Conhecida pelas compras e vida noturna agitada, Miami também tem opções econômicas
Antigos armazéns transformados em galerias de arte, muros tomados por arte de rua, construções imponentes erguidas em estilo europeu e vinícolas produtoras de vinhos com sabores tropicais. Não parece, mas todas estas opções de atrações se encontram em Miami, aquele cobiçado destino do sul da Flórida, nos Estados Unidos, que costuma estar associado às facilidades do mundo das compras e à democrática vida noturna desenhada para todos os estilos de baladeiros.
Fundada na primeira metade do século 19, após os espanhóis venderem as terras pantanosas da Flórida para o governo americano por cinco milhões de dólares, Miami é considerada uma das cidades mais jovens da América do Norte e, nos últimos anos, tem se esforçado em promover opções de turismo para os visitantes que já não se contentam apenas em encher sacolas em shoppings populares ou tomar drinques coloridos no calçadão da Ocean Drive, um dos endereços mais visitados no destino.
Historicamente, esta cidade de 408 mil habitantes nunca foi um destino de cultura e tenta reverter o quadro com um processo que os próprios profissionais locais da área de turismo chamam de 'culturalização do destino'. É desse esforço que surgiram eventos como festivais de cinema com projeções de filmes brasileiros e europeus; o mês em que 21 museus locais se reúnem em uma promoção do tipo 'compre um ingresso e visite dois museus'; restaurantes de cozinha de autor que oferecem pratos com preço único; e uma infinidade de endereços históricos que, de longe, lembram o paraíso das compras.
Recentemente, o destino adotou também o conceito de smart luxury, um projeto que procura estimular o visitante a frequentar o mercado de luxo de forma inteligente e sem estourar o orçamento do visitante.
A variedade de atrações em Miami parece não ter limites e o destino é capaz de surpreender viajantes de todos os estilos. Veja abaixo um guia para curtir essa cidade que, até agosto de 2012, já havia recebido 600 mil viajantes provenientes do Brasil, país que mais envia turistas para Miami.
Dicas para economizar
Compras: Os melhores meses são junho, novembro e dezembro, quando as lojas fazem troca de coleções e fazem a remarcação de preços de peças antigas.
Eventos: Se possível, procure planejar sua viagem durante os meses em que ocorrem eventos temáticos como os de gastronomia, cinema ou de museus. É neste período que os estabelecimentos se unem e oferecem promoções para o público em geral.
Happy Hour: A Ocean Drive, a avenida principal de Miami Beach, conta com bares e restaurantes com mesas na calçada que costumam oferecer promoções no final do dia do tipo 2x1, em que o cliente compra uma bebida e não paga pela segunda.
Hospedagem: Miami Beach, uma ilha artificial de 27 km de comprimento que mistura construções de estilos mediterrâneo e art déco, é o endereço mais jovem e badalado da cidade. É ali que se encontram os hotéis com melhores tarifas, inclusive, na alta temporada.
Transporte: Embora o carro seja uma das opções mais convenientes para os deslocamentos entre as atrações mais afastadas, o trânsito carregado e o estacionamento tarifado nas ruas afastam aqueles que não querem viver os mesmos problemas encontrados em grandes cidades brasileiras. Tente opções como os excelentes (e gratuitos) veículos leves sobre trilhos, conhecidos como Metromover, ou o sistema de trens chamados de Metrorail. Mais informações de horários e roteiros, acesse: www.miamidade.gov/transit
ARTE
Durante décadas, Miami esteve associada às facilidades do mundo das compras e à vida noturna democrática voltada para todos os estilos. Porém, a cidade tem tentado, nos últimos anos, reverter a situação e vê crescer opções para os visitantes que já não se contentam apenas em encher sacolas ou tomar drinques coloridos no calçadão da Ocean Drive. Inaugurado em 2011, o New World Symphony Center (www.nws.edu) é uma das casas de espetáculos mais recentes da cidade e abriga a Academia Orquestral de Música, onde são formados músicos de todas as partes do mundo. Com projeto assinado pelo premiado arquiteto Frank Gehry, o local tem como destaque um paredão de 7 mil m² localizado no jardim externo, onde são projetados, gratuitamente, concertos de música clássica, óperas, vídeos e filmes. Já o Adrienne Arsht Center (www.arshtcenter.org) possui programação mais eclética dividida em três salas de espetáculos, incluindo um espaço para teatro experimental com obras mais intimistas. Com ingressos a partir de US$15, a casa oferece shows musicais, espetáculos de dança e montagens originais da Broadway. O destino surpreende também com boas opções de museus como o Miami Art Museum (www.miamiartmuseum.org), cujo acervo abriga obras de arte dos séculos 20 e 21, e o History Miami (www.historymiami.org), instituição criada nos anos 40 que reconta a história da cidade e do sul da Flórida em cinco etapas desde o início dos primeiros habitantes da região.
