Topo

Na região de 'TriBall', em Madri, butiques estão substituindo bordéis

SARAH WILDMAN

New York Times Syndicate

11/12/2011 07h00

Por anos, a região conhecida como 'TriBall' (uma abreviação de Triángulo de Ballesta, um triângulo imaginário margeado por Ballesta, uma das ruas do bairro Tribunal) esteve associado a drogas e prostituição e, portanto, era devidamente ignorado por grande parte da cidade. Uma limpeza teve início há três anos, quando um punhado de empreendedores madrilenos e comerciantes locais notou que as estruturas nesses atalhos antigos, que ficam localizados entre o bairro de Malasaña e o bulevar Gran Vía de Madri, eram encantadoras. Ancorados por igrejas com 400 anos e um teatro magnífico do século 19, apesar de deteriorado, os imóveis da área logo foram comprados e recuperados visando atrair artistas, donos de butiques e chefs para endereços que antes eram de bordéis e sex shops. O resultado foi o florescimento do comércio e uma enxurrada de novos restaurantes, lojas e bares. Apesar de ainda restar alguma prostituição, a imprensa popular passou a chamar a área como o ‘novo Soho’ de Madri.


Gük
Calle de Loreto Prado y Enrique Chicote, 2
(34-91) 523-9116
gukshop.com
Aberta no ano passado por um casal de irmãos do País Basco (gük significa “nós” ou “nosso” na língua basca), esta loja oferece moda de grifes escandinavas, assim como joias criadas mais perto de casa.

Al Cuadrado Taglio Bar
Ballesta, 10
(34-91) 521-3515
Pedaços finos, crocantes e retangulares de pizza fresca são preparados no fundo deste pequeno bar industrial-chique. Os sabores variam de mussarela básica até jamón ibérico (presunto curado). Os clientes escolhem quanto querem e a seleção é cortada com tesoura. O preço é por quilo, com um prato médio custando aproximadamente 6 euros.

Italiana Madrid
Corredera Baja de San Pablo, 10
(34-91) 523-2126
Nesta livraria e café adoravelmente restaurado com mesas de carvalho e excelentes espressos macchiatos, a maioria dos livros bonitos (com ênfase em culinária, viagem e arte) é em italiano. Leitores não-italianos podem dedicar sua atenção ao cheesecake de ricota (3 euros, cerca de US$ 4,25, com o euro cotado a US$ 1,42), que tem sabor de Milão.

Femisa Objetos Perdidos
Corredera Baja de San Pablo, 8
(34-91) 523-0364
Aberta neste ano por Corachan y Delgado, uma dupla conhecida por sua loja vintage (atualmente fechada) em Malasaña, esta descendente, especializada em “objetos perdidos”, está repleta de bugigangas úteis como camisetas interessantes do País Basco –assim como a peculiar moda do século 20 que lhe deu reputação.