Topo

Hotéis exóticos na Europa oferecem quarto em estábulo e cama feita de Fusca

Eduardo Vessoni

Do UOL, na Europa

24/02/2014 08h00

A Europa sabe surpreender não só com sua lista infinita de atrações cobiçadas por viajantes de todo mundo como também na hora de hospedar forasteiros.

Hotéis que guardam o peso histórico de terem recebido figuras ilustres, quartos inspirados no mundo dos carros antigos e esportivos onde as camas são feitas com peças automobilísticas e estabelecimentos que oferecem bicicletas assinadas pela marca Mercedes Benz.

Já esteve em algum hotel exótico?
Mande sua foto pra gente!

Mais do que oferecer uma variada lista de hotéis premiados com serviços exclusivos, o continente europeu é capaz de receber seus hóspedes em estabelecimentos hoteleiros que, mais do que opções de hospedagem, assumem status de atração turística.


Paris de Bonaparte
Portões originais de ferro recortam a fachada de tons claros do palácio de estilo eclético; na porta, homens de cartola e sobretudo escuros abrem as portas de acesso ao salão principal; e no interior, monogramas no alto das salas dão as pistas do passado deste edifício histórico erguido no final do século 19.

Hospedar-se no Shangri-La Paris (www.shangri-la.com) é como ser convidado para protagonizar um capítulo de livro de história. Localizado no 16º distrito, conhecido como uma das maiores concentrações de museus da Europa, o hotel ocupa o Palais Lén, a antiga residência do príncipe Roland Bonaparte, sobrinho-neto de Napoleão Bonaparte.

Embora tenha sido reformado para abrigar o primeiro empreendimento em solo europeu dessa rede hoteleira asiática, ainda é possível ver os monogramas com as iniciais R e B do ilustre proprietário estampados nas paredes, a madeira e o mármore são originais, e os hóspedes podem caminhar até hoje por salas de bilhar e smoke room da época.


Madri dos reis e rainhas
O passado aristocrático europeu também é o tema deste hotel da capital espanhola administrado pela rede Orient-Express, cujo luxo das viagens sobre trilhos dispensam maiores explicações. Localizado em uma região central conhecida como 'Triângulo de Ouro' devido à concentração de museus, o Ritz Madri (www.ritz.es) funciona em um palácio barroco erguido em 1910, de acordo com o desejo do rei Alfonso 13 de ver na capital espanhola um hotel à altura de outros estabelecimentos europeus.

Um dos destaques do local são as sessões de chá, abertas também ao público em geral, ao som de piano e harpa. No cardápio, opções de chás das montanhas do Himalaia, da China e do Japão.


Hotel para amantes de carros
Stuttgart, cidade do sul da Alemanha considerada o berço do automobilismo, não só abriga montadoras como Porsche e Mercedes, como também serviu de inspiração para que um hotel fosse dedicado, exclusivamente, ao mundo dos automóveis.

No V8 (www.v8hotel.de), os recém-chegados são recepcionados com uma exposição de carros antigos e esportivos expostos no hall e o elevador simula uma oficina mecânica itinerante que transporta os hóspedes até seus quartos. A decoração conta com a recriação de ambientes antigos como posto de gasolina, garagem e lava-rápido, onde as camas dos hóspedes são feitas a partir de peças automotivas, e os móveis internos são tambores, ferramentas e bombas de abastecimento. O estabelecimento se localiza no terreno de um antigo aeroporto local desativado e foi construído no (discreto) estilo Bauhaus.


Camas em capela e estábulos
Do lado de fora, o edifício de tijolos a vista é apenas mais uma das construções do centro histórico de Bruges, cidade belga declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Mas no interior deste prédio erguido em 1634 está o Jan Brito (www.janbrito.com), hotel em funcionamento desde 1995 que manteve espaços originais como a escadaria do século 17 feita com carvalho, o sótão com pregos de madeiras encaixadas e a lareira de mármore negro.

Durante a restauração dos ambientes, cuja reforma durou dois anos, esses quartos duplex tiveram suas instalações originais preservadas. O local seria apenas mais um hotel histórico entre tantas opções pela Europa não fossem os quartos instalados em ambientes como uma capela, antigas salas de chá e estábulos de cavalos que ficam no fundo do terreno, ao redor de um jardim em estilo renascentista.

