Renata Vanzetto é a prova viva de que manter as portas da cozinha abertas às crianças só ajuda a construir uma relação saudável e amorosa com a comida.
Criada em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, a menina cresceu colada ao avental da avó materna, Cida, e nunca se contentou em cozinhar de mentirinha - aos 8, já fazia comida de verdade, para os adultos da família.
"Minha avó foi minha grande referência, a responsável por despertar minha curiosidade. Ela preparava coisas simples do dia a dia, arroz, feijão, bolo, e ficava doida com a bagunça que a gente fazia. Eu e meu primo Beto vivíamos pedindo para ajudar."
Mais do que se tornar uma boa cozinheira, Renata se descobriu uma empreendedora de talento - e muito, muito apressada para fazer tudo acontecer.
Aos 13, já trabalhava como ajudante de cozinha no pequeno restaurante Kin-Khao, inaugurado pela mãe, a ex-modelo Silvia Camargo.
Aos 15, preparou o primeiro banquete para 500 pessoas, chefiando um time de cozinheiros que tinha o dobro da idade dela. "Sempre gostei de ganhar dinheiro e vendia hambúrguer na escola", ela recorda.
O Marakuthai, restaurante que a transformou em celebridade, começou em Ilhabela de forma despretensiosa e rapidamente virou lugar da moda na capital paulista, até ser vendido, em 2020. Hoje, ela comanda os restaurantes e bares Ema, MeGusta, Mé Taberna, Muquifo, Matilda, Mi.ado, Mico e Pescadora, este último em Ilhabela.
No começo da trajetória, quando Renata era solteira e sem filhos, o acúmulo de responsabilidades e as jornadas exaustivas, sem descanso, pareciam naturais. Hoje, a história é outra - toda mãe sabe que, quando nasce um filho, a culpa vem de brinde.