Sabia que a lagoa azul do filme fica na Jamaica? E não é a única da ilha
A Jamaica é muito mais que berço do reggae: a ilha caribenha, inclusive, já foi cenário de diversas produções do cinema. Pudera: além da riqueza cultural, o país tem uma série de belezas naturais.
Para se ter uma ideia, seu nome (Xaymaca, na língua nativa Arawak) significa “terra da madeira e da água”. Banhada pelo cristalino mar caribenho, é repleta de montanhas, quedas d’água e lagoas de tonalidades que variam entre o turquesa e o azul esmeralda, escondidas em meio a densas florestas tropicais.
Uma delas foi cenário de um clássico filme que fez sucesso na década de 1980: “A Lagoa Azul” (que também teve filmagens nas Ilhas Fiji e Vanuatu, na Oceania), com Brooke Shields. Localizada na cidade turística de Port Antonio, ela vem atraindo cada vez mais viajantes que circulam pelo norte da ilha, região onde resorts disputam espaço à beira-mar.
Com cerca de 122m de extensão e 60m de profundidade, essa piscina natural ficou também conhecida por conta de um mergulho de 1954 feito pelo oceanógrafo Jacques Cousteau. Além de influenciar nas mudanças de tonalidade, a combinação da água doce com a água salgada (a lagoa desemboca, por um canal estreito, no mar) faz com que as temperaturas sejam variadas - ou seja, a experiência de nadar ali vale muito a pena.
Além da referência cinematográfica, há ainda uma lenda que envolve o local: a de que um dragão moraria nessas águas. O acesso a Blue Lagoon é gratuito e há passeios de barco que levam a pontos como a Cocktail Beach (onde o filme da década de 1980 “Cocktail”, com Tom Cruise, foi rodado) por cerca de US$ 30 (cerca de R$ 105, em valor convertido no dia 2/5/2016).
Tem mais lagoa azul na ilha
Menos famosa, mas de um turquesa igualmente estonteante - resultado da ação das rochas calcárias em seu entorno - é a Blue Hole, localizada em Ocho Ríos, também ao norte. Provavelmente a segunda “lagoa azul” mais visitada da ilha, ela é chamada também de Irie Hole, referência a expressão jamaicana que quer dizer algo como “tudo certo”.
O “irie” não é por acaso: ponto turístico do pessoal mais jovem e/ou menos ligado a atrações abarrotadas de gente, o local é para relaxar. Falando nisso, no caminho você certamente vai encontrar um rastafári vendendo brownies de maconha.
Na área da lagoa, é possível caminhar por trilhas e conhecer diversas piscinas naturais, saltar do alto de pedras ou só observar o brilho do sol nas calmas águas no início da manhã. A dica, aliás, é ir cedo: apesar de ser ainda relativamente escondida, a lagoa já é bem visitada.
Serviço
Blue Lagoon: Port Antonio, norte da ilha. A 20 minutos do centro da cidade, de carro. É possível tanto contratar tours quanto tomar um táxi até o local.
Blue Hole: Thatch Hill Road, Ocho Ríos, norte da ilha. A 15 minutos do centro da cidade, de carro. É possível tanto contratar tours quanto tomar um táxi até o local.
Para se informar sobre transporte público intermunicipal na ilha: www.knutsfordexpress.com.
*A repórter viajou a convite do Moon Palace Resort, com o apoio da Copa Airlines, CVC e do escritório de promoção turística do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.