Topo

Em Kyoto, passeie por uma das mecas do artesanato japonês

Ingrid K. Williams

New York Times Syndicate

12/10/2012 07h58

Quando o quimono caiu de moda, decaiu também o Nishijin, o histórico bairro têxtil na região noroeste de Kyoto; as vielas estreitas e tranquilas ao norte de Imadegawa e oeste de Horikawa simplesmente sumiram dos mapas turísticos.

Porém, nos últimos anos, artistas e artesãos locais começaram a abrir pequenas lojas e estúdios, aproveitando as tradicionais casas de madeira, as chamadas machiya, para ensaiar um ressurgimento. As tradições japonesas ganharam um toque moderno – do papel pintado à mão (como na Kamisoe) às confecções clássicas – e não há nem um par de hashis de lembrança à vista.

Nazuna
Um grupo de artesãos locais converteu uma antiga machiya de dois andares num estúdio coletivo. No estúdio de um soprador de vidro, é possível apreciar os belos trabalhos resultantes dessa arte, incluindo joias coloridas e criativas. Endereço: 11-1 Higashi Fujinomori-cho Murasakino - 1F, Kita-ku. Telefone: (81-90) 8368-3756.

Ryuka
Tire os sapatos antes de subir os degraus que levam ao estúdio coletivo dos artistas de Fujinomori. As cerâmicas enfeitadas e pintadas à mão variam desde descansos para hashis até belas canecas de cerveja e xícaras de chá magníficas. Endereço: 11-1 Higashi Fujinomori-cho Murasakino - 2F, Kita-ku. Telefone: (81-90) 4562-3396.

Uchu Wagashi
Essa loja minúscula abriu há um ano e meio para oferecer uma seleção de wagashi, os tradicionais doces japoneses, com sabores esquisitos como chai. O rakugan, fininho feito biscoito, aparece em forma de animais como hipopótamos e porcos-espinhos. Endereço: 786 Fujinoki-cho, Kamigyo-ku. Telefone: (81-75) 201-4933. Site: uchu-wagashi.jp.

Yamaoka Saketen
Embora a proibição de funcionamento de pequenas cervejarias tenha sido suspensa em meados dos anos 90, a bebida artesanal demorou a pegar; porém, em meio a garrafas empoeiradas de saquê, legumes e verduras, aqui é possível comprar o produto das melhores micro cervejarias do Japão, entre elas a Nagisa e a Fujizakura Heights. Endereço: 555 Botanboko-cho, Senbondori - Kamidachiurisagaru, Kamikyo-ku. Telefone: (81-75) 461-4772

Kamisoe
Ko Kado, dono dessa loja há três anos, combina o método tradicional de impressão, com blocos de madeira, à sua experiência como designer gráfico para criar papéis pintados à mão para portas de correr shoji. Sua mulher, Misa, geralmente ajuda na loja, que também oferece lindos cartões e material de papelaria impresso com desenhos de sua autoria. Endereço: 11-1 Higashi Fujinomori-cho Murasakino, Kita-ku. Telefone: (81-75) 432-8555. Site: kamisoe.com.