Símbolo de Nova York
Conheça curiosidades da Estátua da Liberdade
Por Marcel Vincenti
Getty Images
Em Nova York, não tem para ninguém: mesmo marcada por arranha-céus como o Empire State Building e o Chrysler Building, a Big Apple tem na Estátua da Liberdade o seu maior símbolo.
National Park Service
A obra aparece em uma infinidade de filmes, fotos e cartões-postais, mas, mesmo com tanta fama, tem características e histórias que não são conhecidas por muita gente.
National Park Service
A Estátua da Liberdade foi feita na França e dada como presente aos Estados Unidos no último quarto do século 19. Era um símbolo de liberdade que chegava aos EUA após o fim da Guerra Civil Americana e da abolição da escravidão.
Presente francês
National Park Service
Em 1885, a obra foi transportada de barco e em pedaços entre a Europa e os Estados Unidos. Antes disso, o busto da estátua havia sido exposto em Paris.
Transporte marítimo
NNational Park Service
O projeto da Estátua da Liberdade, aliás, contou a participação de Gustave Eiffel, engenheiro francês que liderou a construção da Torre Eiffel.
Dedo de Gustave Eiffel
National Park Service
Houve a chance de a Estátua da Liberdade não ir para Nova York. Antes de sua inauguração, em 1886, as cidades de Filadélfia e Boston (foto) se ofereceram para abrigar o monumento.
Concorrência
iStock
O monumento tem, em sua mão esquerda, a representação de uma tábua onde aparece data da Declaração de Independência dos Estados Unidos. E aos seus pés, pouco visível, há uma escultura de um grilhão quebrado, outro símbolo de liberdade.
National Park Service
Durante sua construção, o monumento foi batizado, em francês, de “La Liberté Éclairant le Monde” (A Liberdade Iluminando o Mundo).
Nome real
National Park Service
Há rumores que dizem que a face da estátua foi baseada no rosto da mãe de Frédéric Auguste Bartholdi, autor da obra.
National Park Service
A estátua fica em Liberty Island, em uma região por onde passavam embarcações trazendo imigrantes para os EUA. A obra acabou virando uma imagem de liberdade e novas oportunidades que dava boas-vindas para estas pessoas.
National Park Service
A tocha que a estátua segura não é a original: a obra ganhou uma nova tocha nos anos 1980, durante uma reforma.
Tocha trocada
National Park Service
A coroa da estátua tem 25 janelas. Para chegar lá em cima, visitantes encaram uma escadaria com 354 degraus.
Rumo ao topo
National Park Service
Não foram apenas turistas anônimos que visitaram a estátua ao longo das décadas: também passaram por lá personalidades como Nelson Mandela (foto) e John Lennon.
Visitantes célebres
National Park Service
Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, alemães realizaram um ataque com explosivos em um depósito na área do porto de Nova York. A Estátua da Liberdade foi atingida e ficou danificada.
Monumento atingido
National Park Service
Após os ataques de 11 de setembro de 2001, Liberty Island foi fechada para turistas por 100 dias. E o acesso à Estátua da Liberdade só seria liberado a visitantes em 2004.
National Park Service
Edição: Juliana Simon
Reportagem: Marcel Vincenti, em colaboração para Nossa
Publicado em 17 de janeiro de 2021