Topo

Desconhecida e histórica, Bratislava, na Eslováquia, é surpresa no continente europeu

Eduardo Vessoni*

Do UOL, na Bratislava

22/01/2013 08h10

Em uma barraquinha de souvenirs de uma das praças da capital da Eslováquia é possível encontrar camisetas com uma curiosa estampa: 'Where the fuck is Bratislava?' ou, em uma tradução mais amena, 'Onde diabos fica a Bratislava?'

Até os próprios eslovacos ironizam a fama de destino desconhecido desta cidade da Europa Central. Por 70 anos, a Bratislava dividiu território com a vizinha Praga, durante a existência da Checoslováquia, antigo estado da Europa Central que reunia nações conhecidas, atualmente, como Eslováquia e República Checa.

A separação só ocorreria em 1993 com a redemocratização do país após a Revolução de Veludo, protesto não-violento que daria origem à saída dos comunistas.

A maior cidade eslovaca não tem a mesma popularidade da vizinha Praga, mas surpreende com seu cenário de construções medieval, alemã, austro-húngara, judaica e comunista, quase todas separadas por poucos metros de distância.

Localizada às margens do rio Danúbio, a Bratislava tem apenas 367 km² e é conhecida como a pequena grande cidade da Eslováquia. A cidade serviu de residência de celtas, romanos, alemães, húngaros e judeus, povos responsáveis pela diversidade cultural e arquitetônica do destino que por vezes confunde (e surpreende) o visitante.

Curiosamente, a cidade é a única capital da Europa localizada próxima a fronteiras de outros países, como as da Hungria e a Áustria.

Do outro lado do Danúbio, já em território afastado do bem preservado setor histórico, a cidade parece vestir-se com outra roupagem e faz referência aos anos em que o país esteve sob administração comunista, entre 1948 e 1989, e ergueu uma infinita sequência de edifícios de concretos em forma de caixote.

Atualmente, a cidade é um destino discreto do sudoeste da Eslováquia que vem atraindo a atenção de visitantes que desembarcam nas capitais vizinhas mais populares e com fama internacional garantida como Viena, Praga e Budapeste. Segundo dados oficiais, o turismo na cidade cresceu mais de 16% de 2010 para 2011.

Conheça algumas das experiências e atrações que o UOL Viagem selecionou para uma primeira viagem a esse (ainda) desconhecido destino europeu que poucos brasileiros se arriscaram conhecer (no melhor sentido da palavra).

 

Relacionadas

 

Informações turísticas
www.visit.bratislava.sk

Como chegar: Este destino localizado entre Polônia, República Checa, Áustria, Hungria e Ucrânia, não conta com voos diretos a partir do Brasil. Para quem chega de avião, cidades europeias como Paris, Londres e Frankfurt servem de principal ponto de partida em direção à Bratislava.

Uma das opções para chegar à Eslováquia são as viagens ferroviárias a partir de Praga (quatro horas de duração até Bratislava), Budapeste (2h45) e Viena (1h). www.eurailgroup.org


* O jornalista viajou a Eslováquia com o apoio do Turismo Oficial da Bratislava e do Eurorail Group

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Desconhecida e histórica, Bratislava, na Eslováquia, é surpresa no continente europeu - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade