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Sete maravilhas naturais vão se promover em conjunto e terão roteiro turístico integrado

Aeronave da Fundação Suíça, promotora do concurso das Sete Novas Maravilhas da Natureza, sobrevoou Foz do Iguaçu e região na tarde da sexta-feira (25/05/2012) - Nilton RolinItaipu Binacional/Divulgação
Aeronave da Fundação Suíça, promotora do concurso das Sete Novas Maravilhas da Natureza, sobrevoou Foz do Iguaçu e região na tarde da sexta-feira (25/05/2012) Imagem: Nilton RolinItaipu Binacional/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

31/05/2012 19h30

Os representantes das sete maravilhas mundiais da natureza, eleitas no fim de 2011, decidiram promover os sete destinos turísticos em conjunto. Além das Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina), que foi consagrada recentemente como uma das sete e realizou uma festa no último fim de semana para comemorar o título, estão na lista também a ilha de Jeju (Coreia do Sul), o rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas), a baía de Halong (Vietnã), o Parque Natural de Komodo (Indonésia), a Table Mountain (África do Sul) e, ainda como uma provável vencedora, a região da Amazônia.

A primeira ação da fundação suíça New Seven Wonders e dos representantes das maravilhas será incorporar na publicidade de cada um dos destinos as imagens de todos os demais. O presidente da fundação, Bernard Weber, apresentou no congresso que aconteceu neste domingo (27) em Puerto Iguazú um projeto de criação de um memorial para ser instalado em cada um dos atrativos, com imagens de todas as maravilhas naturais.

As autoridades querem também criar um fundo com recursos dos países que sediam os sete destinos turísticos para divulgar de um roteiro integrado. Um site e um filme vão mostrar as maravilhas, que também serão divulgadas em todos os eventos de turismo internacionais, feiras e festivais.

Para o Brasil

Para Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu, presidente do Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu e representante no Brasil do Comitê Local de Apoio às Cataratas, a conquista do título vai contribuir para que Foz do Iguaçu ganhe força no mercado internacional.

No lado brasileiro do destino, o número de turistas estrangeiros teve uma queda nos últimos anos, muito por conta da supervalorização do real. A queda da moeda brasileira e a divulgação obtida com a eleição das Cataratas devem ajudar a ampliar a participação de estrangeiros, limitada a um quarto dos visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro.

No ano passado a atração recebeu cerca de 1,4 milhão de visitantes, um crescimento de 10% sobre 2010. Por conta da crise internacional, as expectativas para 2012 não são tão expressivas, de acordo com Piolla. Ele explicou que o destino Iguaçu busca ampliar o turismo de eventos (inclusive os corporativos), reforçar sua vocação como destino de lazer para as famílias, oferecer as opções de ecoaventura e difundir ainda mais o turismo de compras, tendo em vista a proximidade com a Ciudad del Este.