A magia que flutua

Vale a pena ir em um cruzeiro da Disney? Embarcamos no Treasure, o novo navio 'do Mickey' para tirar a prova

Por Eduardo Burckhardt De Port Canaveral, Flórida Divulgação

Aos poucos, o cais de Port Canaveral desaparece no horizonte e o oceano se torna um novo palco para a magia. Estou a bordo do Disney Treasure, o mais novo navio da frota Disney Cruise Line, com a infortuna missão de achar resposta para a pergunta que todos fazem sobre um cruzeiro 'do Mickey': vale tanto quanto ir aos parques temáticos?

Comparar um navio da Disney com as experiências no Magic Kindgom, EPCOT, Hollywood Studios e cia, antecipo, é um exercício quase tão desafiador quanto decidir entre as disputadas montanhas-russas de Guardiões da Galáxia, de Tron ou de Star Wars.

Uma coisa é certa: diferente da agitação dos parques, onde cada minuto parece cronometrado entre filas, fast pass (o fura-fila dos brinquedos) e horários de shows, o ritmo no cruzeiro é outro e a imersão nos mundos encantados da marca ganha uma nova dimensão.

O mais especial de embarcar em um cruzeiro Disney é se aproximar das histórias de forma diferente de como ocorre em qualquer parque temático. O navio proporciona uma experiência mais íntima com as histórias" Cinthia Douglas, brasileira à frente do setor de vendas e marketing da Disney Destinations

Você não terá que esperar até o fim da reportagem para saber meu veredito após dias navegando no Treasure. Digo já, quase saindo pela tangente: são duas formas de viver a mesma magia. Mas como eles fizeram para adaptá-la ao compasso das marés? Isso você descobre a seguir.

'TUDO ESTÁ NOS DETALHES'

No final da rampa de acesso ao navio Treasure, um funcionário pergunta seu nome. Não é uma checagem de dados. Segundos depois você descobre a razão. "Welcome, family Burckhardt!", anuncia no sistema de som o mestre de cerimônias.

Sob aplausos dos tripulantes e acenos do Mickey vestido de capitão, a recepção personalizada acalora o coração de todos que embarcam no cruzeiro — sim, esta cena se repetirá para cada grupo familiar dos 4 mil passageiros que comporta o Treasure.

São pequenos gestos que elevam à máxima potência no navio uma frase clássica do Walt Disney: "Não há mágica na mágica, tudo está nos detalhes".

Durante a estadia você percebe isso, desde aquele anúncio individualizado na entrada da embarcação ao mimo de encontrar toalhas dobradas em formatos divertidos quando retorna ao quarto ou ser chamado pelo nome pelo garçom nas refeições — será o mesmo que te acompanhará durante todo o cruzeiro, ao nível de, no decorrer dos dias, já antecipar suas preferências.

Kent Phillips

Na decoração, o detalhamento se equipara os altos níveis que vemos nos parques. O Treasure homenageia a paixão de Walt Disney por viagens e exploração. Seu espírito de aventura é traduzido por meio de personagens como Peter Pan e Capitão Gancho, 'voando' na popa do navio, e Alladin e Jasmine, cuja estátua dá as boas-vindas no luxuoso hall principal, inspirado no reino fictício de Agrabah e na saga do jovem e sua lâmpada mágica.

Foram anos idealizando o Treasure, focando nas incríveis aventuras do universo Disney, como a de Miguel, do filme 'Viva - a vida é uma festa'. Tínhamos o desafio de contar essas histórias em três dimensões. Transpor para o navio e dar vida a lugares como o Marrocos, a Ásia e a África. Foi uma jornada emocionante" Jason Roberts, diretor Criativo Sênior e Portfólio Criativo do Walt Disney Imagineering

Circulando pelo navio, você percebe que a decoração muda entre os andares. Se o tema é "O Rei Leão", tapetes nos corredores, arandelas e até a música ambiente farão referência ao filme. Já se o blockbuster da vez é "Aladim", referências das arábias estarão por todos os cantos, inclusive nos quartos — com surpresas, como os arabescos da luminária de cama que só aparecem quando ela está ligada.

