Topo

Passos de Jesus Cristo guiam viajantes em tour pela Galileia

Marcel Vincenti

Do UOL, na Galileia (Israel)*

24/12/2014 06h00

Aparições de anjos, homens andando sobre a água, multiplicação de pães e peixes: há poucos lugares no mundo com tantos milagres para contar como a Galileia.

A região, hoje parte de Israel, foi palco de alguns dos mais marcantes episódios do Novo Testamento. Estão lá os locais em que Jesus teria crescido, realizado seu ministério e exibido alguns de seus mais fascinantes dons divinos. Não à toa, o destino é hoje ponto de convergência para fiéis das mais variadas vertentes do cristianismo, vindos dos mais variados cantos do mundo. 

Com a chegada do Natal, o UOL Viagem preparou um roteiro para quem sonha em fazer uma peregrinação à Galileia. A jornada está longe de ser impossível. A região é compacta e abriga diversas agências com guias fluentes em português, preparados para receber turistas brasileiros. 

Basílica da Anunciação

Basílica da Anunciação, na cidade de Nazaré, Israel - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Com uma população atual majoritariamente árabe, Nazaré é a cidade onde Jesus teria passado a primeira parte de sua vida. Dona de um centro comercial colorido e um trânsito barulhento, a paisagem nazarena é hoje dominada pela Basílica da Anunciação, erguida no lugar onde Maria teria recebido a visita do arcanjo Gabriel e sido informada de que estava grávida do filho de Deus. A basílica é a maior igreja de todo o Oriente Médio e abriga as ruínas do que seria a casa da mãe de Jesus quando ela recebeu o anúncio angelical (na foto). Diz o Novo Testamento: "Foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus". (Lucas 1: 26-31)

Monte Tabor

Basílica da Transfiguração no monte Tabor, em Israel - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A 20 km de Nazaré se localiza o monte Tabor, palco do episódio da Transfiguração de Jesus. Narra Marcos, no Novo Testamento: "Tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago e a João, e os levou à parte sós, a um alto monte; e foi transfigurado diante deles; as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, tais como nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia branquear. E apareceu-lhes Elias com Moisés, e falavam com Jesus. Nisto veio uma nuvem que os cobriu, e dela saiu uma voz que dizia: 'Este é o meu Filho amado; a ele ouvi'. De repente, tendo olhado em redor, não viram mais a ninguém consigo, senão só a Jesus" (Marcos 9: 2-8). Hoje, no monte Tabor, é possível visitar a Basílica da Transfiguração (na foto), um lindo edifício franciscano construído nos anos 1920. 

Mar da Galileia

Mar da Galileia, em Israel - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

O Mar da Galileia (na foto) não é um mar, mas sim um lago formado pelas águas do rio Jordão com nada menos que 55 km de circunferência e profundidade de até 43 metros. Frequentemente coberto por uma fina névoa e colorido pela luzes quentes do céu durante o pôr do sol, o local é cenário de alguns dos mais fantásticos acontecimentos narrados no Novo Testamento. Foi sobre as águas do lago, por exemplo, que Cristo teria caminhado. Em Mateus, capítulo 14, Pedro diz a Jesus: "Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento" (Mateus 14:28-32). Uma das melhores bases para visitas ao lago é a cidade de Tiberíades, de onde saem passeios de barco pela região.

Monte das Beatitudes

Monte das Beatitudes, na Galileia, Israel - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

"Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele se pôs a ensiná-los, dizendo: 'Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados...'" (Mateus 5:1-4). O monte em questão fica na região de Tabgha, a cerca de 50 km de Nazaré, e hoje abriga a Igreja das Beatitudes, erguida em homenagem ao episódio do sermão da montanha. Os caminhos que levam ao templo são cercados por lindos jardins e marcados pelas frases que Jesus proferiu em seu discurso. Dentro da igreja, fiéis rezam de maneira emotiva. Ao sair, se deparam com as belas paisagens que cercam o monte, como o mar da Galileia, logo ali ao lado. 

Igreja do Primado de São Pedro

Fiéis rezam na Galileia, em Israel - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Na região de Tabgha, ao lado do mar da Galileia, também fica a igreja franciscana que marca o local em que Jesus, após ressuscitar, teria confirmado a liderança de sua igreja ao apóstolo Pedro. O templo abriga uma rocha sobre a qual Cristo e seus discípulos teriam comido peixes juntos. Missas ao ar livre são realizadas frequentemente bem na frente da igreja (na foto). A menos de 500 metros dali se localiza a Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes, erguida no lugar em que Jesus teria realizado um de seus mais famosos milagres. 

Cafarnaum

Ruínas da cidade de Cafarnaum, na Galileia - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A vila de Cafarnaum teria sido o lar de Jesus durante parte de seu ministério. Situado ao lado do mar da Galileia, o local abriga hoje um grande sítio arqueológico no qual é possível chegar perto de uma antiga sinagoga e dos restos da suposta casa de Pedro, onde Jesus teria se hospedado. A vila aparece desta maneira em Marcos, capítulo 1: "Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele [Jesus] à sinagoga, pôs-se a ensinar. E maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. Ora, estava na sinagoga um homem possesso dum espírito imundo, o qual gritou: 'Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus'. Mas Jesus o repreendeu, dizendo: 'Cala-te, e sai dele'". (Marcos 1: 21-25)

Rio Jordão

Local de batismo no rio Jordão, em Israel - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Perto da cidade de Tiberíades, na Galileia, existe um sítio religioso chamado Yardenit, onde fiéis se batizam nas águas do rio Jordão (na foto). O local abriga espaços onde são realizados diversos batismos ao mesmo tempo, conduzidos por grupos cristãos de diversos países do mundo, como Índia, Estados Unidos e Brasil. A oportunidade de entrar no mesmo rio em que Jesus teria sido batizado emociona profundamente os presentes. Muitos religiosos, porém, consideram Qasr al-Yahud, na Cisjordânia, a 115 km de Yardenit, como o verdadeiro sítio batismal de Cristo. O lugar oferece infraestrutura para os fiéis, mas se encontra cercado por quilômetros de campos minados. Yardenit, portanto, é uma opção mais confortável para quem quiser entrar no rio Jordão. 

Outros lugares

Igreja de São José na cidade de Nazaré, em Israel - Croberto68/Creative Commons - Croberto68/Creative Commons
Imagem: Croberto68/Creative Commons

Terra Santa que é, a Galileia abriga uma infinidade de outros lugares relacionados à vida de Jesus que com certeza irão interessar o peregrino. Perto da Basílica da Anunciação, em Nazaré, é possível conhecer a Igreja de São José (erguida no local onde teria existido a capintaria de José, na foto) e a Igreja de São Gabriel: de acordo com cristãos ortodoxos, foi no local deste templo, onde fica uma fonte de água, que o arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela estava grávida do filho de Deus. Já a cidade de Kafr Kana, a 8 km de Nazaré, é considerada como o local onde Jesus transformou água em vinho durante um matrimônio. Uma igreja franciscana do século 19 marca o suposto local do milagre.  

SERVIÇO

Nazaré fica a cerca de 110 km de Tel Aviv, cidade onde está o principal aeroporto de Israel. Para o tour pela Galileia, é interessante que o turista contrate algum guia, que promoverá um transporte mais rápido pela região e dará explicações mais detalhadas sobre os atrativos locais. Para saber quem são os guias credenciados para operar na região, acesse o site do Ministério do Turismo de Israel: www.goisrael.com.br

*O repórter Marcel Vincenti viajou à Galileia a convite do Ministério de Turismo de Israel e da companhia aérea Turkish Airlines.