Topo

Projeto em Paraisópolis oferece roteiro cultural pela comunidade

Adriana Terra

Do UOL, em São Paulo

24/09/2013 12h41

A partir desta semana, uma iniciativa na favela de Paraisópolis --a segunda maior de São Paulo, com mais de 100 mil moradores-- passa a promover visitas guiadas pela comunidade. A ideia é estimular a visitação a pontos de grande riqueza cultural na região, apresentando trabalhos artísticos, projetos sociais e de urbanização desenvolvidos ali.

Intitulado "Paraisópolis das Artes", o programa foi criado pela União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) e inclui apresentações da companhia Ballet Paraisópolis e das Orquestras Filarmônicas locais; visita à oficina do Berbela --artista que constrói esculturas com peças automotivas--, à "Casa de Pedra" (obra de Estevão Silva da Conceição, o chamado Gaudí brasileiro) e à casa construída com garrafas plásticas por outro morador da região, Antenor Clodoaldo Alves Feitosa; além de café da manhã, visita ao comércio local, ao estúdio da rádio comunitária Nova Paraisópolis e ao Condomínio E, premiado como exemplo de moradia popular sustentável.

O roteiro oferece também um bate-papo com lideranças locais, a fim de explicar um pouco da história da comunidade. Toda a programação é feita em um dia, começando logo pela manhã.

O tour custa R$ 150 e o valor é revertido integralmente para os projetos e artistas visitados. Pessoas ou grupos interessados em fazer o roteiro devem entrar em contato pelo telefone  11 3501-3275 ou pelo email artes@paraisopolis.org.