SÓ TEM NOS NAVIOS DA DISNEY

Matt Stroshane

PERSONAGENS SEM PERRENGUE

Nos parques, o encontro com os personagens é um momento concorrido que demanda, muitas vezes, horas de fila. No Treasure, ande com a câmera a postos. Você cruza com Mickey, Margarida, Tico e Teco e toda a sorte de princesas com muito mais facilidade nos ambientes e vê a turma toda de pertinho no palco da piscina e no Grand Hall.

Eduardo Burckhardt/UOL

APITOS MUSICAIS

Nas partidas dos portos, fique atento aos apitos (ou, vá lá, buzinas) do navio. É uma tradição da Disney Cruise Line trocar o tradicional "fon-fon" por trechos de músicas de filmes da Disney. Os "hits" vão desde a Marcha Imperial de Star Wars a acordes de clássicos como Cinderela, Frozen, Pinóquio, Piratas do Caribe e também Moana (este apito é um dos exclusivos do Treasure).

Eduardo Burckhardt/UOL

PORTAS PERSONALIZADAS

Quem já viajou em navios da Disney sabe: vale levar na mala imãs para enfeitar as portas das cabines, que são magnéticas. Algumas crianças também penduram saquinhos de tecido para a troca de presentinhos (a brincadeira chama Fish Extender, e a organização costuma começar em grupos de Facebook) e flâmulas para a troca de pins: basta pegar um e deixar outro.



BROADWAY EM ALTO-MAR

Confesso que não estava preparado para o que estava por vir quando as luzes do Walt Disney Theatre apagaram para o início de "Tales of Moana", o espetáculo que faz sua grande estreia no Disney Treasure.

Em 60 minutos, os olhos cismam em não acreditar nos efeitos especiais, trocas de palco num passe de mágica, projeções que te colocam inserido numa vila polinésia e até bolinhas de sabão que voam sobre a plateia e explodem em fumaça ao cair sobre nossas cabeças.

E nem falei do ponto alto deste espetáculo que conta a saga da heroína Disney desde criança — num bem-bolado recurso de marionete que dá vida à pequena Moana — até se unir ao semideus Maui e salvar seu povo.

Na luta da heroína contra o gigante de lava Te kã, o vilão ganha vida por um fantoche de 4,5 metros de altura — o maior já utilizado em um show da Disney — que se transforma no palco, a olhos vistos, em Te Fiti, a deusa da natureza — tem um spoiler dessa transformação no vídeo acima.

"Tale of Moana" tem humor, surpresas e emoção (daquelas que leva às lágrimas, mesmo). É um show — no mais puro significado da palavra.

MAIS ESPETÁCULOS

Os passageiros podem assistir a duas outras produções famosas nos navios da Disney e mais shows

Steven Diaz

A BELA E A FERA

O musical incorpora elementos do filme live-action e da clássica animação para contar a história da Bela, jovem que decide se entregar como prisioneira de uma fera implacável em troca da liberdade de seu pai. Palco retrátil, efeitos especiais (o mais surpreendente é ver a fera voltar a ser humano bem na sua frente) e shows de luzes são elementos que trazem realismo à peça.

Kent Phillips

DISNEY SEAS THE ADVENTURE

É divertido, nostálgico e leve. Encabeçado pelo Pateta (que faz juz ao nome por suas trapalhadas na peça), o musical reúne os personagens mais queridos das histórias da Disney e da Pixar, com um mix de canções icônicas de filmes como "Moana", "A princesa e o sapo" e "Frozen". O espetáculo é curto, com só 30 minutos, mas suficientes para uma volta à infância.

Eduardo Burckhardt/UOL

SHOWS COM PERSONAGENS

Além das peças encenadas no Walt Disney Theatre, há vários shows durante o cruzeiro no palco da área de piscinas e no hall principal. Não perca o que marca a saída da navio (foto), que reúne Mickey e toda a sua turma, e o inspirado no "Piratas do Caribe", com bucaneiros, rock n'roll, acrobacias do Capitão Jack Sparrow e gran finalle com fogos de artifícios.

FOME DE FANTASIA

Bem-vindo ao México! Esta é a sensação que você começa a ter assim que, do nada, vira uma esquina do navio e dá de cara com um corredor de cores vibrantes, lanternas penduradas e bandeirinhas do Día de Los Muertos, a mais tradicional festa mexicana.

