da casa e o clássico sanduíche de pernil, que é um dos favoritos da clientela.
Melhor serviço de frios
José Ilton, William, Andresa e Thaís comandam as três máquinas no turno da manhã; à tarde, entram em cena Ederson, Kleber, Borba e Doraildo. Juntos, eles fatiam mais de 5.000 quilos de frios por mês.
A oferta supera mais de 200 itens, incluindo queijo de ovelha da Serra da Estrela e presuntos crus portugueses, italianos e espanhóis. O papel de embrulho tem uma película que protege os frios do calor no transporte e do excesso de frio da geladeira.