Na capital da gastronomia, faça um tour por lojas e empórios gourmets
Geleias de tangerina, rosas, groselha ou em sabores secretos. Centenas de queijos em leite de vaca ou cabra, do super cremoso ao "podrinho" fino. Variações infinitas de mostardas, azeites, vinagres. Tomates e cogumelos em diferentes cores e formatos. Chocolates feitos com cacau vindo de países exóticos. Adegas repletas de vinhos, cervejas e até águas do mundo todo. As prateleiras das lojas de alimentos parisienses são uma constante tentação para os gourmands e convidam a ir para a cozinha testar pratos com tantos e tão inusitados ingredientes.
Ainda hoje chamadas de "épiceries", nome que identificava os pequenos comércios de alimentos na era pré-supermercado, algumas dessas casas mantêm esse espírito old school, vendendo poucos e bons produtos. As mais famosas, no entanto, transformaram-se em butiques de luxo amadas pelos turistas, como a popular Fauchon.
Já os megashoppings dedicam prédios inteiros aos comes e bebes, como a recém-inaugurada Maison et Gourmet, das Galeries Lafayette. O novo espaço tenta encarar a concorrência da Grande Épicerie, do Bon Marché, que ostenta a fama de ser a maior de Paris, com mais de 30 mil produtos dispostos em seus corredores.
Abaixo, confira uma seleção de endereços imperdíveis:
SUPERLOJAS
La Grande Épicerie do Bon Marché
Aberta em 1838, a mais antiga loja de departamentos de Paris se gaba de ter a "melhor épicerie da cidade". O espaço de 3.500 metros quadrados impressiona, tanto pela quantidade de produtos (mais de 30 mil) quanto pelo número de pessoas que circulam por seus corredores. Por isso, é recomendável evitar os fins de semana - sempre mais cheios - e ir com tempo para fazer as compras. Mas o esforço vale a pena. Nas prateleiras encontram-se itens do mundo todo, em alas dedicadas aos peixes e frutos do mar, às trufas, aos presuntos, aos chás e cafés, às águas (mais de cem tipos!), aos chocolates (350 tabletes), charcuterie, queijos e doces, entre outros.
Na seção de foie gras, por exemplo, existem mais de dez variedades. O caviar vem de países como França, Itália, Bulgaria e Irã. Entre os chás, são cerca de 300, cafés, 17. Quem estiver perdido em meio a tantas opções, pode comprar kits com pequenas amostras, como os de mostarda, vendidas em potinhos de 25 gramas em sabores como uma versão inusitada (e deliciosa) com uvas, alho ou mesclada às ervas de Provence. Geleias, mel e condimentos - mais de 10 mil - também aparecem em pequenas embalagens e são uma uma boa ideia de presente.
Dezenas de variedades de azeitona são vendidas à granel, bem como de frutas secas. Na ala de hortifrutis, a seleção de cogumelos frescos e de tomates levam os amantes à loucura. A área de carnes e charcuterie é conhecida como uma das mais completas, com dezenas de cortes e embutidos de todos os tipos e procedências. A banca de peixes serve, ali mesmo, ostras frescas, que podem ser degustadas acompanhadas por uma taça refrescante de vinho branco. Em outros espaços, dá para provar trufas, tapas ibéricas, vinhos ou fazer uma refeição completa no restaurante, que fica no primeiro andar.
Na cave descansam rótulos de dezenas de vinícolas, além de mais de 300 marcas de champanhe e centenas de cervejas. Produtos artesanais da França e de outros países aparecem classificados de acordo com sua procedência. Queijos, massas, bebidas, pães e doces também integram a lista de sugestões desse paraíso gourmet.
Mais informações:
Rue de Sèvres, 38, 3º andar. Seg., ter. qua. e sáb., das 10h às 20h; qui. e sex., das 10h às 21h.
Info: www.lagrandeepicerie.com
Galeries Lafayette
Assim como no Bon Marché, é preciso ter paciência para percorrer os corredores do espaço Maison et Gourmet que o shopping inaugurou no fim de 2014, em frente à loja principal. Num prédio de cinco andares, o cliente encontra tudo para casa, de roupas de cama, mesa e banho aos utensílios domésticos.
