Topo

Surfista profissional, Scooby já esqueceu roupa e prancha na Prainha

O surfista Pedro Scooby surfando na Prainha, no Rio de Janeiro - Daniel Smorigo/Arquivo pessoal
O surfista Pedro Scooby surfando na Prainha, no Rio de Janeiro Imagem: Daniel Smorigo/Arquivo pessoal

DOLORES OROSCO

Colaboração para o UOL

29/12/2011 07h05

Ele já enfrentou os tubos gigantes que se formam nas ondas de Teahupoo, no Taiti – sonho de todo garoto que não se separa de sua prancha. Mas para o surfista Pedro Henrique Viana, mais conhecido como Scooby, não há lugar melhor que a Prainha, no Rio de Janeiro.

“Lá encontro meus amigos e todas as condições de onda”, conta Scooby, que, além da turma, também costuma ser visto no lugar ao lado da namorada, a atriz Luana Piovani. “Para mim é a praia mais bonita do Brasil e faz com que eu me sinta perto da natureza, mesmo estando em meio à loucura da grande cidade.”

Localizada na região da Barra da Tijuca, próxima ao bairro de Grumari, a Prainha tem cerca de 150 metros de extensão, areia branca, águas claras e poucos quiosques por se tratar de uma área de preservação ambiental. “O pessoal que sempre vai lá mantém tudo limpo e organizado. Ali perto tem um parque lindo, trilha com uma vista incrível e chuveiro de água doce”, conta Scooby.

No ar como um dos competidores do reality show “Nas Ondas” – exibido aos domingos no “Esporte Espetacular” –, Scooby diz que mesmo quando o mar não favorece, a Prainha é bom lugar para os surfistas. “Vou mesmo quando não tem onda. Encontro os amigos e me preparo fisicamente na areia.”

O clima familiar do local já rendeu boas surpresas para o surfista. “Saí da água num final de tarde, atrasado para uma reunião, e só à noite me lembrei de que tinha esquecido a prancha e minha roupa de borracha na praia! Sorte que a galera me conhece e o Pedrão, dono de um dos quiosques, guardou tudo e me devolveu no dia seguinte!”

Como chegar: o único acesso à Prainha é pela avenida Estado da Guanabara. Parta da Barra da Tijuca, seguindo pelo Recreio e pela praia da Macumba. Outra opção é o Surf Bus, serviço de transporte que leva os surfistas com suas pranchas até a Prainha. Tem saída de três em três horas, das 7h às 19h, passando pelos bairros do Flamengo, Botafogo, Copacabana, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes

Prefeitura e Riotur
www.rioguiaoficial.com.br