Topo

Bairro de Montréal atrai artistas e ganha bares, bistrôs e barbearia

Hillary Brenhouse

New York Times Syndicate

17/11/2013 08h14

O espaço semi-industrial que fica entre os bairros de Mile End e Parc Extension, em Montréal, abriga tecelagens abandonadas e pichadas, fábricas de processamento de alimentos e lojas de consertos. Com o declínio da indústria têxtil, virou terra de ninguém, atraindo apenas os artistas em busca de estúdios a preços módicos.

Recentemente, porém, esse símbolo do passado manufatureiro da cidade começou a ganhar nova vida. Arquitetos atraídos pelo zoneamento industrial estão criando ali centenas de espaços residenciais e comerciais com o certificado Leed (selo de sustentabilidade); na rabeira, chegaram também restaurateurs, donos de bares e até dois barbeiros descolados - e, para grande irritação dos moradores antigos, a área ganhou até um novo apelido: Mile-Ex.

Dinette Triple Crown
No balcão antigo, o chef Colin Perry, nascido em Kentucky, prepara receitas tradicionais como feijão carioca com bacon e torta de merengue Arnold Palmer para serem saboreadas com os milk-shakes feitos em uma máquina dos anos 30. Se preferirem, os clientes podem levar a refeição em cestas de vime para um piquenique no parque ao lado. Se estiver muito frio, melhor saboreá-la no salão interno mesmo.
6704, rue Clark; (514) 272-2617; detalhes no Facebook

Restaurante Mile-Ex
Assumindo o novo nome da região, esse bistrô aconchegante com mesas comunais oferece pratos sazonais em um cardápio inspirado em comida de rua e frutos do mar. Uma das opções favoritas é o "rolinho de lula", feito no pão de cachorro-quente e coberto com limão em conserva caseiro e relish de pepino.
6631, rue Jeanne-Mance; (514) 272-7919; detalhes no Facebook

Emporium
Os clientes dessa barbearia com cara de coisa antiga, inaugurada em junho, podem se acomodar nas clássicas cadeiras Belmont bebericando vinho, cerveja ou café enquanto são atendidos por um dos donos, especialistas em barba, bigode e tratamentos antirressaca. Na verdade, eles pretendem cultivar seus próprios pés de aloe vera, mas, por enquanto importam produtos como o sabão de barba de uísque da Portland General Store, no Maine.
283, rue St.-Zotique Ouest; (514) 439-0898; emporiumbarber.com

Battat Contemporary
A galeria minimalista de Joe Battat, magnata do setor de brinquedos, fica em uma antiga fábrica de lingerie e divide o espaço com um encapador de livros e um grupo de ceramistas. Ali, são exibidas obras de artistas locais - como Jean-François Lauda, cujas pinturas abstratas e imprecisas e trabalhos em papel poderão ser vistos a partir de 26 de outubro.
7245, rue Alexandra; (514) 750-9566; battatcontemporary.com

Bar Alexandraplatz
Essa cervejaria ao ar livre fica em uma mecânica antiga enfeitada com luzinhas brancas e mesas de piquenique e é abastecida pela Brasserie BVM, que fica bem ali ao lado. Pertence ao mesmo dono da Dépanneur le Pick Up, uma mistura de lojinha de conveniência e lanchonete que se tornou o quartel general extraoficial do bairro.
6731 de l'Esplanade; (438) 935-6731; alexandraplatzbar.com; 7032 rue Waverly; (514) 271-8011; depanneurlepickup.com