Topo

Hong Kong, no sul da China, parece feita para ser vista do alto

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Hong Kong

13/02/2014 20h42

Em uma cidade com potencial panorâmico como Hong Kong, uma região especial sob administração da China, não é de se estranhar que até escadas rolantes sejam atrativos para aqueles que queiram ver a cidade do alto.

Considerada uma das principais portas de entrada do fascinante continente asiático das construções modernas e de dimensões imponentes, Hong Kong oferece atrativos com vistas panorâmicas capazes de tirar o fôlego: modernos edifícios com terraços de observação localizados acima do 40° andar, hotéis com vistas exclusivas, o maior teleférico do continente e uma montanha com mais de 500 metros de altitude que pode ser acessada com um bondinho histórico do final do século 19.

Veja os melhores pontos de observação de Hong Kong:

Aviário do Hong Kong Park
Situado no sul do Hong Kong Park, o aviário Edward House é uma oportunidade única para ver mais de 600 aves a partir de passarelas suspensas de madeira que colocam o visitante no mesmo nível da copa das árvores. O atrativo, decorado com córregos e pequenas cachoeiras, possui 3 mil m² e pontos de até 30 metros sobre o nível do chão.

19, Cotton Tree. Tel: (852) 2521-5041. Entrada grátis. www.lcsd.gov.hk

Banco da China
O agitado centro financeiro parece silencioso do alto do observatório no 43º andar desse banco localizado em um um edifício com 367 metros de altura, incluindo os mastros com 50 e 70 metros cada um. O edifício é considerado um dos mais altos do mundo.

1, Garden Road. Entrada grátis. www.bochk.com

Bondes
Para quem quiser ver a cidade do alto sem ter que encarar alturas elevadas, os bondes históricos de dois andares que circulam pela cidade são um bom começo. Em atividade desde 1904, esse nostálgico e popular meio de transporte funciona, diariamente, até a meia-noite em uma via de 30 km que cruza regiões como Wan Chai, Happy Valley e Causewat Bay. Vale lembrar que o preço da passagem varia para quem viaja de pé, no primeiro ou no segundo andares.

Central-Mid-levels Escalator
Em uma cidade tão eclética e intensa como Hong Kong, não é de se estranhar que até as escadas rolantes locais sejam atração turística. É ali que fica essa sequência de 20 escadas rolantes que conecta o centro ao setor intermediário da cidade, considerada a mais longa escada coberta do mundo. Com 800 metros de extensão, o atrativo passa sobre áreas turísticas como o Soho e a Hollywood Road. Ao longo do trajeto, cuja duração aproximada é de 20 minutos, o visitante encontra rotas de fuga intermediárias de acesso a bares, restaurantes e outros estabelecimentos.

As escadas descem, diariamente, das 6h às 10h; e sobem entre às 10h e a meia-noite. A viagem completa dura 20 minutos.

Four Seasons Hotel
Os destaques desse hotel com 45 andares são os quartos com pé-direito alto e janelas panorâmicas para a baía de Hong Kong ou para o The Peak, além de um lounge exclusivo  no último andar do edifício com cafeteria e terraço. A piscina do 6° andar com borda infinita e com uma ampla vista do Victoria Harbour costuma ser concorrida.

8, Finance Street (Central)
Tel: (852) 3196-8888
www.fourseasons.com/hongkong

Lan Kwai Fong Hotel
Esse hotel de 33 andares, localizado ao lado do Soho, conta com quartos com vista para a montanha e para a cidade a partir de grandes janelas panorâmicas instaladas em mais de uma parede. As suítes dos dois últimos andares possuem um balcão aberto com vista para o Vitoria Harbour. O café da manhã no Seventh Lounge também garante bons cliques.

3, Kau U Fong (Central)
Tel: (852) 3650-0000
www.lankwaifonghotel.com.hk

Mandarin Oriental
Os mais badalados e premiados restaurantes de Hong Kong estão localizados nesse hotel do centro financeiro, como o Man Wah, um estabelecimento que serve especialidades da cozinha cantonesa em um impressionante salão em estilo imperial localizado no 25° andar. A atenção fica dividida entre os bem preparados pratos assinados pelo chef  Lee Sing- Man e a paisagem do lado de fora.