Dois andares são dedicados aos alimentos. O subsolo, batizado de "L'Arte de Faire son Marché" (a arte de fazer a feira), tem frutas e produtos de hortifruti frescos e de diversos países (há tomates de toda parte da Europa), queijos, carnes, pães, geleias, azeites e mostardas. Na seção de aves, por exemplo, há diferentes cortes de pato (peito, coxa) para diversos tipos de preparo, além de variados exemplares de foie gras.
Entre os embutidos, aparecem especialidades locais, como o "porco negro" de Bigorre, criado livre, nas montanhas, cujas características são similares ao espanhol ibérico, além de opções de charcuterie até para pessoas que fazem dieta com restrição ao glúten. Na ala de peixes, é possível comprar pescados e frutos do mar frescos, em conserva ou defumados.
No térreo, nomeado "L'Art de Déguster" (a arte de degustar), rotisserias vendem pratos prontos de diversas nacionalidades (árabes, asiáticas e espanholas). Para uma pausa entre as compras, sugestões finas como o quiosque do Caviar Petrossiam, que serve a iguaria, acompanhada por uma taça de champanhe, ou a famosa doceria Angélina, onde é possível comer doces, salgados, pratos rápidos ou um brunch (aos sábados). Para presentear, há delícias assinadas por chefs badalados, como os chocolates, de Alain Ducassé, os macarons, de Pierre Hermé, ou as bombas em diversos sabores da L'Éclair Génie, de Christophe Adam.
A cave, no primeiro andar, abriga uma extensa seleção de vinhos de Bordeaux e Champanhe, entre outras regiões da França. Embalagens reforçadas protegem as garrafas, prevendo viagens de avião, para quem quiser incrementar a adega.
Mais informações
Boulevard Haussmann, 35. Seg. a sáb.: 8h30 às 21h30.
Horários de funcionamento atualizados no site: www.galerieslafayette.com
BUTIQUES FINAS
Fauchon
Uma das grifes francesas mais conhecidas, é também a preferida dos brasileiros, que lotam as duas lojas na place de La Madeleine para comprar presentinhos ou provar ali mesmo os caros produtos assinados pela marca: um sanduíche pode custar até 15 euros, mesmo preço de um almoço executivo num bom bistrô. A seu favor, é justo dizer que a boulangerie da Fauchon vende uma das baguetes mais saborosas da cidade - a dica é comprar o kit baguete, queijos e embutidos e fazer um sanduba em casa ou na rua mesmo, sai muito mais barato e resulta num piquenique muito chique.
Além de sanduíches, também oferece "sur place" (ou seja, ali mesmo) saladas, risotos, petiscos com frutos do mar e pratos que levam ingredientes sofisticados como lagosta e vieiras. A mesma loja que serve refeições vende bebidas, queijos e embutidos. Apesar de não apresentar uma grande variedade, os produtos são selecionados. Nos queijos, por exemplo, compre sem medo: todos são saborosos.
A loja vizinha, de presentes, do outro lado da rua, tem salão de chá e prateleiras forradas de doces, como a deliciosa geleia de rosas e morango, chocolates, marrons glacê, bombas, macarons e outras delícias, biscoitos em caixas lindas para presentear, terrines, azeites, vinagres, mostardas, chás e cafés. Para completar, claro, vinhos, champanhes e "spirits" (destilados em geral).
Mais informações:
Place de La Madeleine, 24, 26 e 30. Seg. a sáb.: 8h às 20h (loja de presentes: 9h às 20h).
Horário de funcionamento atualizado no site: www.fauchon.com/en/services/place-madeleine
Hediard
A chiquérrima boutique, cuja primeira loja foi inaugurada em 1854, disputa a atenção dos clientes com a Fauchon, que fica do lado oposto à igreja de Madeleine. Mas, enquanto a concorrente tem um ar mais descontraído, na Hediard impera a sobriedade. Logo na entrada, o visitante é atraído por morangos, groselhas, uvas, framboesas e outras frutas frescas dispostas como joias em embalagens.