Esse é só o prelúdio do que está por vir. Ao entrar no Plaza de Coco, o primeiro restaurante da Disney inspirado na animação "Viva - a vida é uma festa", você realmente tem a impressão de ser transportado para Santa Cecilia, a cidade do personagem Miguel e sua família.

Tudo é perfeito, das luzinhas penduradas como em uma pracinha do interior e cartazes envelhecidos anunciando lucha libre a um altar típico da festiva homenagem que os mexicanos fazem a seus muertos.

O próprio diretor do filme, Lee Unkrich, corrobora essa visão. Em uma entrevista que tivemos com ele dentro do Treasure, mencionou:

É incrível nos mínimos detalhes o que fizeram aqui. Certamente os hóspedes vão aprender muito sobre a cultura mexicana e serem envolvidos por ela"

No ambiente, o aroma de especiarias e milho tostado paira no ar, enquanto o som dos violões mariachi preenche o espaço preparando o palco para uma experiência que vai além do paladar.

No Plaza de Coco, o menu que reinventa clássicos mexicanos é embalado por dois shows ao vivo. O primeiro é uma festa ao som de mariachis. Na segunda noite, tal como no filme, o além-vida ganha cores e ritmos, com esqueletos dançantes e homenagens aos antepassados.

GASTRONOMIA INSPIRADA

Há vários outros restaurantes temáticos no Treasure. Estes também são destaque

Divulgação

Worlds of Marvel

O jantar no restaurante que celebra personagens dos Vingadores vira uma diversão em duas noites distintas. Numa delas, você acompanha pelos telões o simpático Groot, de "Guardiões das Galáxias", em uma missão e participa de jogos interativos por meio de um aparato sobre a mesa. Na outra noite, prepare os pequenos para uma aparição ao vivo do Homem Aranha.

Eduardo Burckhardt/UOL

1923

Aqui, cada detalhe conta uma história. Batizado com o ano de fundação do Walt Disney Animation Studios, o restaurante é um tributo ao glamour da Era de Ouro de Hollywood. As paredes são adornadas com uma coleção de mais de 900 objetos e croquis de clássicos como "O Rei Leão" e "Luca" (foto). Jantar no 1923 é como fazer parte do legado que começou com um rato e um sonho.

Eduardo Burckhardt/UOL

Jumbeaux's Sweets

Na hora de um docinho, entre no universo de "Zootopia" e prove um dos 31 sabores de sorvetes artesanais junto à simpática escultura da coelhinha Juddy e da raposa Nick. Quer inovar? Tem 16 opções de "bolo no palito", além de chocolates que, de tão bonitos, dá até pena de comer. Repare em detalhes da decoração, como o elevador para ratos igual ao da animação.



PARQUE DE DIVERSÕES A BORDO

A porta se abre e o mundo real fica para trás. O Disney's Oceaneer Club, a área exclusiva para crianças de 3 a 12 anos no Disney Treasure, é um convite à imaginação. Enquanto os pais exploram outras áreas do navio, os filhos se perdem — no melhor sentido possível — entre princesas, super-heróis e galáxias distantes. Veja as principais áreas:



OS FANTASMAS NOS DIVERTEM

Você entra, se acomoda em uma confortável poltrona de couro e pede seu drinque. Até aí, tudo ok. De repente, relampejos e trovões mudam o ambiente, as luzes começam a piscar e uma série de fenômenos sobrenaturais passam a acontecer.

As imagens nos quadros começam a "derreter" na sua frente, cobras surgem na cabeça de uma senhora na parede — tal qual uma Medusa —, o aquário no centro do bar é tomado por peixes fantasmas e o espelho atrás do balcão é povoado por assombrações dançando uma valsa fúnebre.

Novos raios e trovões... e tudo volta ao normal — até a próxima "aparição".

É impressionante ver ao vivo — ou nem tão vivo, no caso — e a cores o que acontece no Haunted Mansion Parlor, o bar do navio inspirado na Mansão Mal-Assombrada, icônica atração dos parques da Disney.

