Comida italiana e vinícolas fazem a alegria dos viajantes na Serra Gaúcha
É quase como chegar na casa de um velho conhecido e ser recebido com mesa farta e algumas taças de vinho feito ali mesmo, no quintal. Localizada em Garibaldi, a 110 km de Porto Alegre, a “Estrada do Sabor” é um roteiro gastronômico na Serra Gaúcha que reúne restaurantes típicos italianos e vinícolas artesanais que funcionam no interior de autênticas casas de descendentes de imigrantes europeus.
Por lá os visitantes podem pisar a uva, como no tradicional método de produção de vinho, realizar passeios em tratores que cruzam os corredores estreitos de vinhedos familiares e perder a hora de voltar para casa, graças às longas refeições com mais de 20 opções de pratos, servidos um após o outro.
O roteiro Estrada do Sabor foi criado em 2001, com o objetivo de desenvolver o turismo rural de Garibaldi entre famílias dedicadas à agricultura e à agroindústria, em uma região que, há duas décadas, era conhecida apenas pelo enoturismo de Bento Gonçalves, a “Capital Nacional do Vinho”.
Conheça os pontos de parada da Estrada do Sabor.
Osteria della Colombina
Vá sem pressa, porque a sequência de pratos servidos por ali parece não ter fim.
Os dotes da matriarca Odete Bettú são testados e aprovados com um menu que inclui sopa de capeletti, polenta brustolada (como é conhecida a versão grelhada dessa massa de fubá), carne lessa (ponta de peito), saladas, nhoque feito apenas com farinha e ovos e recheado com três queijos e salame defumado, galinha ao molho, carne assada em panela de ferro, fortaia(um tipo de omelete feito com queijo) e quatro tipos de sobremesa. Ufa!
Tudo isso acompanhado de vinhos orgânicos como Merlot e Cabernet Sauvignon, feitos na propriedade, cuja produção anual é de apenas dois mil litros.
Aberto conforme a procura, esse restaurante para apenas 35 pessoas fica no porão da casa da família, cuja cenografia inclui móveis e objetos dos bisavós, como as xícaras do final do século 19.
Reservas:
(54) 3464-7755 e (54) 9121-1040
colombina@estradadosabor.com.br
Vinhos Vaccaro
Em uma área de 25 hectares, os visitantes fazem caminhadas em trilhas ecológicas e visitam os parreirais dessa vinícola, construída em 1953, e conhecem o cenográfico Porão do Nono, como é chamado o mini museu com ferramentas e objetos trazidos pelos primeiros imigrantes da família.
Mas o destaque do local são as refeições com mais de 20 pratos típicos da região, como a costela de porco ao forno, galinha recheada e cozida em forno a lenha, tortéi (espécie de ravióli grande), polenta brustolada e tábuas de queijos e frios.
Saiba mais
www.vinhosvaccaro.com.br
Família Brugali
A experiência em fazer salames e copas, que Olir aprendeu com o pai, Honório Ângelo Brugalli, é o tema da visita a esse estabelecimento da Linha Araújo e Souza, a 10 km de Garibaldi.
No local, situado em um ponto elevado com vistas da comunidade de Araújo e Souza, é possível acompanhar a produção e comercialização de copas, salames e presunto parma, e fazer degustação de pães, queijos, salames, vinhos e sucos produzidos pela família.
Reservas:
(54) 3464-1380
samucabrugalli@hotmail.com
Enoturismo
Considerada a "Capital Nacional do Espumante", Garibaldi é conhecida também pela produção de outros tipos de vinhos. A tradicional propriedade da família Bettú, onde as uvas são esmagadas com os pés até hoje, oferece degustação de dez vinhos com até 15 anos de amadurecimento. Entre espumantes, brancos e tintos, a visita dura três horas, aproximadamente.
A programação inclui também provar produtos feitos na propriedade, como queijos Grana Padano, pães caseiros e nozes, durante a temporada.
Responsável pela produção de 107 diferentes tipos de vinhos, feitos com uvas próprias e de regiões como o Vale dos Vinhedos e Vacaria, essa vinícola de 18 hectares (seis deles só com parreiras) produz 10 mil garrafas anuais.
Saiba mais
Estrada Geral São Gabriel, s/n
Reservas devem ser feitas, antecipadamente, pelo telefone (54) 3462-6807 ou por e-mail vilmarbettu@gmail.com
Família Jorge Mariani
Conhecida pela produção de vinhos orgânicos, essa vinícola recebe visitantes com uma programação que inclui passeios pelos parreirais a bordo de um trator e colheita de uvas orgânicas.
As visitas incluem o acompanhamento da elaboração de vinhos e sucos orgânicos, e degustação dos produtos.
A família de Jorge Mariani, proprietário do local, montou também um museu que funciona no quarto do bisavô dos Mariani, onde é possível verfotos e objetos de época.
Saiba mais
As visitas devem ser agendadas pelos telefones (54) 9999-9752 e (54) 9177-3688 ou por e-mail lacantineta@terra.com.br
Serviço
Site da Estrada do Sabor
www.estradadosabor.com.br
Site oficial do turismo de Garibaldi
www.turismogaribaldi.com.br
* O jornalista viajou a convite da Vinícola Peterlongo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.