Topo

Guarda do Embaú, o paraíso catarinense de Paulo Zulu, tem surfe, trilhas e baleias

Paulo Zulu entre os filhos Patrick e Derik na Guarda do Embaú, em Santa Catarina - Arquivo pessoal
Paulo Zulu entre os filhos Patrick e Derik na Guarda do Embaú, em Santa Catarina Imagem: Arquivo pessoal

DOLORES OROSCO

Colaboração para o UOL

26/12/2011 07h07

Surfista profissional, pós-graduado nas ondas das praias cariocas, Paulo Zulu escolheu a Guarda do Embaú, em Santa Catarina, para chamar de lar. O empresário, modelo e ator sazonal deixou seu Rio de Janeiro natal há 15 anos para viver na região com a mulher, a gaúcha Cassiana Mallman, e os filhos Patrick, de 8 anos, e Derik, de 6.

A paixão de Zulu pelo paraíso catarinense nasceu há 30 anos e teve o surfe como cupido. “Descobri a Guarda aos 17. Vim com um grupo de amigos, pois sempre ouvíamos falar que era considerada uma das melhores e mais bonitas praias para pegar onda”, relembra.

Além de surfe, Zulu diz que a praia –localizada a 53 km de Florianópolis– oferece outras atividades. “É um lugar bom para pescar, remar, passear de barco no rio Madre e nas dunas, fazer trilhas...”, enumera. “Ou não fazer nada e ficar curtindo o pôr do sol.”

“Fazer nada” não tem entrado na lista recente de Zulu em sua rotina na Guarda. Atualmente ele é um dos participantes do reality show “Nas Ondas”, exibido aos domingos no “Esporte Espetacular”, da TV Globo, e tem aproveitado o tempo para aprimorar suas técnicas e fazer bonito na competição. 

O surfista defende que a Guarda é um dos mais completos roteiros turísticos do Brasil – e que reserva surpresas. “Lá tenho mar, rio e vegetação intocada. No inverno, quando estou surfando, às vezes vejo bem de perto baleias com filhotes”, conta Zulu, que é proprietário de uma pousada no lugar, a ZuluLand.

Guarda do Embaú

  • Sergio Alberti / Folha Imagem

    Filhote de baleia franca foi avistado próximo à costa, em setembro de 2011

Como chegar: o acesso à Guarda é feito pela rodovia BR-101, km 242, sentido sul (a partir de Florianópolis). Outras opções de acesso podem ser feitas pelo município de Santo Amaro da Imperatriz (BR 282), diretamente de São José (via intermunicipal) e pelo sul do estado (BR-101).

Aeroporto: o mais próximo fica em Florianópolis

Ônibus: a empresa que faz a linha Florianópolis/Palhoça (onde fica a praia) é a Paulotur, que sai do Terminal Central de Florianópolis, próximo à rodoviária. Os horários variam das 7h às 20h20. O telefone da Paulotur é 48 3244-2777.

Prefeitura de Palhoça
www.palhoca.sc.gov.br