Topo

Atingidas pela seca, festas de São João do Nordeste homenageiam Luiz Gonzaga

Marcel Vincenti

Do UOL, em São Paulo

01/06/2012 07h00

Nas festas de São João deste ano, as cidades do Nordeste serão unânimes em um ponto: todas elas farão homenagens ao artista Luiz Gonzaga, cujo nascimento completa um século em 2012. Coincidência irônica, a região vive, nos dias de hoje, a dura realidade descrita na música “Asa Branca”, a mais famosa obra do “Rei do Baião”: falta d'água, perda de gado e pés de plantação em petição de miséria.

A estiagem, porém, não foi suficiente para cancelar os festejos: em alguns casos, apenas podou-os. Houve cidades que cortaram pela metade os dias de evento, mas muitas mantiveram sua programação megalomaníaca, com shows de astros nacionais e estrutura para receber milhões de pessoas. 

  • Divulgação

    A festa junina de São Luís, no Maranhão, é uma das mais tradicionais de todo o país

Da Bahia ao Maranhão, há festas de São João que já começam no dia 1º de junho e se estendem até o último dia do mês. E as atrações, como sempre, serão extremamente heterogêneas, variando de apresentações de literatura de cordel a shows de Michel Teló. Quadrilhas e de bandas de forró, como é de se supor, também serão destaque das festas.

Veja abaixo informações sobre alguns dos principais destinos para curtir a festa junina no Nordeste brasileiro:  

Amargosa (BA)

Localizado no Recôncavo Baiano, a 240 quilômetros de Salvador, o município de Amargosa promove uma das principais festas de São João da Bahia. Neste ano, o evento na cidade será realizado entre os dias 21 e 24 de junho e terá como tema a Literatura de Cordel, mas também irá contar com shows de grandes nomes do cenário musical nacional, como Luan Santana, Cavaleiros do Forró e Geraldo Azevedo. Os festejos acontecerão na Praça do Bosque, em cuja área de 29 mil m² será montada uma cidade cenográfica, onde serão vendidas bebidas, comidas típicas e artesanatos.

  • Divulgação

    Por causa da seca, a festa de São João da Amargosa foi reduzida de dez para quatro dias

A seca que atinge o interior da Bahia, porém, acabou por afetar a festa, cuja realização foi defendida pelo mandatário local. “Caso não realizássemos os festejos, o impacto negativo na economia do município seria muito grande”, afirma o prefeito de Amargosa, Valmir Sampaio, que realizou alguns ajustes para reduzir os investimentos com o evento. Um deles foi diminuir a duração da festa de dez para quatro dias.

Mais informações: www.saojoaobahia.com.br

Aracaju (SE)

O Forró Caju, uma das mais maiores festas juninas da capital sergipana, será realizado entre os dias 15 e 29 de junho e irá homenagear Luiz Gonzaga. Nos 14 dias de festa, centenas de atrações locais e nacionais irão se apresentar em três palcos na praça de eventos Hilton Lopes, localizada entre os Mercados Municipais de Aracaju. Apresentação de quadrilhas e trios pé-de-serra farão parte do cardápio e mais de 70% dos artistas presentes no evento, como o músico Erivaldo de Carira, serão sergipanos. Cantores de projeção nacional, como Fagner, Dominguinhos e Zé Ramalho, também marcarão presença no Forró Caju. 

  • O Forró Caju é uma das mais maiores festas juninas da capital sergipana e, neste ano, será realizado entre os dias 15 e 29 de junho

Além da parte musical, o evento promoverá atividades paralelas como o Fórum do Forró e a Marinete do Forró. O 11º Fórum do Forró, por exemplo, será realizado nos dias 5 e 6 de junho e irá homenagear o centenário de Luiz Gonzaga. Já a Marinete do Forró - ônibus tipo jardineira que, ao som do forró, leva visitantes para conhecer os principais pontos turísticos de Aracaju - circulará pela cidade entre os dias 15 e 30 de junho.

Mais informações: http://www.aracaju.se.gov.br/pdf/programacao_forroCaju2012.pdf

Assú (RN)

A festa de São João do Assú (RN), cidade localizada a 210 km de Natal, é uma das mais tradicionais de todo o país: segundo autoridades do município, as homenagens a São João Batista ocorrem no Assú há 286 anos. Em 2012, os festejos oficiais da cidade serão realizados de 1º a 30 de junho e, a exemplo de outras localidades, homenagearão o centenário do nascimento do “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga. Entre as atrações musicais do evento destacam-se as bandas Garota Safada, Forró Estourado, Forró do Bom e Cavaleiros do Forró. A dupla sertaneja Victor & Léo também fará show no São João do Assú.

