Topo

Vai passar o fim de ano em São Paulo? Veja roteiro para curtir a cidade mais vazia

Vista de São Paulo a partir do Pico do Jaraguá, na zona oeste da cidade - Joao Wainer/Folha Imagem
Vista de São Paulo a partir do Pico do Jaraguá, na zona oeste da cidade Imagem: Joao Wainer/Folha Imagem

ADRIANA TERRA<br>DANILO POVEZA<br>Colaboração para o UOL

23/12/2011 16h00

Embora muitos estabelecimentos fechem as portas na semana de fim de ano em São Paulo, é possível encontrar boas opções de lazer para aproveitar a cidade nos dias em que grande parte da população deixa a capital (segundo a CET, 1,5 milhão de veículos devem sair de São Paulo já antes do Natal).

Para fazer um roteiro cultural e de passeios com o que a cidade oferece para quem decidiu não viajar -- ou mesmo para quem está passeando por São Paulo --, reunimos sugestões de cinemas, exposições, parques, festas e restaurantes que ficam abertos e podem ser visitados nesta época, alguns deles indicados, a convite do UOL, por três proprietários de clubes, restaurante e galeria na cidade.

  • Fernanda Rocco/Divulgação
  • Tadeu Brunelli/Divulgação

    No alto, Gabriel Gaiarsa, do Clash Club, que recomenda o Bar Valadares; acima, Paulo Barros, do restaurante Italy, que para almoçar indica o Mocotó

Gabriel Gaiarsa, sócio das casas noturnas Clash Club e Lab, sugere por exemplo “ficar de bobeira no Valadares”. O bar da Lapa é famoso por aperitivos exóticos como o testículo de boi e a rã. Já o chef Paulo Barros, dono do Italy, novo point gastronômico da Oscar Freire, indica “ir até o restaurante Mocotó para almoçar uma comida nordestina”. No restaurante da zona norte, as filas em dias cheios ultrapassam uma hora, mas nesta época do ano a espera fica menor.

Para os proprietários da galeria Choque Cultural, Baixo Ribeiro e Mariana Martins, dezembro é a chance de redescobrir a cidade. “Passear por São Paulo quando ela fica vazia é a melhor pedida. Uma ideia é descer do carro para observar melhor as escalas e os detalhes dos trabalhos de arte urbana que normalmente vemos correndo.”

Na galeria a seguir, veja estas e outras dicas. Entre exposição do dinamarquês Olafur Eliasson, festinha animada na região central da cidade e uma sessão de cinema logo no primeiro dia do ano, eleja as opções que mais agradam você.