Topo

Conheça o novo bairro de museus da Cracóvia

Ao fundo, fotos de Jadwiga Sawicka e em primeiro plano, uma escultura de Jerzy Beres na Galeria Starmach, em Podgorze na Cracóvia - Rafal Klimkiewicz/The New York Times
Ao fundo, fotos de Jadwiga Sawicka e em primeiro plano, uma escultura de Jerzy Beres na Galeria Starmach, em Podgorze na Cracóvia Imagem: Rafal Klimkiewicz/The New York Times

RACHEL B. DOYLE

New York Times Syndicate

19/12/2010 09h02

O distrito de Podgorze na Cracóvia, Polônia, já passou por muitos momentos difíceis. Criada pelos Habsburgos no século 18, a área industrial foi transformada em gueto pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e depois ficou comercialmente órfã nos anos do pós-guerra. Mas agora, Podgorze está se transformando no mais novo bairro de museus da Cracóvia. Estimulados pela inauguração em junho de um ambicioso museu histórico na reformada fábrica da Schindler, a promessa de um novo museu de arte moderna ao lado e de um museu do teatro ao longo do rio, vários pontos de encontro coloridos surgiram nas despretensiosas margens do rio. Mas com mais estudantes jovens bebendo café do que turistas tirando fotos, e apenas um punhado de endereços abertos após a meia-noite, Podgorze ainda se move na velocidade do Velho Mundo.

Makaroniarnia
Ulica Brodzinskiego 3
48-12-430-01-47
makaroniarnia.com

Os clientes deste bar e restaurante informal, aberto em outubro de 2009, não têm vergonha de demonstrar seu apreço pelos músicos de jazz que tocam às quartas e quintas. E também expressam seu apreço pela sopa de peixe temperada com conhaque e açafrão (13 zloty, ou US$ 4,30, com o dólar cotado a 3 zloty) e pelo sorvete de mirtilo (9 zloty).

Fabryka
Ulica Zablocie 23
fabrykaklub.eu

O ponto mais artístico ao longo da margem do rio é o Fabryka, um amplo complexo de clube noturno que abriu neste ano. Situado em uma antiga fábrica de cosméticos, este espaço de eventos underground está adquirindo rapidamente uma reputação pela sua diversidade musical: certa noite em julho, a apresentação de um quarteto folclórico foi seguida pela de um DJ de funk brasileiro.

Galeria Starmach
Ulica Wegierska 5
48-12-656-49-15
starmach.com.pl

O prêmio de imóvel mais bonito vai para a Galeria Starmach, uma das galerias de arte mais célebres da Polônia. Exposições de artistas poloneses proeminentes, como Miroslaw Balka e Magdalena Abakanowicz, ocorrem em um espaço branco arejado em uma antiga sinagoga de tijolos vermelhos, construída em 1881.

Shanti
Ulica Dekerta 24
48-12-290-03-75
www.shanti-restauracja.pl

Um Buda de 2,75 metros está atrás do bar neste restaurante tailandês de design elegante, cuja chegada em fevereiro a uma rua antes desolada parecia ligeiramente incongruente. Mas o que parece perfeito é o cardápio: curry de camarão com sabor de tamarindo (32 zloty), seguido por um refrescante coquetel de vodca (15 zloty) e banana frita com gergelim (14 zloty).