ARTE DE RUA
O quer era um setor perigoso do noroeste de Miami, que durante os anos 90 funcionava como ponto de tráfico de drogas e prostituição, se transformou em um dos bairros mais frequentados pelos amantes da arte e do design. Wynwood abriga mais de 50 galerias de arte, quatro museus e um bem sucedido projeto conhecido como Wynwood Walls (www.thewynwoodwalls.com), inaugurado durante a Art Basel de 2009. Trabalhos de artistas e grafiteiros de todas as partes do mundo, como os brasileiros Nunca e Os Gêmeos, transformaram muros e fachadas de antigos armazéns em uma grande galeria de arte a céu aberto. Infelizmente, a má fama da região ainda é comum entre os que não costumam frequentá-la, como os taxistas que atuam em Miami, e o visitante independente encontra dificuldades para conseguir um táxi ou transporte público para voltar para as áreas mais turísticas da cidade. Para quem não está com veículo particular, a recomendação é incluir uma refeição em alguns dos poucos (e excelentes) restaurantes da região ou combinar, previamente, o retorno com algum taxista. Outra alternativa são os tours guiados com duração de uma hora que acontecem uma vez por mês e podem ser contratados no site: www.wynwoodartwalk.com. No segundo sábado de cada mês, o bairro abriga o Wynwood Art Walk, evento em que galerias independentes abrem suas portas até às dez da noite e formam um animado corredor cultural com exposições, coquetéis e música para receber os visitantes. A data coincide com o 'Design District Art Walk', evento com a mesma proposta que acontece no bairro vizinho conhecido como Design District.
ATRAÇÕES HISTÓRICAS
A variedade de atrações em Miami parece não ter limites e o destino é capaz de surpreender viajantes de todos os estilos. Para quem procura atrativos históricos, o destino abriga endereços escondidos que nem sempre estão nos roteiros e guias turísticos. Um dos locais mais impactantes é o Coral Castle (www.coralcastle.com), um impressionante castelo feito com mais de mil toneladas de rochas de coral esculpidas por um único homem entre 1923 e 1951, o imigrante Edward Leedskalnin. O destaque da visita monitorada é o jardim externo que abriga poltronas, mesas, esculturas e uma porta de 9 toneladas feitas com pedras que ele mesmo carregou, misteriosamente, de Florida City a Homestead, uma distância de pouco mais de 16 km.
Outra parada histórica que merece visita é a Venetian Pool (2701, De Soto Boulevard; tel.: (305) 460-5306; entrada paga). Esta piscina foi construída com rochas de coral, em 1923, como parte de um projeto encabeçado por George Merrick, quem pretendia criar uma cidade com ares mediterrâneos conhecida como Coral Gables e considerada uma das primeiras comunidades planejadas dos Estados Unidos. O local, que funciona como piscina pública em meio a pontes e cascatas, abriga mais de três milhões de água coletadas de uma nascente e é considerado um patrimônio histórico nacional.
Seguindo ao roteiro de construções europeias de Miami, não deixe de visitar o Vizcaya Museum and Gardens (www.vizcayamuseum.org), a antiga residência de inverno em estilo italiano que pertenceu ao industrial americano James Deering. Localizada em frente à baía de Biscayne, a casa foi transformada em um museu dividido em 34 quartos que abrigam o mobiliário dos séculos 15 ao 19 trazido da Europa, objetos de arte e o imperdível jardim externo em estilos italiano e francês. Mais óbvias, mas não menos interessantes, são as construções do Art Deco District da Ocean Drive, a avenida mais famosa e agitada de Miami Beach. Basta caminhar pelo calçadão local e suas ruas paralelas para o visitante conhecer a maior concentração mundial de edifícios erguidos neste estilo arquitetônico popular nas décadas de 20 e 30. A maioria das construções abriga, atualmente, restaurantes e pequenos hotéis de até três andares que costumam receber visitantes interessados em suas fachadas e lobbys preservados.
COMPRAS
Se mesmo diante de tantas opções de roteiros culturais e históricos for impossível resistir à tentação de ir às compras, o destino possui bons centros comerciais com dimensões (e variedades de produtos) capazes de fazer qualquer brasileiro esquecer os limites do cartão do crédito. Na lista dos mais populares e com bons preços estão o Dolphin Mall (www.shopdolphinmall.com) com quase 400 lojas e stands com produtos a preço de fábrica como Banana Repblic, Gap e Nike; Bayside Marketplace (www.baysidemarketplace.com), shopping em estilo galeria localizado na marina do centro de Miami; e o Aventura Mall (www.aventuramall.com), que abriga lojas de departamentos como Bloomingdale's, Macy's e Sears.
