Topo

Saiba onde provar comida pantaneira em um passeio por Cuiabá

Renata Gama

Do UOL, em Cuiabá

27/09/2013 21h23

Os rios caudalosos que cercam Cuiabá rendem à culinária local uma diversidade de peixes saborosos de água doce. Pintado, pacu, dourado, piraputanga se destacam nos cardápios dos restaurantes e, de tão carnudos, ganham cortes com nomes típicos como a ventrecha, por exemplo, que corresponde ao lombo do peixe. A proximidade com o Pantanal ainda rende carnes exóticas aos menus, como a do jacaré.

A maneira mais objetiva de conhecer a ampla variedade de peixes da região é ir a uma peixaria e optar pelo rodízio. A tradicional Lélis Peixaria é referência na capital mato-grossense. Outra opção é a peixaria Mirante das Águas, em Várzea Grande, na região metropolitana, que tem como adicional um belo visual do rio e do verde ao redor.

Na cozinha regional, as pedidas são o prato Maria Izabel (carne, arroz e farofa de banana), a banana verde com carne e o peixe com maxixe. Esses e outros pratos típicos podem ser conhecidos no restaurante Regionalíssimo, que fica anexo ao Museu do Rio. De cozinha caseira simples e bufê self-service, a casa oferece sempre opções regionais no cardápio do dia. Outra forma de conhecer vários pratos regionais num só lugar é visitar o bulixo, um evento realizado pelo Sesc Arsenal, às quintas-feiras, a partir das 18h, que reúne o melhor da cozinha típica.

E o tradicional bolo de arroz é a iguaria local para acompanhar o café da manhã ou matar a fome da madrugada. O arroz e a mandioca substituem a farinha, num bolinho doce com toque de canela assado no forno à lenha. O exemplar mais tradicional da cidade é o da Dona Eulália, no bairro da Lixeira. O estabelecimento funciona às terças, quintas e sábados, das 0h30 até as 10h, e aos domingos, das 5h30 até as 11h30.

Mas a capital mato-grossense também oferece opções de restaurantes de culinária tradicional e internacional. Alguns assumem a influência da cozinha francesa, com menus assinados por chefs badalados, como o Mahalo. Restaurantes mexicanos, japoneses, italianos reforçam a vocação de Cuiabá para a boa mesa.

De vida noturna agitada, os botecos do Bairro Popular também servem pratos e petiscos saborosos. O Ditado Popular e o Azeitona são as referências da Praça Popular, badalado ponto da noite cuiabana.