5, Connaught Road (Central)
Tel: (852) 2522-0111
www.mandarinoriental.com/hongkong

Museu de Defesa da Costa (Museum fo Coastal Defence)
Localizado em uma fortaleza erguida em 1880, esse museu guarda um acervo que conta  os 600 anos da história militar de Hong Kong e região. Porém, os destaques são as baterias localizadas de frente para o mar onde eram posicionados os canhões de defesa e que, atualmente, servem como uma espécie de terraço de observação ao ar livre. De lá, é possível avistar atrativos naturais como o Victoria Harbour e o Canal Lei Yue Mun, onde não é raro ver pescadores em pequenos botes, e o Victoria Harbour.

175, Tung Hei Road. Tel: (852) 2569-1500. Entrada paga. http://hk.coastaldefence.museum

Ocean Park
Esse parque de 80 hectares, localizado no sul de Hong Kong, também possui atrações para os que quiserem se aventurar em pontos mais elevados da cidade como a torre de observação a 72 metros do chão que gira 360°, montanhas russas que parecem debruçar-se sobre o mar e um teleférico com 1,5 km de extensão que cruza a montanha local onde está localizado o parque.

Ocean Park Road. Tel: (852) 3923-2323. Entrada paga. www.oceanpark.com.hk

Shoppings
Diferente dos centros comerciais horizontais brasileiros, os shoppings de Hong Kong costumam estar localizados em edifícios com mais de 10 andares que abrigam restaurantes com disputadas mesas ao lado de imensas janelas que oferecem vistas panorâmicas da cidade e do Victoria Harbour. Tente locais como o Times Square (www.timessquare.com.hk), o IFC Mall (www.ifc.com.hk) e o WTC (www.wtcmore.com).

Teleférico Ngong Ping 360
Considerado o maior trajeto de um teleférico da Ásia, esse atrativo conta com mais de 100 cabines, com capacidade para até 17 pessoas cada, para cruzar os 5,7 km entre o norte e o sul do Lantau Country Park, na ilha de Lantau. A viagem com vista de 360° dura 25 minutos e pode ser feita também em cabines com o chão transparante. A baía de Tung Chung, o aeroporto local, o Mar Sul da China e o Buda Gigante são alguns dos atrativos que estão no percurso.

1, Tat Tung Road (Tung Chung – Lantau). Tel: (852) 3666-0606. Entrada paga. www.np360.com.hk

The Peak
Esse é o símbolo mais famoso de Hong Kong e, sem dúvida, dono de uma das vistas panorâmicas mais impressionantes da cidade. Para chegar ao topo dessa montanha de 552 metros sobre o nível do mar, considerada a maior de Hong Kong, o visitante pode tomar um bondinho histórico de 1888 que sobe a quase 400 metros e o deixa no interior de um complexo de entretenimento que inclui restaurantes, lojas e um museu de cera.

Porém, o ponto máximo do passeio é a torre de observação onde se tem uma vista de 360° dos imensos arranha-céus recortados pelas áreas verdes dos parques locais. Procure chegar antes do anoitecer e vá acompanhando a cidade se acendendo com a chegada da noite. O local também conta com outros mirantes menores e trilhas que costumam ficar mais vazias e longe da movimentação massiva de turistas que disputam um lugar no parapeito de vidro do terraço principal.

128, Peak Road. Tel :(852) 2522 0922. Entrada paga. www.thepeak.com.hk

Terraço de observação do IFC
O 55° andar desse edifício comercial abriga um museu numismático e um deck de observação que também garante vistas impressionantes da cidade e dos arredores. O local é formado por duas torres com 39 e 88 andares cada uma, mas apenas uma delas está aberta para visita pública.

8, Finance Street. Tel: (852) 2295 3308. Entrada grátis. www.ifc.com.hk

Voo de balão
Em uma cidade com potencial panorâmico como Hong Kong, um voo de balão pode ser uma  boa pedida para quem quer ver o visual da cidade com um certo toque de aventura e ar batendo no rosto. Esse balão de gás hélio preso a um cabo de aço sobe a 100 metros de altura e o passageiro pode ver, a partir da gôndola, pontos turísticos como o Victoria Harbour e o The Peak.

West Kowloon Water Promenade. Tel: (852) 2528-2210. Entrada paga. www.dhlhongkongballoon.com

* O jornalista Eduardo Vessoni viajou a Hong Kong a convite da South African Airways (www.flysaa.com) e da Hong Kong Tourism Board (www.discoverhongkong.com)