Nas prateleiras, chama a atenção a variedade de chás - misturas de frutas, temperos perfumados, folhas - e cafés, vendidos em potes decorativos ou à granel. Mostardas, terrines, condimentos raros, azeites, vinagres e especialidades francesas como o foie gras aparecem entre os salgados.
Dos doces, destacam-se as frutas glaceadas e as "pâtes" de frutas, pequenos blocos doces feitos a partir de polpas de frutas cristalizadas, em até 48 sabores, entre eles, abacaxi, cassis, cereja, limão, pêssego, ameixa, laranja, baunilha e maçã. Não faltam também geleias, chocolates, biscoitos e mel. A cave é composta por uma seleção de vinhos, champanhes, uísques e licores, vendidos sob a orientação de um sommelier.
Mais informações:
Place de La Madeleine, 21. Seg. à sáb.: 9h às 20h.
Horário de funcionamento atualizado no site: www.hediard.com
PEQUENAS ÉPICERIES
Épicerie Anglaise
"Yes, It's Here" (sim, é aqui) diz a placa luminosa na porta dessa loja, que dedica-se a vender produtos da Inglaterra, Escócia e Irlanda. Nas prateleiras, mesclam-se itens industrializados variados, doces e salgados, como pães, cookies, bolos, cereais, sugestões sem glúten, chocolates, balas e condimentos. Entre os queijos, há marcas inglesas, como o Stilton Cheese Blue, e irlandesas, à exemplo do Cashel Irish Blue Cheese. A seção de chás é vasta, mas faz sucesso a de cervejas, que tem rótulos norte-americanos, ingleses, australianos, escoceses, irlandeses e jamaicanos.
Mais informações:
Cité du Wauxhall, 5. Ter. a sex.: das 10h às 19hs. Sáb.: das 11h às 19h.
Site: www.epicerie-anglaise.com
Épicerie Musicale
Na badalada região do Canal Saint-Martin, o espaço é um mix de loja, café e bar. Os itens, todos de pequenos produtores italianos, podem ser consumidos ali, em degustações de peixes (atum defumado e marinado, polvo, lula e truta), charcuterie (presunto, mortadela e outros embutidos), queijos e um mix dos dois últimos.
Para levar para casa, há ainda massas, azeites, geleias, mostardas, molhos, sobremesas (tortas doces, crostata, tiramisu, biscoitos e outros) e uma seleção de rótulos de vinho e de cerveja. O menu local inclui ainda saladas, sanduíches italianos (paninis e piadine) e combos de café da manhã (café + croque monsieur + suco de fruta por 8 euros). Além de ficar num dos endereços mais charmosos da capital francesa, a casa tem uma programação musical que atrai os descolados da vizinhança.
Mais informações:
Quai de Valmy, 55bis. Ter. a sáb.: 9h às 21h.
Serviço atualizado no site: www.epiceriemusicale.com
L'Épicerie du Terroir
Em Montmartre, essa mercearia pode passar despercebida, em meio as dezenas de lojinhas, mas vende produtos valiosos. Entre eles, cortes de pato e foie gras enlatados, terrines e patês, sardinhas de diversos tipos e nacionalidades (e em latas lindinhas), patisseries, balas, chocolates e kits de presentes em diferentes faixas de preço.
Mais informações:
Rue Lepic, 26. Seg. a sáb.: 10h30 às 20h. Confirmar horários no tel. 0-XX- 33-1-42-62-9466
L'Épicerie Fine de Rive Gauche
Se for a Torre Eiffel, não deixe de passar por essa loja, uma das mais conceituadas épiceries parisienses, que atrai os turistas vendendo os famosos sorvetes da marca Berthillon. Entre os produtos em suas prateleiras, há trufas negras do Périgord, mais de 80 tipos de condimentos e pimentas, 40 variações de mostarda e 20 de vinagre, sardinhas azeites finos, café em torrefação artesanal, chás, mel, cereais e embutidos, entre outras delícias. No setor de doces, mais de cem geleias. Possui ainda um espaço dedicado aos itens importados da Itália, entre eles, massas, molhos e biscoitos. A cave com vinhos e champanhes.
Mais informações:
Rue du Champs de Mars, 8. Horário de funcionamento muda de acordo com a época do ano. Telefonar antes da visita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.