Background Image

Símbolo de paris

Torre Eiffel: fatos e curiosidades que você não sabia

SrSete

Background Image

O monumento está na maioria dos sonhos de viagem, tanto por seu projeto arquitetônico quanto pela maneira como ele se integra à paisagem de Paris. Veja curiosidades sobre o cartão-postal.

NurPhoto via Getty Images

Background Image

Collection Tour Eiffel

Mais alta do mundo

Inaugurada em 1889, a Torre Eiffel veio para impressionar. Até 1930 (ano da construção  Chrysler Building, em Nova York) era considerada a mais alta estrutura erguida pelo homem, com 312 metros.

Background Image

Na época, ilustrações comparavam a altura da torre com a de lugares famosos, como a Catedral de Colônia, na Alemanha. É visível, porém, o destaque da obra parisiense sobre os “rivais”.

Collection Tour Eiffel

Collection Tour Eiffel

A construção da Torre Eiffel, que durou dois anos, dois meses e cinco dias, foi motivada pela Exposition Universelle. Realizado em Paris, em 1889, o evento celebrava o centenário da Revolução Francesa. 

Símbolo de um evento

Collection Tour Eiffel

Durante o encontro, calcula-se que 30 mil pessoas tenham subido até o topo da torre. Em um momento em que a obras não tinham elevadores, o público encarou 1.710 degraus pela vista panorâmica – e inédita – de Paris.

Rumo ao topo

Collection Tour Eiffel

Não seria para sempre

Inicialmente, a torre ficaria em pé por 20 anos. Mas o monumento ganhou novas funções, como o uso para observações meteorológicas, e caiu no gosto do público. Assim, sobreviveu e se  tornou o principal cartão-postal da cidade.

GRANDEMANGE Dominique

Com a marca de  7 milhões de visitantes por ano (antes da pandemia), o monumento foi considerado o mais visitado do mundo com cobrança de ingresso. Desde a inauguração, o número é ainda mais impressionante: 300 milhões de pessoas.

Mais visitado do mundo

Sete

Antes de ser inaugurada, a Torre Eiffel foi criticada por diversas personalidades. O poeta Paul Verlaine a chamou de “esqueleto de campanário”. Já o escritor François Coppée a classificou como “confusa e deformada”.   

Centro de polêmica

Sete

A atração francesa não é a única que leva a assinatura de Gustave Eiffel. O engenheiro  também trabalhou no projeto da Estátua da Liberdade, maior símbolo de Nova York. 

Um homem, grandes obras

Collection Tour Eiffel

Gustave Eiffel, inclusive, montou um escritório em uma das partes altas da Torre Eiffel, onde recebia convidados especiais, como o inventor Thomas Edison. 

Collection Tour Eiffel

Não faltam cópias da torre pelo mundo: há réplicas em Las Vegas (foto), em Shenzhen (China) e em outras duas cidades dos EUA que se chamam Paris (uma no Texas e outra no Estado do Tennessee).   

Cópias pelo mundo

Flory/Getty Images 

Em 1978, 30 mil lâmpadas fizeram a torre “virar” uma árvore de Natal. Já em 2004, ficou vermelha em homenagem ao Ano Novo Chinês. Em 2013, foi palco ainda de um tributo a Nelson Mandela e ganhou as cores da bandeira sul-africana. 

Iluminações especiais

SETE

Há notícias de que, em 1944, na iminência de perder o domínio sobre Paris, Hitler teria ordenado que a capital fosse destruída. Porém, a missão (que poderia ter afetado a Torre Eiffel) não foi cumprida – ainda bem!

Quase destruída por Hitler?

Picture alliance via Getty Images

Reportagem: Marcel Vincenti

Edição: Eduardo Burckhardt

Publicado em 2 de janeiro de 2021

Continue navegando pelo NOSSA