Artistas revitalizam fachadas de Funchal, na ilha portuguesa da Madeira
Em Funchal, capital da Madeira, o que eram portas velhas e esquecidas se transformaram em uma galeria a céu aberto no centro histórico da ilha portuguesa.
Iniciado há quase um ano, o projeto Arte Portas Abertas levou cores e texturas a fachadas de residências, estabelecimentos comerciais abandonados e construções decadentes da rua Santa Maria, uma das vias mais antigas desta ilha vulcânica a 600 km da costa africana.
As fachadas revitalizadas já entraram na lista dos atrativos turísticos da ilha e não perdem em interesse para cenários naturais de peso como praias selvagens e uma floresta declarada Patrimônio da Humanidade, a Laurissilva.
Para colocar o projeto em prática, moradores locais foram convidados a cederem suas portas e janelas para intervenções de artistas que usaram fotografia, escrita e pintura para criar obras sobre pedaços de madeira mal tratados que dão acesso àquelas construções centenárias.
O curioso é que a ideia do Arte Portas Abertas ganhou destaque e a zona histórica abriga hoje outras construções 'não oficiais' que foram contaminadas pelas artes. Atualmente, é possível observar intervenções em fachadas de restaurantes, lojas de souvenirs e residências nos arredores.
Os trabalhos parecem não ter data para serem concluídos, uma vez que o Arte Portas Abertas continua disposto a receber a intervenção de novos artistas que queiram pintar outras portas da região.
* O jornalista viajou à Ilha da Madeira a convite do Turismo de Portugal e do Turismo da Madeira
Projeto Arte Portas Abertas: www.arteportasabertas.com
Mais informações sobre a Ilha da Madeira: www.visitmadeira.pt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.