Barra de Santo Antônio, em Alagoas, esconde a praia de Carro Quebrado
Barra de Santo Antônio possui diversas opções de praias para agradar a todos os gostos, desde aqueles que buscam mais tranquilidade até quem procura mais agitação. Assim como em grande parte das praias de Alagoas, uma é mais bonita do que a outra, com águas cristalinas, areias finas, recifes de corais e muitos coqueiros.
A cerca de 37 km ao norte de Maceió, a Barra abriga a Ilha da Crôa. Antigamente o acesso era possível apenas de balsa, mas hoje há uma ponte que atravessa o rio Santo Antônio. A região é simples, formada em grande maioria por pescadores, sem grande infraestrutura para turistas, mas compensa por seus cenários. Diversos quiosques e restaurantes estão espalhados em toda a extensão da praia de Ilha da Crôa, com pratos a preço médio de R$ 35 para duas pessoas. Do lado direito da praia, o restaurante do Pituba oferece redes nos quiosques, que são excelentes para relaxar e curtir o pôr-do-sol.
A Ilha da Crôa é uma península que se encerra entre o mar, a lagoa e o rio. O local contava com um grande banco de areia no encontro do mar com o rio, que aparecia na maré baixa, que praticamente desapareceu. Para os moradores da região, a falta de cuidado da população, que só estava preocupada com o turismo, foi uma das questões responsáveis pelo desaparecimento da ilha, já que não havia um cuidado em plantar na região, por exemplo.
Hoje, a praia de Ilha da Crôa possui águas azuis, límpidas e mansas. É ideal para a pesca, para a prática de esportes na areia, como futebol e vôlei, e para caminhadas ou passeios de bicicleta. Da Ilha avistam-se as falésias de Carro Quebrado, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.
Assim que chegar à região, você será abordado por diversos guias (adultos e crianças) que se oferecem para acompanhar o turista até a praia de Carro Quebrado, a aproximadamente seis quilômetros da Ilha. O preço médio cobrado é de R$ 30 por carro.
Entardecer na Ilha da Crôa, em Alagoas; antigamente o acesso era possível apenas de balsa, mas hoje há uma ponte que atravessa o rio Santo Antônio
A princípio parece besteira – e caro – aceitar a ajuda do morador, porém, se você não gosta de se perder, aceite a oferta, pois não há nenhuma sinalização da entrada para a praia. Não que seja impossível encontrá-la, mas talvez isso leve um pouco mais de tempo.
A estrada até Carro Quebrado é toda de terra e com muitos buracos (leia-se: perigo de atolar considerável se choveu há pouco tempo). Diversas casas de barro são vistas durante o percurso, que também inclui uma bela vegetação e centenas de coqueiros. Há duas entradas para a praia, uma mais longe e outra mais próxima das falésias.
A origem do nome Carro Quebrado tem algumas versões. Uns dizem que um casal foi namorar na praia à noite e não conseguiu voltar porque o carro quebrou. Outros acreditam que um carro teria atolado na estrada de acesso, sendo completamente corroído pela maré alta.
Área de preservação ambiental, Carro Quebrado é deserta. Não possui nenhuma infraestrutura, mas é possível encontrar algumas barraquinhas que vendem água de coco e refrigerantes, mas a melhor opção é o turista levar, ao menos, uma garrafa de água consigo.
A dificuldade para encontrar a praia logo é compensada pelo visual deslumbrante que ela oferece. Águas azuis, muita vegetação, coqueiros, areia clara e um enorme paredão avermelhado fazem do lugar um excelente ponto para descansar e curtir a natureza.
Se você está na primeira entrada da praia e optar por caminhar até as falésias, pode seguir tanto pela praia quanto por uma estradinha de terra, localizada logo onde os carros ficam estacionados. A caminhada é de aproximadamente 30 minutos. Vale muito a pena chegar ao local e ver de perto as areias coloridas que compõem o “paredão”.
Há outras formas de chegar a Carro Quebrado, a partir dos passeios de barco, lancha ou buggys. A melhor dica é ir cedo para aproveitar todo o dia na praia e pegar a maré ainda baixa.
De volta à Ilha da Crôa, não há opções de lazer a noite nem em outras regiões da Barra do Santo Antônio, assim como também poucas pousadas, mas é possível encontrar algumas casas para alugar. O melhor é aproveitar as belezas durante o dia e conhecer também as praias de Tabuba, São Miguel dos Milagres, Tatuamunha e a belíssima praia do Morro.
Como Chegar
Carro Quebrado é considerada uma das praias mais bonitas do país; mesmo sem infraestrutura de turismo, seu cenário vale muito a pena
Saindo de Maceió, siga pela AL-101, sentido norte, até a Barra de Santo Antônio. Atravesse a ponte sobre o rio Santo Antônio até a Ilha da Crôa. Para Carro Quebrado, siga a estrada de terra na Ilha da Crôa.
Onde Ficar
Pousada Ventos da Barra
Rua Juliana C. Modesto, 54 - Ilha da Crôa
Tel. (82) 3291-2196
Paripueira Praia Hotel
Avenida Vereador Hermes da Fonseca Mata, 3 - Paripueira
Tel. (82) 3293-1566
Hotel Arco-Íris
Loteamento Tabuba, rua 10, 6 - Barra de Sto Antônio
Tel. (82) 3291-1250
www.tabuba.tk
Pousada e Restaurante Tabuba
Loteamento Tabuba, 43, quadra A – Barra de Sto Antônio
Tel. (82) 3291-1187
Curiosidade
Os moradores da Ilha da Crôa costumam dizer que para quem deseja encontrar um amor, o segredo é colocar o pé direito no rio local, para que o pedido se realize
Maceió
AJ Alagamar Hostel
Rua Prefeito Abdon Arroxelas, 327
Praia de Ponta Verde
Tel: (82) 3231-2246
Maceió Mar Hotel
Av. Álvaro Otacílio, 2.991
Praia de Ponta Verde
Tel: (82) 2122-8000
www.maceiomarhotel.com.br
Pajuçara Praia Hotel
Av. Dr. Antônio Gouveira, 197
Praia de Pajuçara
Tel: (82) 4009-1000
www.pajucarahotel.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.