Topo

Feira de turismo de aventura transforma prédio de Bienal em parque de esportes radicais

Marcel Vincenti

Do UOL, em São Paulo

20/04/2012 11h33

Crocodilo Dundee encontra Oscar Niemeyer. É essa a sensação que as pessoas podem ter ao visitar a Adventure Sports Fair, que está sendo realizada no pavilhão da Bienal, em São Paulo, até este sábado (21). Aberto ao público geral, o evento é uma das maiores feiras de turismo de aventura do Brasil e colocou, dentro do prédio projetado pelo secular arquiteto carioca, cenários reais de passeios radicais.

Foram erguidos, no espaço do edifício, uma pista de teste-drive para veículos off-road, uma pista de esqui de polímero e dois tanques extremamente interessantes: o primeiro deles tem 20 metros de comprimento e, sobre suas águas, deslizam caiaques e pranchas adaptadas para a prática de “stand up paddle”. O segundo, com 2,4 metros de profundidade, está sendo usado para que o público aprenda técnicas de mergulho. Com pés de pato e tubos de oxigênio das costas, os visitantes podem submergir no tanque e, por alguns minutos, se divertir sob seus 30 mil litros de água.

Entre as famosas colunas e rampas do pavilhão foram esticadas cordas para o público equilibrista: perto do solo, as slacklines; lá em cima, a cinco metros do chão, as highlines, percorridas apenas por pessoas devidamente presas a cordas de segurança. Também fazem parte do cenário aéreo uma teia de aranha (também esticada a mais de quatro metros do solo) e uma parede de escaladas. O público faz fila para se pendurar em ambas.

Viajantes informados

De acordo com o diretor Sérgio Bernardi, um dos grandes objetivos da Adventure Sports Fair é deixar as pessoas mais preparadas para viagens que envolvam turismo radical. “Queremos que os viajantes saibam como planejar seus passeios de aventura”, diz ele. “E isso envolve desde a roupa mais adequada para uma escalada até informações de segurança que são essenciais para esse tipo de empreitada”. 

  • Divulgação

    Visitante da Adventure Sports Fair se pendura em corda colocada no meio do pavilhão da Bienal

Para cumprir esse objetivo, a feira conta com a presença de 130 expositores especialistas no ramo. Em seus estandes, eles expõem itens como roupas de mergulho, sapatos para caminhadas e óculos de sol. Há também em exposição – e em muitos casos à venda – produtos como veículos 4x4 e paragliders. Um passeio para o espaço sideral também pode ser comprado por 200 mil dólares, diretamente com a agência do astronauta Marcos Pontes, que tem um estande no evento.

Além disso, marcam presença na feira diversos Estados brasileiros que têm potencial para ganhar dinheiro com o turismo de aventura. O Maranhão, com sua Chapada das Mesas, a Bahia, com a Chapada Diamantina, e São Paulo, com destinos como Brotas e Socorro, são algumas unidades da Federação que expõem seus atrativos na Adventure Sports Fair.

SERVIÇO

Adventure Sports Fair  
Horário: Aberta hoje (20 de abril) até as 22h e amanhã (21 de abril), das 10h às 22h
Ingresso: R$ 17 (menores de 10 anos e maiores de 65 anos não pagam)
Endereço: Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera – São Paulo (SP)
Mais informações: www.adventurefair.com.br