Criado pelo coletivo artístico teamLab Borderless é uma espécie de museu imersivo e tridimensional em uma área de dez mil m², na ilha artificial de Odaiba, na Baía de Tóquio.
teamLab Borderless é a primeira exposição permanente do coletivo e conta com cerca de 50 trabalhos artísticos feitos com o uso de diversas tecnologias digitais, design, ciência e a natureza.
“Borderless” (“Sem Fronteiras”, em português) tem como principal objetivo derrubar as fronteiras entre as artes, fazendo com que os visitantes se sintam dentro dessa exposição em 5 áreas temáticas.
Esta área interativa está baseada no conceito da compreensão através do corpo e tem luzes tridimensionais que permitem ao visitante pular, afundar e cruzar barras suspensas que balançam no ar.
“teamLab Athletics Forest” (“Floresta de Atletismo”)
A versão educacional da exposição tem atividades de criação colaborativa, como essa instalação em que os desenhos feitos pelos visitantes são projetados no ambiente.
Localizado no complexo de entretenimento Palette Town, em Tóquio, o projeto teamLab’s pode ser visto também em Istambul (Turquia), Sydney e Melbourne (Austrália), e em São Francisco e Nova Iorque (EUA).
Fernanda Takai é a curadora de conteúdos que exploram as belezas, curiosidades e sabores da Terra do Sol Nascente. Para ver mais sobre o Japão, acesse Nossa.