Topo

Em Curitiba, os cardápios mostram a influência de diferentes culturas

Renata Gama

Do UOL, em Curitiba

17/12/2013 16h15

As diversas culturas que fazem parte da identidade de Curitiba estão presentes em seus cardápios. A presença italiana está fortemente marcada no bairro Santa Felicidade, onde um corredor de cantinas monumentais virou ponto turístico que atrai centenas de visitantes diariamente. As culinárias ucraniana, alemã, árabe, asiática também têm suas casas especializadas espalhadas pela cidade.

Já a carne, ingrediente sagrado no Sul, tem seu lugar nas churrascarias à moda paranaense. E a comida tropeira típica, que apresenta o barreado e a quirerinha, está representada pelos restaurantes regionais.

O bairro Santa Felicidade é sinônimo de gastronomia em Curitiba. Quem atravessa seu portal chega a gigantescos restaurantes que servem rodízio de massas italianas e frango, como os tradicionais Madalosso, Don Antonio e Siciliano.

Comandado desde 1963 por Flora Madalosso Bertoli, o Madalosso é pioneiro na região e ancorou a chegada dos demais. A casa oferece mesa farta é ideal para grandes grupos.

Para quem busca opções à la carte em Santa Felicidade, o Famiglia Fadanelli oferece um menu premiado que inclui carne de carneiro e massas.

Já a região do Largo da Ordem, no centro, concentra variadas opções gastronômicas. Aqui estão o famoso Bar do Alemão e o sofisticado restaurante ucraniano, Durski. Na região também há restaurantes que servem comida regional, como a Casa Lilás (que até o fim de 2013 muda o nome para Farnel). A lanchonete Madero, rede de hamburguerias paranaense, tem uma unidade na região em frente ao Relógio das Flores.

Batel e Água Verde são outros bairros importantes no mapa gastronômico de Curitiba. Vizinhos, eles concentram as mesas badaladas de Curitiba. A Praça da Espanha é um dos principais points do Batel, por reunir bares e restaurantes charmosinhos. E o movimento segue ao longo da avenida Batel, onde se encontram grandes churrascarias e casas com menus variados.

Já na Água Verde, as opções de bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes estão localizados na rua Chile. Além das mesas com menus exclusivamente locais, a rua concentra restaurantes de grandes franquias.