Topo

Maria Flor indica passeio por lojas de design em Helsinque, na Finlândia

Raísa Carlos de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/08/2014 08h00

Para quem já está cansado de roteiros comuns, Maria Flor recomenda uma ida à Finlândia. A atriz que dá vida à Camila, em “O Rebu”, esteve em Helsinque, capital do país, localizada em uma das partes mais habitáveis da Escandinávia. Embora miudinha, com cerca de 600 mil habitantes, Helsinque é um dos lugares com maior desenvolvimento social do mundo. “É incrível! A cidade é pequenininha, mas é deliciosa. Ela é litorânea, os peixes são incríveis e tem restaurantes maravilhosos”, garante.

A atriz global diz que a cidade escandinava é "pequena e deliciosa" - Anderson Borde/AgNews - Getty Images - Anderson Borde/AgNews - Getty Images
A atriz global diz que a cidade escandinava é "pequena e deliciosa"
Imagem: Anderson Borde/AgNews - Getty Images

Além dos passeios de barco para as ilhas próximas, Maria Flor avisa que é um lugar muito propício para que se fixe o olhar no design. “É um lugar ótimo para ir em galerias de arte, comprar objetos. Tem designers maravilhosos. Quem for, tem que visitar a loja da Marimekko”, indica. A loja de roupas e acessórios possui peças contemporâneas com estamparia única. Outra loja pela qual a atriz se encantou foi a Itala. “São coisas de casa. Louça, porcelana. Super linda!”

A melhor época para visitar o país é no verão, entre maio e setembro, quando os são dias longos e o frio, agradável. Maria Flor programou uma viagem de apenas quatro dias. Pelas proporções da cidade, é tempo suficiente para sentir o clima vanguardista da Finlândia. E se teve algo que não gostou? “Não. Mas tudo que a gente faz vale a pena, né? Mesmo quando não é tão legal”, acredita.

Como chegar

Não existem voos diretos entre Brasil e Finlândia. Portanto, escolha voos com conexões em aeroportos como Frankfurt, Madri, Londres, Amsterdã, Lisboa ou Roma. Também há opções por terra, como os trens que saem de São Petersburgo, na Rússia, e linhas de ônibus da Rússia, da Suécia ou da Noruega. Outra possibilidade de percurso é aquático. O Báltico liga cidades como São Petersburgo, Tallin, Estocolmo e Hamburgo a Helsinque.