RANKING DO MEDO
O Halloween da Universal é famoso por ser aterrorizante. Mas será que mete medo mesmo? Testei as 10 casas assombradas e eis um ranking para você entender
Por Gabriel Francisco Ribeiro, de Orlando, Estados Unidos
O Halloween da Universal é famoso por ser aterrorizante. Mas será que mete medo mesmo? Testei as 10 casas assombradas e eis um ranking para você entender
Por Gabriel Francisco Ribeiro, de Orlando, Estados Unidos
O Halloween Horror Nights da Universal chega à sua 33ª edição querendo botar terror em quem ousa comprar ingressos para ir ao parque à noite.
Entre hordas de adolescentes e de loucos pelo gênero terror, eu estive presente na abertura do evento para tentar entender se a fama se justifica. Dada a quantidade de adultos berrando, posso dizer que sim.
São cinco zonas com monstros à solta pelo parque Universal Studios e 10 casas assombradas criadas especialmente para visitantes corajosos. Visitamos todas e, abaixo, trazemos o ranking com o 'Índice do Medo' de cada uma. Uma coisa é clara: vale a pena demais, porque o negócio é assustadoramente divertido.
A casa mais terrível da temporada, de longe. Baseada no filme de mesmo nome, ela dura mais de 6 aterrorizantes minutos. O grande diferencial dela — ao contrário das outras casas — é dar sustos inesperados. A tensão do começo ao fim é angustiante ao ponto de pessoas implorarem para acabar logo ou saírem dizendo "Me mijei de medo". Eu saí com dor de cabeça da casa com a quantidade de sustos tomados.
Ela traz a melhor cenografia das casas do Halloween da Universal. Pela casa, é possível sentir chuva, neve e até algo molhado que sugere ser sangue (calma, é só água mesmo) caindo sobre você. A imersão é o diferencial dela. Há menos tensão, mas sustos improváveis também são garantidos aqui.
O destaque dessa casa fica por conta da presença quase 100% feminina, seja no elenco ou na criação. Dentro da atração existem vários sustos manjados, mas em alguns você pode soltar gritos. Para mim, o bicho pegou na saída da casa — já desarmado e relaxado, um susto improvável me fez dar um berro de passar vergonha.
Era a casa que eu mais esperava, mas confesso que me decepcionou um pouco. A promessa de "silêncio total" não é cumprida nem de longe. A exceção fica para um corredor estreito e totalmente escuro no começo da casa — em uma parede da esquerda, um monstro sai do nada. Ela vale muito para quem quer se sentir dentro da temática do filme.
Essa atração deveria ter uma temática da América Latina, mas não espere nada relacionado ao Brasil. Ali, é basicamente tudo relacionado à cultura de medos do México. Ao menos você vai tomar alguns sustos com criaturas bizarras e mães latinas preocupadas com seus bebês.
Aqui é uma casa que peca pelo... excesso de sustos. São tantos em sequência que tudo fica manjado. Você sabe que a cada curva vai vir um monstro. Ao menos, ela ganha na tensão de te deixar pilhado do começo ao fim. Acabei dando mais risadas do que gritos, para falar a verdade.
Sem tantos sustos, aqui você ganha mais na cenografia. Logo que você entra na casa um cheiro de algum alimento podre no seu nariz já te deixa imerso no ambiente. Em uma das primeiras curvas, a situação piora: um monstro aparentemente desmaiado acorda e simula um vômito — sim, nesse momento, gotas de água são disparadas em você. Nojento, né?
Aqui entramos em uma zona que fica em um "nem-nem": nem te impressiona e nem te faz sair decepcionado. Com temática rock, a casa tem caveiras que impressionam e fazem o seu olho brilhar, Mas em termos de sustos e gritos ficam apenas na linha "ok". O curto tempo de visitação não vale a fila que você vai pegar.
Só vá nessa casa se você gostar muito de "Os Caça-fantasmas" — o que não é meu caso, principalmente da franquia recente. Quase não há sustos, mas a cenografia (imagino) vai conquistar os fãs da série de filmes.
Aqui é como se fosse um "Dia de Ação de Graças" de Goblins em que a refeição é... você. Convenhamos, prometia me assustar mais do que na prática. Os sustos foram todos manjados e ela é muito curta — também não vale a pena ficar na fila para ela.
O Halloween Horror Nights de 2024 vai até o dia 3 de novembro no parque Universal Orlando. Os ingressos podem ser adquiridos no site.
Reportagem e vídeos: Gabriel Francisco Ribeiro
Edição: Eduardo Burckhardt
* O jornalista viajou a convite da Universal