Impressione-se com o Salto do Itiquira e Buraco das Araras, em Formosa (GO)
Da estrada se vê a exuberância da queda d’água de quase 170 metros, rasgando do alto a mata fechada. É uma visão rara e impressionante. Mas se à distância o Salto do Itiquira, em Formosa (GO), já mostra seu poder, de perto a cachoeira é arrebatadora.
Sua água cai com força sobre pedras e não sobre um lago, como é mais comum de se ver. Isso permite que se caminhe por uma trilha - totalmente cercada - e se chegue muito próximo da queda d’água. Mesmo sem poder entrar no poço que se forma metros abaixo, já que é perigoso e proibido, o banho é certo. Isso porque, ao bater nas pedras, a água volta como uma forte ducha de baixo para cima, molhando tudo por perto. A sensação de estar aqui é energizante.
Formosa fica a 115 km de Brasília. Passando a entrada da cidade, pela rodovia GO-440, roda-se mais 32 km até chegar ao Parque Municipal do Itiquira, onde está o Salto. É um local bem estruturado, com restaurante e trilhas sinalizadas e seguras até a cachoeira. Outras trilhas podem ser realizadas no parque, para ver o Salto de cima, mas é necessário ir com guia.
Buraco das Araras
Uma vez na cidade, outro atrativo natural impressionante é o Buraco das Araras: uma garganta aberta no solo com mata intocada, por onde passa um rio. O fenômeno natural pode ser acessado pela BR-020, a partir de Formosa. Nos fins de semana, o Hotel Fazenda das Araras, vizinho do local, promove passeios e rapel por seus paredões para hóspedes e não-hóspedes. O local oferece infraestrutura de restaurante, piscina, toboágua e outros passeios rurais para visitantes que queiram passar apenas um dia. Sem guia e sem segurança, é possível apenas caminhar em volta do Buraco das Araras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.