A prefeitura do município promete ainda realizar os tradicionais encontros de quadrilhas e sanfoneiros, além de abrir uma área onde haverá degustação de comidas típicas e exposição de artesanatos locais. A estrutura em que se apresentarão as atrações será montada na praça São João, onde está a igreja matriz do Assú e os principais casarões seculares da cidade.

Mais informações: www.assu.rn.gov.br

Campina Grande (PB)

Autodenominada como “o maior São João do mundo”, a festa junina de Campina Grande será realizada entre os dias 1º de junho e 1º de julho. Serão mais de mil horas de forró para um público estimado em cerca de dois milhões de pessoas. Além dos shows com artistas locais, regionais e nacionais, haverá quadrilhas juninas, grupos folclóricos, casamento coletivo, Círio de São João, apresentações de repentistas, shows pirotécnicos e degustação da culinária regional.

  • Antonio Ronaldo/UOL

    "Maior São João do mundo”, a festa junina de Campina Grande espera receber dois milhões de pessoas neste ano

Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, que completaria 100 anos em 2012, também será homenageado durante os festejos: no Parque do Povo, que abriga grande parte do evento, será erguida a Casa de Gonzaga, com exposição de fotografias, roupas e sanfonas do artista. Nos arredores da atração haverá 150 barracas e 98 quiosques com comidas e bebidas. Artistas como Elba Ramalho, Zé Ramalho e Dominguinhos também fazem parte da programação do São João de Campina Grande.

Mais informações: www.saojoaodecampina.pb.gov.br

Caruaru (PE)

Concorrente de Campina Grande na realização do “maior São João do mundo”, a cidade de Caruaru promoverá, neste ano, um evento com shows de Michel Teló, Banda Calypso, Chiclete com Banana, Dominguinhos, Aviões do Forró e Elba Ramalho. Os festejos oficiais começam no dia 2 de junho e vão até o final do mês, 30. Serão cinco grandes polos de animação espalhados por toda a cidade, com apresentações de mais de 300 artistas. Como em outros festejos do Nordeste, haverá inúmeras homenagens ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.

  • Divulgação

    Caruaru promoverá, neste ano, shows de Michel Teló, Banda Calypso e Chiclete com Banana

No Polo Cultural da Estação Ferroviária, um dos principais points do evento, será criada uma cidade cenográfica com réplica de ambientes que lembram a Caruaru de antigamente, com mercearia, igrejinha e outras construções típicas. Além disso, o espaço abrigará uma arena gastronômica com barracas de comidas típicas e restaurantes. Apresentações de diversas quadrilhas também tomarão conta da cidade durante o evento. Em 2011, a festa de São João de Caruaru recebeu a visita de cerca de 1,2 milhão de pessoas.

Mais informações: www.caruaru.pe.gov.br/unoticia/programacao-do-sao-joao-2012/

Cruz das Almas (BA)

A festa de São João do município de Cruz das Almas, uma das maiores do Estado da Bahia, parece não haver se abalado com a seca que atinge o Nordeste. “A Bahia e o Nordeste vivem um momento difícil com esse período de estiagem. Por esse motivo, muitos municípios não vão realizar suas festas. Com muito esforço, nós mantemos a festa e nossa grade de atrações”, disse o vice-prefeito da cidade, Valtércio Cerqueira.

  • Divulgação

    Neste ano, o São João de Cruz das Almas será realizado entre os dias 21 a 24 de junho

Na programação deste ano, que vai de 21 a 24 de junho, 77% dos artistas são provenientes da própria Cruz das Almas, como a Filarmônica Euterpe Cruzalmense. Grupos de projeção nacional, como Raça Negra, Calcinha Preta e a dupla Fernando e Sorocaba, também marcarão presença nos festejos da cidade. A prefeitura da cidade vai aproveitar as festas juninas para inaugurar, no dia 1º de junho, a “Escola Pública do Forró”, para fortalecer a cultura local. O município de Cruz das Almas está a 157 km de Salvador.

Mais informações: www.saojoaobahia.com.br

Limoeiro (PE)

Localizado a 80 km de Recife, o município de Limoeiro promete realizar um dos principais eventos juninos de Pernambuco neste ano. A festa irá de 22 a 30 de junho e contará com cerca de cem atrações espalhadas em cinco polos de entretenimento. O Polo das Quadrilhas, por exemplo, estará cercado por 30 metros de arquibancadas, que comportarão mais de 500 pessoas. Todas elas poderão assistir a apresentações de quadrilhas, casamentos matutos e bois de caboclinhos.

Na agenda do evento também há shows de artistas como Bruno & Marrone, Roberta Miranda e Paulinho do Acordeon, além de apresentações de orquestras de metais e de filmes que homenagearão o centenário do nascimento de Mazzaropi.

