O turismo por razões médicas existe há décadas. Mas 2021 trouxe pela primeira vez o turismo de vacinação, que já acontece informalmente em diferentes destinos.
Enquanto o calendário brasileiro de imunização contra a covid-19 caminha a passos lentos e desorganizados, sem doses suficientes para toda a população, os EUA já vacinam inclusive adolescentes. Por isso mesmo, o movimento de turistas estrangeiros atrás das doses excedentes nos postos de vacinação americanos tem sido cada vez mais intenso.
No caso dos brasileiros, ele acontece após o cumprimento obrigatório de duas semanas de quarentena em outro país (geralmente México), para que sua entrada em território americano seja liberada.
Por enquanto, a determinação oficial do governo dos EUA é vacinar apenas cidadãos americanos e residentes. Mas, como comprovantes de residência não têm sido solicitados, muitos turistas estrangeiros (nossos conterrâneos incluídos) estão aproveitando para se vacinar nos Estados Unidos sem qualquer tipo de burocracia.