PARQUES
Famoso por seus calçadões beira mar recortados por coqueiros, Miami possui bons parques com entrada gratuita para fugir do calor excessivo de certos períodos do ano. Um dos endereços verdes mais conhecidos da cidade é o Lummus Park, localizado em Miami Beach, entre a movimentada Ocean Drive e as areias de South Beach. O local conta com ciclovia, área para caminhadas e espaço para prática de vôlei de praia. Menos popular entre estrangeiros, o South Pointe Park está localizado no início da Washington Street, em frente à Fisher Island, e conta com área verde equipada com pista para caminhadas e ciclovias. Para quem procura um passeio mais completo em meio à natureza, o Miami Beach Botanical Garden (www.mbgarden.org) é uma das opções. Este pequeno espaço de pouco mais de 1 hectare abriga espécies típicas da Flórida, cascatas, trilhas para caminhadas e uma réplica de um jardim japonês.
PEQUENA HAVANA ('LITTLE HAVANA')
A alta concentração de cubanos imigrantes que começaram a chegar ao país nos anos 60 fez deste bairro de Miami uma espécie de filial oficial de Cuba. A rua mais popular é a Calle Ocho, endereço que abriga uma Calçada da Fama com os nomes de celebridades nascidas na eterna ilha de Fidel Castro, restaurantes com preços bem abaixo dos praticados no resto da cidade, o curioso Parque Máximo Gomez na esquina das ruas 8 e 15 exclusivo para amantes de dominó e as fábricas de charutos cubanos, como a tradicional P. Bello y Cia (www.cubatobaccocigarco.com), empresa de 1896 considerada a mais antiga fábrica de charutos cubanos, sob administração da quinta geração da mesma família.
TOURS
Viajantes com pouco tempo no destino podem recorrer aos tours organizados que circulam pelas atrações mais famosas do centro de Miami e South Beach como o Big Bus (www.bigbustours.com), ônibus panorâmico de dois andares do tipo hop on hop off que oferece roteiros de 1h30 de duração que passam por praias e atrativos da cidade como 'Little Havana' e 'Venetian Pool'. Com validade de até 48 horas, o passe dá direto a embarques e desembarques em 20 diferentes pontos durante todo o trajeto. No mar, o visitante conta também com tours em barcos de alta velocidade (www.thrillermiami.com) que chegam a navegar a até 90 km por hora. Os catamarãs saem do Bayside Marketplace, no centro de Miami, em diversos horários ao longo do dia e fazem passeios de 45 minutos nas águas da Baía de Biscayne, South Beach, Fisher Island, Key Biscayne e Star Island, conhecida pela alta concentração de casas de milionários.
VINHOS
Os sabores e a qualidade dos tours organizados não chegam a ter o mesmo nível de destinos, tradicionalmente, vinicultores de outras partes do mundo como a Europa e a América do Sul. Mas a Flórida guarda alguns endereços interessantes para quem quiser conhecer mais sobre a produção de vinhos em cidades como Homestead, a 56 km a sudoeste de Miami. Uma das vinícolas mais tradicionais é a Schnebly Redland's Winery (www.schneblywinery.com), uma área de 38 hectares onde são produzidas frutas como manga, lichia, maracujá e carambola utilizadas no preparo de vinhos tropicais. A empresa oferece tours e degustação de 5 tipos de vinhos a US$ 9,95.
EVENTOS
Museu, cinema, música, gastronomia a até golfe. Esses são alguns dos temas de eventos que, anualmente, ocorrem em Miami e que ajudam o visitante na hora de economizar. Um dos mais famosos e solidificados da cidade é o Miami Spice (www.ilovemiamispice.com), cuja 11ª edição acontece entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro. Durante este período, mais de 120 restaurantes top (de luxo ou de estilo casual) oferecem cardápios de três tempos com valores fixos que variam de US$ 19 a US$ 23, no almoço, e de US$ 33 a US$ 39, no jantar. Esta é a oportunidade de provar a cozinha de autor de estabelecimentos renomados que nem sempre convidam os bolsos mais apertados como o cenográfico Asia de Cuba que mistura sabores orientais e latinos, e o The Dutch, famoso por seus pratos excêntricos feitos com frutos do mar. Em novembro, a cidade abriga também o French Spice (www.frenchspicemiami.com) com pratos franceses a partir de US$ 15.
Fãs de tratamentos relaxantes em spas se encontram em julho e agosto nos principais centros de massagem da cidade, considerada a capital mundial dos spas, e pagam um preço fixo de US$ 99 em um dos 38 estabelecimentos participantes do Miami Spa Month (www.miamispamonth.com). Para conferir a agenda mensal, acesse: www.miamiandbeaches.com/Events/Annual-Events. No endereço www.miamitemptations.com é possível também acessar a programação de acordo com o tema do evento, como o Mês do Museu (www.miamimuseummonth.com) e os festivais de cinema que acontecem na cidade (www.miamifilmmonth.com).
Informações turísticas
www.miamiandbeaches.com
* O jornalista Eduardo Vessoni viajou à Miami a convite do Greater Miami Convention & Visitors Bureau
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