Topo

Conheça restaurantes próximos de atrações imperdíveis em Brasília

Renata Gama

Do UOL, em Brasília

25/07/2013 19h21

Dois fatos sobre Brasília podem pesar no momento em que bater aquela fome. Um: a cidade é organizada em setores que concentram construções similares como hotéis, escolas, hospitais, comércio, serviços públicos. Dois: se as belezas em Brasília são monumentais, as distâncias entre elas também são. Então, se a vontade de apreciar uma bela massa, um sushi ou mesmo um arroz com feijão surgir enquanto você passeia, pode ser que você não encontre seu objeto de desejo tão fácil.

  • Renata Gama/UOL

    Restaurantes interessantes, como o Mercado 53 (foto), estão localizados no Shopping Brasília

Mas saiba que eles estão lá. Para encontrá-los, planejar o roteiro do dia ajuda. O UOL Viagem selecionou alguns restaurantes próximos de atrações imperdíveis de Brasília.

Um dos atrativos mais isolados da capital federal é o Palácio da Alvorada, a residência oficial da presidência da República. Localizado na península central do Lago Paranoá, o concorrido cartão-postal projetado por Oscar Niemeyer tem visitação aberta ao público apenas às quartas-feiras. E num horário próximo do almoço: a partir das 15h, com senhas distribuídas às 14h. Onde comer por perto?

Aparentemente, não há restaurante próximo para salvar a refeição dos turistas. Apenas aparentemente. Nos hotéis vizinhos do palácio há cozinhas estreladas, entre elas, a do Oscar. O renomado restaurante fica no Brasília Palace, o primeiro hotel da cidade. No menu, massas e peixes se destacam. E o almoço executivo todos os dias traz opções novas do chef a um preço especial.

Também para quem cumpre o roteiro cívico da Praça dos Três Poderes, onde estão o Congresso Nacional, o STJ e o Palácio do Planalto, encontrar um restaurante próximo pode parecer uma missão complicada. Mas alguns ministérios possuem restaurantes que abrem ao público a partir das 13h, a preços populares.

Há restaurantes no ministérios da Saúde, Agricultura, Transportes/Comunicações, Planejamento, Esportes e no Palácio do Itamaraty. O de tempero mais famoso é o do Ministério dos Esportes. 

Já quem vai à Torre de TV para apreciar a melhor vista do Eixo Monumental tem por perto opções populares e sofisticadas. Na feirinha ao lado da torre, que funciona de segunda a sexta-feira, há quiosques com comidas típicas de várias regiões do país. Mas se a ideia é apreciar sabores mais sofisticados, o Brasilia Shopping tem como representantes o restaurante Coco Bambu e o Mercado 53.

Para a região do Lago Sul, as opções são fartas. Perto da Ponte JK, o Mangai, de culinária nordestina, atrai pela comida e pelo ambiente de decoração temática. E no Pontão do Lago Sul, procurado por turistas que querem curtir um clima praiano em meio ao Cerrado, há um conjunto de bares e restaurantes à beira do Lago Paranoá, entre eles, o bar da Mormaii (grife de surfe), com suas mesas ao ar livre e decoração rústica-chique.