Diana: vestida para reinar

A figurinista Amy Roberts fala, com exclusividade para Nossa, sobre criação dos looks da princesa em The Crown

Gustavo Frank de Nossa Divulgação

Príncipe Charles recebe um conselho no trailer da quarta temporada de "The Crown":

Seu dever agora é escolher uma mulher que o povo amará como princesa e, no devido tempo, como rainha"

A escolha feita por ele é Diana Spencer, a grande estrela da 4ª temporada de "The Crown". Em entrevista exclusiva para Nossa, a figurinista da série e vencedora do Emmy Amy Roberts narra a saga de trazê-la de volta às telas, mais de 20 anos após seu falecimento, como o ícone de moda que sobreviveu ao longo das gerações.

A atriz Emma Corrin é quem dará vida à princesa Diana, que alavancou a popularidade da monarquia britânica e, sobretudo, tornou-se um ícone ao longo dos anos por suas iniciativas sociais, desde o combate a AIDS até as campanhas contra as minas terrestres, que lhe renderam um Nobel da Paz, em 1997.

Apelidada como "princesa do povo" pelo primeiro-ministro inglês Tony Blair, Diana desceu a ponte do castelo, antes estremecida, que conectou os "plebeus" à família real — sendo esse um dos principais motivos para a sua presença entre os nomes mais importantes do século XX pela revista "Time". Mas não o único.

Desde 1981, quando o anúncio do casamento com o príncipe Charles foi feito, a perseguição midiática fez da princesa uma inspiração quando o assunto era moda: seu corte de cabelo virou uma tendência que cruzou continentes e suas roupas atraíam os olhares curiosos e, até mesmo, das grandes grifes internacionais.

Dessa forma, Diana desenvolveu-se aos olhos do público como um dos maiores ícones de estilo, além de referência para a beleza e elegância feminina.

Tamanha popularidade foi um dos desafios para a figurinista britânica Amy Roberts, responsável pelos visuais de "The Crown" e vencedora do Emmy por seu trabalho, que tem como um dos objetivos nos levar para dentro do Palácio de Buckingham como se fôssemos um deles.

Na entrevista para Nossa, Amy detalhou a elaboração do figurino para os novos episódios, que estreiam na plataforma de streaming no dia 14 de novembro e podem ser vistos em uma exposição digital, além de revelar como foi a experiência de trazer Diana de volta à vida nas telas.

A reconstrução de Diana

Amy Roberts e sua equipe criaram mais de 80 peças únicas para o visual de Diana ao longo dos dez episódios em que ela estará presente.

As inspirações e referências, tiradas de vídeos, livros e revistas, ficaram expostas em um grande painel instalado no ateliê da produção. Foi a partir dele que todos envolvidos puderam absorver todos os detalhes das peças, a fim de recriá-las junto à história contada no roteiro original.

Cada personagem tem sua jornada criada a partir de uma linha temporal feita com imagens. No topo, colocamos a 'imagem final', que serve como um guia e traça nosso objetivo de conclusão"

Para a figurinista, no caso de Diana, as roupas usadas por Emma na trama são, antes de qualquer coisa, uma forma de narrar a sua inserção como membro da família real.

"No início, quando ainda é uma jovem, ela não é particularmente preocupada com a moda", opina Amy. "É a partir da turnê em Sydney, na Austrália, que começa a desenvolver a imagem fashion que muitos têm dela até hoje".

Ao longo dos episódios, o desabrochar do estilo de Diana acontecerá por meio de pequenos passos, que preparam o território para o que está por vir a seguir, em que poderemos vê-la abraçando uma personalidade mais forte e popular.

"Esses looks serão como um breve aceno e irão nos preparar para a sua aparição na quinta e última temporada da série", completa Amy. "Suas roupas, a partir de então, vão refletir como Diana percebe a si mesma como uma figura que tem poder e atratividade".

O vestido de noiva

Comparado a um "conto de fadas", o casamento de Diana e Charles na Catedral de São Paulo, em Londres, foi um dos maiores eventos envolvendo a família real: mais de 3 mil convidados e 1 bilhão de telespectadores do mundo todo, que assistiram à cerimônia via satélite.

Criado pelos estilistas David e Elizabeth Emanuel, o vestido de noiva de Lady Di foi uma confecção de tafetá de seda marfim e rendas antigas com 10.mil pérolas, uma cauda de 7,6 metros e véu de chiffon de renda.

A peça era tão grande que foi esmagada na carruagem de vidro que deixou a noiva em frente à Catedral.

Para Amy, recriá-lo foi um dos maiores desafios nessa quarta temporada, por ser a principal imagem da princesa gravada na memória popular — além, é claro, das grandes medidas da cauda e das pérolas.

Nós contamos com a ajuda dos Emanuel, que nos agraciaram com cópias do desenho original do vestido. A nossa maior preocupação era levar para os telespectadores, mais uma vez, aquela fantasia que a peça carregava, como a de uma princesa dos filmes da Disney"

O vestido passou por seis ajustes no corpo de Emma Corrin para que ficasse perfeito, assim como idealizado, até a gravação da cena.

"Existe algo muito comovente e trágico por trás dele", diz Amy. "Foi muito significativo podermos trabalhar com ele e retratar toda a sua representatividade, não só para o evento pontual, como para os vestidos de noiva posteriores".

O preto como vingança

Em uma das últimas cenas da série, os telespectadores de "The Crown" verão Diana usando um vestido preto.

A cor não é permitida para o uso de membros da família real no dia a dia, sendo reservado apenas para o luto. Inclusive, todo membro da família real sempre deve levar roupas pretas quando viaja, para alguma emergência, evitando contratempos, como quando aconteceu com a rainha Elizabeth quando seu pai morreu.

Quanto questionada se a peça seria uma referência para o famoso "vestido da vingança", usado pela princesa após as notícias sobre a traição de Charles, Amy pontua que a peça em questão não é retratada nessa temporada, no entanto, a aparição de Lady Di com outro vestido na mesma cor teve como intuito estabelecer um "manifesto".

"Charles nunca gostou que Diana usasse preto, então decidimos criar essa cena como se o uso do vestido servisse como uma declaração", conta Amy. "É uma cena importante e poderosa que abre a dúvida: 'o que nos reserva a quinta temporada?'".

"Diana modernizou a moda na família real"

Em declarações para Nossa, a atriz Emma Corrin contou que um dos seus momentos favoritos da série foi trabalhar ao lado de Amy Roberts e o assistente Sidonie Roberts, desvendando os significados por trás do que a moda de Diana tem a dizer:

O guarda-roupa dela é como um personagem por si só. É interessante porque ao longo dos episódios, ela começa a brincar mais com o seu estilo, usando roupas mais casuais, jeans e jumpers"

Com peças da grife francesa Yves Saint Laurent e o famoso suéter estampado com ovelhas no figurino, Emma revela que, inclusive uma das peças usadas por ela nas gravações foi refeita pelo fabricante original.

"Na minha opinião, a moda de Diana marcou uma mudança grande na família real, trouxe uma modernidade para eles", conclui. "Isso fez com que ela os levasse para outro nível, trabalhando com designers internacionais e indo até mesmo para o Met Gala".

Topo