Mais informações: www.limoeiro.pe.gov.br

Mossoró (RN)

Localizada no oeste do Rio Grande do Norte, a 277 quilômetros de Natal, o município de Mossoró realiza há 16 anos o "Mossoró Cidade Junina", considerada uma das maiores festas de São João do país. O evento, realizado entre os dias 9 de junho e  1° de julho, promoverá shows da música nordestina, quadrilhas juninas, feiras de artesanato e festival de comidas típicas.

  • Divulgação

    A festa de São João de Mossoró será realizada entre os dias 9 de junho e 1° de julho

O palco principal dos festejos será a Estação das Artes Eliseu Ventania, antiga estação ferroviária do Mossoró que tem 48 mil m², onde serão montados palcos, camarotes, arenas, barracas, um circo do forró (onde haverá apresentações de trios de forró pé-de-serra), bares e restaurantes. Quadrilhas juninas e sanfoneiros, como é de praxe, darão as caras na festa.

A prefeitura de Mossoró espera que pelo menos um milhão de pessoas visitem o evento, que contará com cerca de cem atrações musicais. Entre elas, destaque para os Aviões do Forró e para a dupla César Menotti e Fabiano.

Mais informações: www.mossorocidadejunina.com.br

Maracanaú (CE)

Parte da região metropolitana de Fortaleza, e eleita a “Capital Junina do Estado do Ceará”, a cidade de Maracanaú promoverá, nas festas de São João deste ano, shows de bandas como Garota Safada, Parangolé, Calcinha Preta e Banda Calypso. Os festejos serão realizados entre 1º e 17 de junho e, como em todo o Nordeste, irão homenagear o centenário do nascimento do “Rei do Baião”: no espaço do evento, será montada a cidade cenográfica “Vila Luiz Gonzaga”, que irá abrigar boa parte das atrações da festa. 

A prefeitura de Maracanaú espera que o evento atraia mais de um milhão de pessoas para o município.

Mais informações: www.maracanau.ce.gov.br/saojoao

Salvador (BA)

As festas de São João em Salvador serão realizadas, principalmente, nas ruas e praças do Centro Histórico, com destaque para apresentações musicais no Largo do Pelourinho, no Terreiro de Jesus, na Praça Tereza Batista e na Praça Municipal (onde se concentrarão as quadrilhas). A grade de programação ainda não foi confirmada pela Secretaria de Turismo do Estado, mas nomes como Adelmário Coelho, Estakazero, Alcymar Monteiro, Gilberto Gil, Targino Gondim, Zelito Miranda, Carlos Pitta, dentre outros, que podem pintar como atrações. 

  • Davi Carneiro/Setur-BA

    As festas de São João em Salvador serão realizadas, principalmente, nas ruas e praças do Centro Histórico da cidade

Ao ir para Salvador e ficar hospedado em um dos hotéis que ficam na orla da cidade, não deixe de usar o "Salvador Bus" para se locomover por pontos da capital: dentro do veiculo, um sanfoneiro faz a alegria dos foliões juninos com os ritmos típicos da época.

Mais informações: www.saojoaobahia.com.br

São Luís (MA)

A festa de São João de São Luís, no Maranhão, será realizada de 15 a 30 de junho e, nestas duas semanas de evento, promete apresentar sete atrações por dia. Os festejos darão ênfase à cultura local: shows de forró pé-de-serra e apresentações de músicos maranhenses como Cláudio Pinheiro e Ronaldo Pinheiro. O destaque da festa, porém, serão os inúmeros desfiles de bumba-meu-boi, tradição que resgata uma história típica das relações sociais e econômicas da região durante o período colonial, marcadas pela monocultura, criação extensiva de gado e escravidão.

Atualmente, existem quase cem grupos de bumba-meu-boi na cidade de São Luís subdivididos em diversos sotaques. Cada sotaque tem características próprias que se manifestam nas roupas, na escolha dos instrumentos, no tipo de cadência da música e nas coreografias.

Mais informações: www.saoluis.ma.gov.br

Senhor do Bonfim (BA)

Considerada a "Capital Baiana do Forró", mas afetada pela estiagem que aflige o Nordeste, a cidade de Senhor do Bonfim reduziu sua festa de São João deste ano de seis para três dias. Os festejos acontecerão entre 22 e 24 de junho e terão como destaque Alcymar Monteiro, Os Magníficos, Trio Nordestino e Zelito Miranda.

  • Davi Carneiro/Setur-BA

    Afetada pela estiagem, a cidade de Senhor do Bonfim reduziu sua festa de São João deste ano de seis para três dias

O Arraiá da Tapera também vai homenagear os cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga e a cidade, que está a 380 km de Salvador e a 120 km de Petrolina (PE), se prepara para receber milhares de visitantes.

Mais informações: www.saojoaobahia.com.br