Topo

Bela Gil indica roteiro gastronômico com opções saudáveis em Recife

Raísa Carlos de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/07/2014 16h23

Apresentadora do Bela Cozinha, programa do canal pago GNT, Bela Gil passou anos estudando nutrição em Nova York sem perder o fascínio pela gastronomia brasileira. Em suas viagens, os hábitos alimentares de cada local são seu maior interesse. 

19.mai.2014 - Bela Gil fez faculdade de nutrição nos Estados Unidos e está tentando revalidar o diploma no Brasil  - André Durão/UOL - André Durão/UOL
Imagem: André Durão/UOL

“Cresci aqui no Brasil. Sou baiana, gosto muito da culinária regional”, conta, cada vez mais encantada por Pernambuco. “Acho que é um dos estados que melhor representa a gastronomia. Tenho ido muito para Recife, porque gosto muito da comida de lá. Eles estão muito avançados, é um lugar muito fácil para você se alimentar bem. Reparei isso lá e achei muito bom”.  

No roteiro, as praias não ficam de fora: Praia do Muro Alto, Praia de Calhetas e Praia do Paiva merecem boas horas de descanso. Mas, para ela, imperdível mesmo é o Mercado de São José, no centro histórico de Recife. No espaço, além de itens da culinária, é possível ter um contato direto com a cultura local, dos funcionários ao artesanato.  

Bela Gil indica roteiro gastronômico em Recife - Arquivo Pessoal  - Arquivo Pessoal
Bela Gil gosta de visitar feiras e mercados de Recife
Imagem: Arquivo Pessoal

"O Mercado é uma das coisas mais incríveis de Recife! Além dele, na Rua da Praia tem as melhores lojas de produtos naturais do Brasil. Lojas grandes, boas, com muitos produtos", garante. Boa parte dos ingredientes de suas receitas vem de lá. 

Segundo ela, vale pular da cama cedo por conta da Feira de Orgânicos de Boa Viagem. "Acordei às 4 horas da manhã para ir à feira. Acho isso muito legal, porque os pernambucanos acordam mesmo. Se você chega às 6h, não tem mais nada. É hora de começar o dia".

Para quem não quer cozinhar, Bela recomenda o restaurante Caldinho do Neném, no Pina, ao norte de Boa Viagem. "O nome, por si só, já é uma delícia. Lá eu tomei caldinho de caldeirada. É um passeio que compensa".