Utilizando técnicas de holografia e efeitos especiais, o "mistério" ocorre a dois palmos da gente e não há quem resista a quase meter o nariz nos quadros para entender o "fenômeno sobrenatural" — eu também tentei, mas, sem sucesso, deixei na conta da magia da Disney mesmo.

DE BAR EM BAR

Além do Haunted Mansion, outros locais para drinques e petiscos são inéditos no Treasure

Eduardo Burckhardt/UOL

Periscope Pub

Inspirado em "20.000 Léguas Submarinas", nos transporta para o universo de Jules Verne. A decoração imita o interior do Nautilus, com direito a tubarões circulando pelo teto de vidro (outro efeito à la Disney). De drinque, a pedida é o Outis Daiquiri, servido numa taça em forma de água-viva e com uma cúpula de fumaça que explode na sua frente.

Eduardo Burckhardt/UOL

The Skipper Society

Esse lounge inspirado na atração Jungle Cruise dos parques apresenta a mesma atmosfera irreverente. Os garçons interpretam os famosos barqueiros, garantindo uma experiência imersiva enquanto servem drinques temáticos exclusivos, tudo em meio a decoração que remete aos rios misteriosos explorados pelos barcos da atração.

Eduardo Burckhardt/UOL

Scat Cat's Lounge

É uma homenagem ao jazz, ao charme boêmio do sul dos Estados Unidos e, claro, a "Aristogatos", clássico da Disney que imortalizou o felino amante da música, Scat Cat. O ambiente elegante, com um piano de cauda, tem decoração inspirada nos clubes de jazz da Louisiana e vira palco de apresentações ao vivo em algumas noites.



VAMOS LÁ? COMO É E QUANTO CUSTA

Roteiros

O Disney Treasure oferece roteiros de 7 dias pelo Caribe Leste e Oeste, passando por lugares como Cozumel (México), George Town (Ilhas Cayman), Falmouth (Jamaica), St. Thomas (Ilhas Virgens Americanas), Tortola (Ilhas Virgens Britânicas) e San Juan (Porto Rico). A cereja do bolo é a parada na Castaway Cay, a ilha privativa da Disney nas Bahamas, com praias azulzinhas, tobogã no mar, snorkel e muito mais.

Alimentação

Há uma rotação para o jantar entre os restaurantes temáticos citados nessa reportagem. Como eles se repetem no seu cronograma durante a semana, o menu e as atrações mudam de uma noite para a outra. Além deles, há durante todo o dia um restaurante livre no formato buffet, com diversas opções — de frutos do mar a cozinha italiana —, e locais de comidas rápidas no deque da piscina. Todos esses estão incluídos no pacote — exceto bebidas alcoólicas. Quer algo mais exclusivo? Há outros restaurantes, do especializado em carnes ao assinado por chef Michelin. Estes são cobrados à parte.

Diversão

O pacote dá direito a todos os shows e atrações citados na reportagem, aos cinemas (são dois no navio), aos espaços infantis e para adolescentes — sim, há muitos ambientes dedicados só a eles, com salas de jogos e de vídeo e locais de convivência — e à infinidade de programas disponíveis para preencher sua agenda no navio — de stand up comedy às festas silenciosas (com todos dançando com fones de ouvido individuais).

Quanto vale

Em uma cotação para uma família de 4 pessoas (dois adultos e duas crianças pequenas), no site oficial da Disney Cruise Lines, entre as saídas que acontecem até o final de 2025 encontramos o pacote de 7 dias a partir de R$ 44.809 em cabine interna, R$ 50.540 em cabine com varanda e R$ 110.379 na categoria concierge — as mais luxuosas, com serviços especiais e espaços exclusivos.

Mais do universo Disney

UOL

Montanha-russa de moto

Embarcamos a 95 km/h na atração de Walt Disney World inspirada na saga Tron

Ler mais
Matt Stroshane/Divulgação

Embarque imediato

Uau! Enfrentamos o vilão da saga Star Wars na montanha-russa da Disney

Ler mais
Divulgação

Aventura espacial

Ao som de hits dos anos 80, testamos a montanha-russa de 'Guardiões da Galáxia'

Ler mais
Topo