Topo

Estátuas saem de bueiro e viram paparazzo no centro da Bratislava

Eduardo Vessoni

Do UOL, na Bratislava *

07/03/2014 08h01

Na desconhecida e distante Bratislava, construções medievais, vida noturna agitada ou museus de renome internacional não são as atrações mais cobiçadas deste destino europeu. A capital da Eslováquia tem como um dos atrativos turísticos mais populares uma curiosa sequência de estátuas de bronze em tamanho natural que reproduzem ações cotidianas.

Espalhadas entre ruas estreitas do belo centro histórico, setor conhecido pelas construções remanescentes do período austro-húngaro e de outros momentos históricos, as obras homenageiam personagens como fotógrafo, soldado e até um trabalhador que emerge do subterrâneo da cidade.

Este inusitado trabalho artístico conhecido como Rubberneck é considerado o único do mundo a ser instalado na saída de um bueiro. A estátua de bronze assinada pelo escultor Viktor Hulík é uma das obras de arte mais populares da Bratislava, localizada na esquinas das ruas Panská e Rybárska brána, na Bratislava.

O roteiro, que pode ser feito a pé e de forma independente, inclui também outros clássicos do destino como o fotógrafo paparazzi que espreita na esquina de um edifício central (obra do artista Radko Macuha), o soldado napoleônico que relaxa sobre o encosto de um banco da praça principal e uma simpática homenagem a um andarilho do final do século 19 que circulava tirando o chapéu para moças e oferecendo-lhes flores. Estes últimos trabalhos são de autoria de Juraj Meliš.

Conhecido como Schöne Náci, o galanteador pobre bem vestido é a única estátua inspirada em um personagem real. Já as outras são apenas referências generalizadas sobre figuras que fazem parte da história da Bratislava, como o soldado - criação do artista Marián Prešnajder e dos arquitetos Otto Grossman e Juraj Šimek - que lembra o posto militar instalado na praça principal da cidade entre o século 17 e os anos 60.

A ideia de decorar a Bratislava com estátuas surgiu como uma necessidade de levar novos ares àquela cidade após a queda do comunismo na então Tchecoslováquia, antigo estado europeu que, até 1993, reunia em um mesmo território as atuais República Tcheca e Eslováquia.


* O jornalista viajou a Eslováquia com o apoio do Turismo Oficial da Bratislava e do Eurorail Group