Hotel balada em Paris
Nem só com edifícios históricos de detalhes arquitetônicos de outras épocas se faz a hotelaria da capital francesa. O Seven Hotel Paris (www.sevenhotelparis.com) tem pinta (e alma) de badalada.

O ambiente aveludado do lounge com focos de luzes coloridas e seus lustres em forma de bolas de vidro dão a ideia de como serão os dias no hotel. O protocolo das formalidades encontradas em outros estabelecimentos de Paris é quebrado pela proposta em levar para o interior de seus quartos o mundo da literatura e do cinema.

Suas suítes são reproduções de ambientes conhecidos como o quarto '007', criação do arquiteto Vincent Bastie em que um arco de madeira e móveis pretos de couro fazem referências ao mundo de um dos agentes secretos mais conhecidos; a suíte 'Alice', livremente inspirada nas cores e formas da história surreal escrita por Lewis Carroll; e a 'Maria Antonieta', quarto em rosa e branco que tem como tema a relação de Maria Antonieta com o duque Axel de Fersen.

Os outros 28 quartos-padrão também não ficam de fora da imaginação sem limites do projeto original deste hotel inaugurado em 2010. Com mobiliário totalmente transparente, de cabides a guarda-roupa, e iluminação cenográfica que pode ser controlada pelo próprio hóspede, essas opções de quarto abrigam uma cama em seu centro rodeada por luz negra que dão a sensação de flutuação.

Bicicletas de luxo para hóspedes em Munique
Localizado na região central da capital da Baviera, este edifício de estilo neo renascentista abriga o Mandarin Oriental Munich (www.mandarinoriental.com), uma das propriedades administradas por essa rede hoteleira de Hong Kong.
Em Munique, o hotel disponibiliza bicicletas prateadas assinadas pela Mercedes Benz para a realização de três roteiros sob duas rodas de até 15 km de extensão pela plana Munique, destino alemão que abriga a Oktoberfest e os jardins de cerveja centenários conhecidos como biergarten.

Do alto do terraço do bar China Moon, aberto ao público em geral, tem-se uma das vistas panorâmicas mais exclusivas de Munique.

Na casa da vó húngara
O luxo do hotel Aventura (www.aventurahostelbudapest.com), estabelecimento de Budapeste especializado em alugar apartamentos temáticos mobiliados, não está nos serviços e nem em restaurantes premiados.

O melhor desse estabelecimento que também administra um hostel com quartos inspirados em regiões como a África e a Ásia, são os apartamentos 'Design' com obras de arte e as conhecidas banheiras utilizadas como sofá, e o cenográfico 'Retrô' que funciona na antiga residência da avó da proprietária (com direito a decoração original da época como os pesados móveis de madeira, um toca-discos antigo e papéis de parede floridos).

As duas opções de hospedagem são a possibilidade de experimentar o autêntico estilo húngaro de viver, ainda que por alguns dias, em apartamentos equipados com cozinha, máquina de lavar, computador e acesso à internet.

Navegar é preciso
Há séculos, os portugueses mostravam ao mundo sua capacidade de dominar os mares em busca de novos territórios. Atualmente, aquelas experiências ultramarinas são tema do Altis Belém (www.altishotels.com). Esse hotel construído às margens do rio Tejo, entre o Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém, leva ao pé da letra o termo design e abusa do conceito em cada um de seus espaços dedicados às antigas colônias portuguesas erguidas pelo mundo como a América, África e Ásia.

Cada um dos 50 quartos recebem o nome de destinos administrados ou visitados por portugueses no período das grandes navegações como Macau, Rio de Janeiro e Cabo da Boa Esperança; em seu interior, painéis ilustrados fazem uma homenagem à arte de cada uma daquelas terras; e o estrelado restaurante Feitoria serve a seus comensais uma cozinha de autor assinada pelo chefe Cordeiro, onde o mundo se encontra no menu degustação de cinco tempos com ingredientes como sal negro, lótus, e jasmim.

http://viagem.uol.com.br/album/2014/02/24/hoteis-exoticos-na-europa-oferecem-quarto-em-estabulo-e-cama-feita-de-fusca.htm