Topo

Ursos de pelúcia, cartas e vestido de noiva estão em Museu das Relações Cortadas, na Croácia

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Zagreb

12/06/2012 07h24

Ursinhos de pelúcia, espelhos quebrados, vestido de noiva, roupas, cartas e até um machado. Não parece, mas estes são alguns dos objetos que fazem parte do acervo de um museu de Zagreb, a  capital da Croácia.

É, no mínimo, inusitado, mas esta cidade do Leste Europeu de alma jovem abriga um espaço dedicado, exclusivamente, ao fim dos relacionamentos amorosos, conhecido como Museu das Relações Cortadas (Museum of Broken Relationships, em inglês).

Indicado como 'museu europeu do ano', em 2011, e ganhador do prêmio Kenneth Hudson de 'museu europeu mais inovador de 2011', o local é uma curiosa viagem pelo universo dos rompimentos afetivos em diversas partes do mundo e abriga objetos doados por colaboradores de diferentes nacionalidades que decidiram tornar públicas suas histórias de amor interrompidas.

Criado pelos croatas Olinka Vištica and Dra'en Grubiši', um ex-casal que também sentiu  na pele as dores da separação, o museu começou como uma exposição itinerante por diversos países, de onde vieram novas 'obras' e, atualmente, possui endereço fixo em um palácio barroco de 1776 declarado patrimônio nacional, localizado em uma das áreas mais turísticas de Zagreb, a Cidade Alta.

O museu é pequeno e as histórias contadas pelos 'divorciados' nem sempre empolgam, mas a visita é uma deliciosa e divertida homenagem a um 'ritual de passagem' que pouco costuma ser celebrado (muito menos em forma de museu).

Museu das Relações Cortadas (Museum of Broken Relationships)
Sv. Cirila i Metoda, 2 (Zagreb – Cidade Alta)
Diariamente, das 9h às 21h (de outubro a maio) e das 9h às 22h30 (de junho a setembro).
Entrada paga
www.brokenships.com