Topo

Conheça os primeiros estabelecimentos a receberem classificação oficial do Ministério do Turismo

O Hotel Vila Galé Marés está num terreno de 200.000 metros quadrados, na Bahia - Divulgação
O Hotel Vila Galé Marés está num terreno de 200.000 metros quadrados, na Bahia Imagem: Divulgação

Da Redação

14/12/2012 18h33

Os primeiros estabelecimentos a fazerem parte do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) foram divulgados. O objetivo da ação, parceria entre o Ministério do Turismo, o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia, é aumentar a competitividade do setor, deixando claro para turistas, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, o que esperar de cada escolha de hospedagem. A adesão ao sistema não é obrigatória.

Ganharam a certificação de cinco estrelas os hotéis Vila Galé Marés (em Monte Gordo/BA); Sheraton São Paulo WTC (em São Paulo/SP); Maksoud Plaza Hotel (em São Paulo/SP); Grand Hyatt São Paulo (em São Paulo/SP); Companhia Transamérica de Hotéis (em São Paulo/SP); Hotel Naoum Plaza (em Brasília/DF) e Castros Park Hotel (em Goiânia/GO).

Brasília Palace Hotel (em Brasília/DF); Oitis Hotel (em Goiânia/GO); Tauá Hotel e Conventions (em Caeté/MG); Villa Bella Gramado Hotel (em Gramado/RS) e Hotel Girassol Plaza (em Palmas/TO), ficaram com a classificação de quatro estrelas.

Ganharam três estrelas os estabelecimentos da Hotel Class (em Guaxupé; Passos e Varginha, todos em MG); Hotel Porto do Sol (em Caetité/BA); Hotel Del Rey (em Foz do Iguaçu/PR); Best Western Tarobá Express Hotel (em Foz do Iguaçu/PR); Pousada das Galinhas (em Ipojuca/PE) e Hotel Cordialle (em São Roque/SP). A Pousada Água Marinha (em Cabo Frio/RJ), foi classificada como duas estrelas.

Sete são os tipos de hospedagem estabelecidos pelo SBCLass: Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart-Hotel. A simbologia das estrelas é a responsável pela diferenciação de categorias nesses empreendimentos. Hotéis, Hotéis Fazenda e Pousadas podem ter de uma a cinco estrelas. A classificação em Cama & Café é menor: vai de uma a quatro estrelas. O nível para Resorts é bem mais alto, e os locais recebem apenas quatro ou cinco estrelas. Hotéis Históricos e Flat/Apart-Hotéis podem receber de três a cinco estrelas.

Os requisitos que devem ser atendidos para a classificação se dividem entre os de infraestrutura (relacionados às instalações e equipamentos); serviços e  sustentabilidade (uso dos recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável).