Topo

Veja sete dicas para fazer um roteiro especial da Broadway em Nova York

Débora Costa e Silva

Do UOL, em Nova York *

19/12/2014 13h52

Assistir a um musical da Broadway faz parte de qualquer roteiro turístico clássico para quem vai à Nova York. O programa atrai turistas do mundo todo (66% do público são visitantes) e não é à toa: há shows para todos os tipos de público - mesmo quem não é muito fã do gênero pode se surpreender.

Tem quem prefira os tradicionais e mais consagrados, como “O Fantasma da Ópera” e “Chicago”, os que se rendem aos encantos dos clássicos da Disney (“O Rei Leão” e Aladdin”), tem quem opte por shows que proporcionem experiências sensoriais e inusitadas (o caso de “Blue Man” e “Stomp”) e quem goste de se arriscar e conhecer montagens não tão famosas por aqui, como “Matilda e “Wicked”.

Para garantir uma noite musical de primeira, o UOL Viagem selecionou algumas dicas importantes para garantir a diversão de quem for à meca do teatro musical, tanto para iniciantes quanto fãs inveterados. Veja abaixo:

1. Faz questão de um show? Garanta o ingresso antes de viajar! 

Compra feira pela internet, em site de compra coletiva - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Para não correr o risco de chegar a Nova York e não conseguir mais entradas para o musical que você está louco para ver, é melhor opção é comprar antes mesmo de embarcar no avião. A Broadway Collection (www.broadwaycollection.com) trabalha com agências de turismo e oferece a opção de comprar antecipadamente os ingressos de alguns dos espetáculos - a seleção de opções é baseada no número de estrangeiros que cada montagem recebe todas as noites.

E o melhor: o valor é cobrado em reais e pode ser parcelado. A opção também é válida para quem faz questão de escolher bons lugares no teatro, seja para ficar perto do palco ou para sentar junto com toda a família. Nos sites de cada montagem também é possível fazer a compra antecipada.

2. Prefere economizar? Corra o risco e compre de última hora 

Anúncios de peças da Broadway e o quiosque do TKTS ao lado, em Nova York - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Este conselho serve em poucas situações na vida – e essa é uma delas. Na bilheteria dos teatros ou nos guichês da TKTS (www.tkts.com) – tem um na Times Square e outro na Downtown Brooklyn -, você pode comprar entradas para o mesmo dia da apresentação, com descontos de até 50% no valor. Mas prepare-se: as filas costumam ser grandes e não é garantido que você conseguirá ingressos para a peça que deseja - talvez nem lugares junto com seus amigos -, mas a economia pode compensar.

3. Não fala inglês? That’s ok, também tem show para você 

Stomp - Divulgação - Divulgação
Percussão, movimento e diversão fazem do espetáculo "Stomp"
Imagem: Divulgação

Sim, é possível ser feliz na Broadway mesmo não dominando o idioma. É só pesquisar um pouco sobre os musicais para escolher um mais adequado. Prefira montagens como “Blue Man” e “Stomp”, em que não há uma preocupação com a trama e o foco fica nas experiências visuais e sonoras. Shows sobre as histórias da Disney, como “Aladdin” e “O Rei Leão” também são boas dicas, já que são bastante familiares para o público brasileiro.

Por fim, estão em cartaz espetáculos que contam as trajetórias de grandes ícones da música conhecidos no Brasil, como “Jersey Boys”, “Beautiful” (história da cantora e compositora Carole King) e até o fim de janeiro “Motown”, que conta a história da gravadora que lançou Stevie Wonder, The Jackson Five, The Supremes e outros (o show fará turnê pelos EUA e depois volta para NY em 2016).

4. Adorou o show? Dê uma de tiete e fale com os atores na saída 

Ator Adam Jacobs, que interpreta o protagonista de "Aladdin" faz fotos com crianças na saída do teatro - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Ator Adam Jacobs, que interpreta o protagonista de "Aladdin" faz fotos com os fãs
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Fique esperto: ao final de quase todo espetáculo, os artistas trocam de roupa e aparecem para o público, geralmente na saída dos fundos, para dar autógrafos e tirar fotos. É uma tradição bem legal nos teatros da Broadway que vale a pena participar pelo menos uma vez, se você virou fã dos atores e do show, é claro. Quando o musical é mais do público infantil então, o encontro com os artistas é uma festa – se der sorte, você ainda faz amigos por ali.

5. Vá jantar no restaurante dos atores 

Salão do restaurante Sardi's, em Nova York, repleto de caricaturas dos atores - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Salão do restaurante Sardi's, em Nova York, repleto de caricaturas dos atores
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

No burburinho dos teatros, há um restaurante que não pode faltar no roteiro dos fãs de musicais: The Sardi’s (www.sardis.com). Com as paredes forradas de caricaturas de atores de teatro, a casa existe há mais de 90 anos e já foi frequentada por inúmeros artistas. É comum ver os clientes circulando pelas dependências do Sardi’s, tentando adivinhar quem é quem nos quadros. É uma boa pedida para ir depois de assistir a um musical.  No cardápio, steak e massas são os destaques.

6. Faça uma aula de dança e viva um dia de ator da Broadway 

Aula de dança; musical; jazz - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Viu o musical, se empolgou e quer sair dançando pela Times Square à la Francis Ha? Seus problemas acabaram! Em Nova York, algumas instituições oferecem aulas avulsas para iniciantes de dança, sapateado, canto e até atuação. E não é tão caro: dá para encontrar cursos a partir de US$ 20. Procure no Broadway Dance Center (www.broadwaydancecenter.com), Steps on Broadway (www.stepsnyc.com) e na New York Film Academy (www.nyfa.edu). E fique de olho nos jornais: vira e mexe acontecem audições de teste para selecionar atores e cantores para as peças e todos eles são públicos. Se você der sorte de estar em Nova York na data certa, dá para ir assistir e, se tiver coragem, participar e concorrer a uma vaga.

7. Conheça a história dos musicais da Broadway em um tour pela região 

Teatros que abrigam shows musicais na região da Broadway, em Nova York - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Que tal fazer um city tour específico sobre o universo dos musicais? A empresa Walks of New York (www.walksofnewyork.com) oferece um passeio de duas horas e meia de duração chamado “Broadway Behind the Scenes”, que leva os turistas pelos teatros e pontos importantes da história musical. Com início na Times Square, onde há uma estátua do ator, compositor, produtor e figura importante da Broadway, George M. Cohan, o grupo segue por várias casas de espetáculo ouvindo histórias da trajetória dos musicais em Nova York.


* A jornalista viajou para Nova York a convite da Broadway Inbound.