Pesquisa mostra que 99% dos turistas que visitam Santa Catarina recomendam o destino
Uma pesquisa qualitativa aplicada pelo Núcleo de Turismo da Fundação Getúlio Vargas junto a turistas em Santa Catarina revelou altos índices de satisfação com a visita: 99,5% dos entrevistados recomendam o destino, 93% manifestam o desejo de voltar ao Estado e 86% afirmam que tiveram suas expectativas atendidas durante a viagem.
Foram ouvidas 1.700 pessoas em visita a 18 municípios de dez regiões turísticas: Grande Florianópolis, Vale Europeu, Costa Verde e Mar, Serra Catarinense, Encantos do Sul, Caminhos dos Cânions, Vale do Contestado, Grande Oeste, Caminhos da Fronteira e Caminho dos Príncipes. O levantamento, realizado pela primeira vez, integra o Plano Catarina, executado pela Chias Marketing numa iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e da Santur – Santa Catarina Turismo.
No conjunto dos entrevistados, um número expressivo – 64% - buscou informações sobre o destino na Internet. A grande maioria (83%) viajou de forma auto-organizada, sendo que, destes, 70% compraram serviços (passagens, reservas de hospedagens, passeios) pela rede mundial de computadores; 17% dos turistas entrevistados utilizaram agências de viagens para se deslocar para as cidades catarinenses.
Segundo o governo do Estado e a Santur, Santa Catarina registrou em 2008 um movimento estimado de 21 milhões de turistas: 95% são brasileiros e 5% estrangeiros. Dos estrangeiros, 71% são argentinos, atraídos, como os brasileiros, pela principal imagem do turismo catarinense, que é a beleza das dezenas de praias e do mar de cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Imbituba.
A 60 km de Balneário Camboriú, na região chamada de Vale Europeu, está a atração mais lembrada entre as festas do Estado, a Oktoberfest de Blumenau. E em Penha, a 30 km de Balneário Camboriu, o parque de diversões Beto Carrero lidera as opções de entretenimento citadas pelos turistas.
Patrícia Servilha, que apresentou a pesquisa e o Plano Catarina em Florianópolis, afirma que as festas e baladas surgem como uma nova moda no mapa turístico do Estado, e que o surfe segue como imagem imbatível no segmento dos esportes.
Entre os pontos negativos revelados pela pesquisa de opinião junto aos entrevistados, as principais críticas recaem sobre a infra-estrutura rodoviária, citada por 24% dos entrevistados, e a má qualidade das estradas, citada por 14%. Segundo Servilha, outra limitação para o desenvolvimento do turismo é a falta de profissionais bilíngües no Estado para atender ao mercado internacional.
O Plano Catarina, que projeta para o ano de 2020 a liderança do destino Santa Catarina no turismo sustentável do país, elege como mercados prioritários o Estado de São Paulo e os vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná, além do próprio mercado interno catarinense. No exterior, turistas da Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Itália e Alemanha também serão prioridade dos órgãos que promovem o Estado. Entre os estrangeiros ouvidos pela pesquisa, 23% estavam na sua primeira visita ao Brasil.
"O Brasil está se posicionando de forma diferente no mercado internacional e isso nos motiva a fazer o mesmo", afirma o presidente da Santur, Valdir Walendowsky. Desde 2004, segundo os órgãos oficiais, o ingresso de turistas chilenos e paraguaios teve aumento expressivo nas cidades catarinenses.
* A jornalista Cris Gutkoski viajou para Santa Catarina a convite da Santur
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