Topo

Chile evacua 700 turistas por conta de incêndio na Patagônia

DA ANSA

30/12/2011 11h53

SANTIAGO DO CHILE, 30 DEZ (ANSA) - A Secretaria Nacional de Emergência do Chile (Onemi, na sigla em espanhol) informou hoje que cerca de 700 turistas foram evacuados das zonas de risco da região de Magalhães por conta de um incêndio que já dura três dias.

O diretor da Onemi, Vicente Núñez, destacou que o acesso de turistas à região está proibido até novas instruções. Segundo ele, "esta situação corresponde a um incêndio de características extremas, principalmente por conta das condições de topografia, fortes ventos e o estado de vegetação altamente combustível".

Núñez ainda explicou que o combate ao fogo foi realizado ontem com a ajuda de 120 voluntários e que hoje o número de pessoas deve duplicar com a ajuda de funcionários da Corporação Nacional Florestal do Chile (Conaf), membros do Exército, bombeiros, além dos argentinos.

Socorristas da Argentina se juntaram aos chilenos para tentar apagar as chamas que já consumiram aproximadamente 5,7 mil hectares do Parque Nacional Torres del Paine, um dos principais pontos turísticos do Chile, localizado no extremo sul do país, na Patagônia chilena.