Topo

Quer fugir do frio em Nova York? Veja lugares quentinhos para visitar

Débora Costa e Silva

Do UOL, em Nova York

10/02/2015 21h18

Com as temperaturas abaixo de zero e coberta pela neve, Nova York está pouco amigável para quem quer bater perna e não aguenta o frio. Mesmo que as paisagens do Central Park estejam lindas com o branco que revestiu o verde dos gramados, a hora é de investir em atrações mais quentinhas que protejam do vento e da neve.

Claro que, em uma primeira visita, é difícil fugir do Empire State, do passeio de barco até a Estátua da Liberdade ou da ponte do Brooklyn – mas guarde para eles os dias de céu aberto para ter pelo menos alguns raios de sol para se esquentar. E não venha com a desculpa de que o mau tempo te obrigou a ficar dentro das lojas: tem muita coisa bacana para fazer além de compras.

Enquanto o inverno não passa, o UOL Viagem selecionou lugares "indoor" para curtir a Big Apple durante a estação:

Chelsea Market 

Chelsea Market é um dos mercados mais charmosos de Nova York - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Um dos mercados mais charmosos de Nova York é também um dos que oferece mais variedade de lojas e produtos. No prédio em que funcionava uma fábrica de biscoito, tem artesanato, joias personalizadas, móveis antigos, livraria e, claro, o que faz a fama do lugar: comida – tanto em restaurantes quanto em pequenos armazéns que vendem ingredientes do mundo todo.

Há peixaria com frutos do mar de vários países, loja que vende utensílios de cozinha, vinhos, especiarias, padarias e cafés. Fique de olho na programação, porque o mercado também abriga apresentações musicais. Mais informações: www.chelseamarket.com

Museus 

Saguão do Museum of Modern Art (MoMa) em Nova York - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Saguão do MoMa, um dos museus mais importantes de Nova York
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Em Nova York, dá para passar o dia inteiro dentro de um museu sem correr o risco de ficar entediado. Os acervos dos principais espaços, como o Museum of Modern Art (MoMa) e o Metropolitan Museum of Art (MET), são impressionantes e é quase impossível ver tudo com calma em apenas um período do dia.

Outros museus interessantes que não podem ficar de fora do roteiro são o Museu de História Natural, um verdadeiro paraíso para quem é fã de ciência, astronomia e evolução das espécies, e o Guggenheim, prédio que é um ícone arquitetônico, em formato de espiral, em que o visitante acessa as obras via rampa ou elevador.

Para quem quer visitar os quatro museus durante a estadia na cidade pode se interessar pelo CityPass (www.citypass.com/new-york), um pacote que dá acesso às principais atrações turísticas de Nova York com desconto de 40% e sem filas. Ao final das visitas, não deixe de passar nas lojinhas, tem sempre coisas bem bacanas e inusitadas.

Grand Central Terminal 

Grand Central, o maior terminal ferroviário do mundo, em Nova York - nycgo.com/Divulgação - nycgo.com/Divulgação
Imagem: nycgo.com/Divulgação

A centenária estação de trem de Nova York é a maior do mundo em número de plataformas: são 44 com 67 trilhos entre elas. O lugar é hoje uma das principais atrações turísticas da cidade, que mantém a mesma sofisticação e arquitetura clássica de quando foi inaugurada. Tours gratuitos são oferecidos às quartas e sextas-feiras às 12h30.

Além de voltar no tempo ao observar as escadarias, as estátuas, o teto com pintura do céu e as estrelas e o relógio de quatro lados, o visitante pode aproveitar as lojas, restaurantes e lanchonetes dali. Uma delas é o Oyster Bar, o mais antigo da estação, especializado em frutos do mar. Mais informações: grandcentralterminal.com

Noite de Jazz 

Clube de jazz Village Vanguard, em Nova York - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Clube de jazz Village Vanguard, em Nova York
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Os clubes de jazz são praticamente patrimônio de Nova York. A cidade lançou e recebeu os maiores ícones do gênero, foi palco de experimentações com outros ritmos e até hoje é um dos lugares que mais promove shows desse estilo musical no mundo.  Toda noite é possível assistir a uma apresentação, seja de novatos ou músicos consagrados.

Uma das casas mais emblemáticas é o Lincoln Center, que promove noites de jazz. Fique ligado na programação também do Blue Note, Village Vanguard, Birdland e Smoke Jazz Club. Fãs do cineasta Woody Allen também podem aproveitar para assistir uma apresentação de sua banda no Café Carlyle. 

Loja para brincar 

Tradicional loja de brinquedo FAO Schwarz em Nova York - Paula Lobo/Folhapress - Paula Lobo/Folhapress
Tradicional loja de brinquedo FAO Schwarz em Nova York
Imagem: Paula Lobo/Folhapress

Quem não se lembra da cena clássica do filme "Quero Ser Grande", em que Tom Hanks toca no piano gigante de uma loja de brinquedos? Pois saiba que o lugar não existe só na ficção e ainda está em funcionamento - bem como o instrumento tocado pelo ator. É a FAO Schwarz, criada em 1862 por Frederick August Otto Schwarz (que empresta as iniciais para o nome da loja). 

O estabelecimento foi concebido para ser mais um parquinho de diversões e já mudou de endereço em Nova York sete vezes - mas ainda assim, mantém a tradição, continua vendendo bonecas e soldadinhos antigos e ainda tem uma doceria. Tendo a companhia de crianças ou não, a diversão é garantida. Mais informações: www.fao.com

Biblioteca Nacional 

Fachada da New York Public Library, biblioteca pública da cidade - Joe Buglewicz/NYC & Company - Joe Buglewicz/NYC & Company
Imagem: Joe Buglewicz/NYC & Company

Quer um cantinho aconchegante, bem localizado, com lugar para sentar e wifi gratuito para descansar um pouco no meio do dia? Experimente visitar a Biblioteca Pública, uma das maiores bibliotecas do mundo, instalada em um prédio que data de 1911 que por si só já é um atrativo pela bela arquitetura.

Passeie pelos salões de leitura, corredores e salas de exposições que abrigam seis milhões de livros e 12 milhões de manuscritos. Mais informações: www.nypl.org

Eataly 

Venda de queijos e embutidos no complexo gastronômico Eataly, em Nova York - Pedro Carrilho/Folhapress - Pedro Carrilho/Folhapress
Venda de queijos e embutidos no complexo gastronômico Eataly
Imagem: Pedro Carrilho/Folhapress

O complexo gastronômico de nome que faz referência ao ato de comer e à Itália tem restaurantes dedicados à comida típica do país europeu. O empreendimento não é exclusivo de Nova York: tem sedes em várias cidades italianas e em outras metrópoles do mundo.

Além dos restaurantes, por ali vendem ingredientes vindos direto da Itália, há escolas de culinária, livrarias e lojas de utensílios domésticos. Mais informações: www.eataly.com

Musicais da Broadway 

Teatros que abrigam shows musicais na região da Broadway, em Nova York - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Assistir peças e espetáculos musicais da Broadway já é um programa clássico para se fazer em Nova York, mas as temperaturas baixas acabam incentivando ainda mais os turistas que querem um descanso do frio. Há shows para todos os tipos de público - mesmo quem não é muito fã do gênero pode se surpreender. Tem os tradicionais e mais consagrados, como “O Fantasma da Ópera”, os clássicos da Disney ("O Rei Leão" e "Aladdin") e espetáculos mais inusitados como “Blue Man” e “Stomp”. Para mais dicas sobre a Broadway, clique aqui.

Mais informações:
www.nycgo.com