Topo

Pesquisa identifica as superfícies mais contaminadas dos quartos de hotéis

Do UOL, em São Paulo

18/06/2012 16h12

Os botões do controle remoto e o interruptor das lâmpadas de cabeceira são dois dos lugares mais contaminados por bactérias em um quarto de hotel. Esta é uma das conclusões divulgadas ontem (17) pela Universidade de Houston, dos Estados Unidos, que realizou uma pesquisa para descobrir quais são as superfícies mais sujas dos estabelecimentos hoteleiros. 

  • Getty Images

    Nos quartos de hotel, o controle remoto e o interruptor das lâmpadas de cabeceira são os objetos mais contaminados por bactérias

O levantamento analisou hotéis dos Estados americanos do Texas, Indiana e Carolina do Sul e foi apresentado durante o Encontro Geral da Sociedade Americana de Microbiologia. “Os donos dos hotéis têm a obrigação de fornecer a seus hóspedes um ambiente limpo e seguro”, afirma a Katie Hirsh, que trabalhou na pesquisa. “Mas, hoje, a limpeza dos quartos é feita apenas a partir da avaliação visual das camareiras, algo ineficaz para manter um alto nível de higiene nesses lugares”.  

De acordo com a pesquisa, a pia do banheiro, a cabeceira da cama e as cordas que abrem as cortinas também apresentaram níveis consideráveis de concentração de bactérias. Os instrumentos usados pelas camareiras, como esponjas e vassouras, por sua vez, foram classificados pelo levantamento como “altamente contaminados” - e com um agravante: eles são capazes de transportar as bactérias de um quarto para outro com grande rapidez.

“Com a pesquisa, esperamos ajudar os hotéis a adotar práticas que reduzam os riscos à saúde dos hóspedes e aumentem a eficiência dos seus controles de higiene”, afirma a pesquisadora Hirsh.