Topo

Em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga, veja atrações dedicadas ao músico

Eduardo Vessoni

Do UOL, em São Paulo

13/12/2012 07h30

Há cem anos nascia aquele que seria o responsável por uma das mudanças mais significativas da cena musical popular brasileira. Luiz Gonzaga não só se tornaria, a partir dos anos 40, um dos artistas mais populares de todo o Brasil como também introduziria na música nacional ritmos trazidos do sertão como xote, xaxado e baião.

Conhecido como o Rei do Baião, esse pernambucano da distante Exu, cidade do Sertão do Araripe a 630 km de Recife, é autor do primeiro trio de sanfona, zabumba e triângulo, e emprestou sua voz para músicas que se tornariam clássicas em todo o Brasil como Asa Branca, Xote das Meninas e Luar do Sertão.

Para comemorar os 100 anos do nascimento de Gonzagão que acontece no próximo dia 13 de dezembro, o UOL Viagem preparou esse roteiro com atrações como parque, feira e museus que têm Luiz Gonzaga como tema.

Cais do Sertão Luiz Gonzaga
Com inauguração parcial prevista para 2012, no Armazém 10 do Porto de Recife, este complexo cultural de 7500 m² será uma homenagem à cultura nordestina e abrigará jardins sertanejos, exposições interativas e salas de espetáculos. Mais informações: www.luizluagonzaga.mus.br

Festa Viva Gonzagão
Em dezembro, a cidade natal de Luiz Gonzaga abriga esta festa em homenagem a seu morador mais ilustre e conta com apresentações musicais de artistas da região do Araripe, espetáculos teatrais e encerramento com uma missa. A festa acontece, anualmente, no Parque Aza branca, no final de semana próximo ao dia 13 de dezembro e dura três 3 dias.
Rodovia Asa Branca, km 38 - Exu
Tel.: (87) 3879-1295

Feira de Caruaru
Declarada pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a Feira de Caruaru é um dos centros comerciais mais populares de todo o Brasil e ocupa uma área de 40 mil m² onde se localizam treze feiras temáticas dedicadas ao comércio de artesanato, frutas, vestuário, gado e até produtos importados.

O local ficou famoso também por ter sido tema da música Feira de Caruaru, cuja letra foi escrita pelo compositor Onildo Almeida, em 1956, e se popularizou na voz de Luiz Gonzaga.

Endereço: Parque 18 de Maio, s/n. Os horários variam de acordo com o tipo da feira e o dia da semana. Entrada grátis. www.feiradecaruaru.com

Filme “Gonzaga – De Pai Para Filho”
A relação entre Luiz Gonzaga e seu filho Gonzaguinha é o tema deste trabalho dirigido por Breno Silveira. Para saber em quais salas onde o filme está em cartaz, acesse: http://guia.uol.com.br/sao-paulo/

Memorial Luiz Gonzaga (Recife)
Discos raros de 78 rpm, fotos, vídeos e arquivos de áudio fazem parte do acervo deste espaço que funciona também como centro de documentação e de pesquisa ao mundo musical do Rei do Baião.
Pátio de São Pedro, casa 35 - Bairro de São José
Tel.: (81) 3232-2965 / 3232-2955
De seg. a sex. das 9h às 17h
www.recife.pe.gov.br/mlg/gui/Index.php

Monumento ao Rei do Baião (Caruaru)
Localizado no centro de Caruaru, próximo ao Museu do Forró, este monumento foi erguido para comemorar os 95 anos de nascimento do Rei do Baião.

  • O monumento foi erguido para comemorar os 95 anos de nascimento do 'Rei do Baião'

Museu do Forró Luiz Gonzaga (Caruaru)
Localizado no centro de Caruaru, a 130 km de Recife, este museu não só homenageia um dos ritmos musicais mais populares de todo o Brasil como também reserva um espaço ao Rei do Baião. Dividido por áreas temáticas, o museu recria espaços dedicados ao São João de Caruaru, um dos mais importantes do Nordeste, e a Elba Ramalho, cantora paraibana que começou sua carreira como atriz em Caruaru. Porém o destaque são as três salas que abrigam um acervo com objetos pessoais, figurinos, fotos, discos, cartas românticas e a sanfona utilizada pela última vez por Luiz Gonzaga.

O ingresso é válido também para visitar o Museu do Barro, localizado no mesmo edifício.
Praça Coronel José de Vasconcelos, 100. Tel: (81) 3721-2545. De seg. a sáb. das 8h às 17h; dom. das 9h às 13h.

Museu Fonográfico de Luiz Gonzaga (Campina Grande)
Este museu paraibano localizado a 120 km de João Pessoa abriga acervo com mais de cinco mil discos (considerado um dos mais completos), impressos como livros e jornais, fotos e gravações raras em áudio e vídeo.
Rua Costa e Silva, 1304 - Bairro do Cruzeiro. Tel.: (83) 9804-4055 / (83) 9101-6735. Entrada gratuita

Parque Aza Branca
Exu, cidade pernambucana a 630 km de Recife, abriga este parque onde é possível visitar o mausoléu onde Luiz Gonzaga está sepultado, um museu dedicado ao artista, cujo acervo original é considerado o maior, a casa com móveis originais onde moraram os pais do artista, no interior de uma antiga fazenda localizada nessa área de 15  mil m².
Rodovia Asa Branca, km 38 – Exu
Tel.: (87) 3879-1295.
Diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Entrada paga

Shows
Entre os dias 12 e 15 de dezembro, cidades pernambucanas como Exu e Recife servirão de palcos para eventos musicais comandados por artistas como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Fagner, Alceu Valença, Genival Lacerda e Dominguinhos. Para ver a programação completa e os locais das apresentações, acesse: www.luizluagonzaga.mus.br