Pesquisa identifica preferências hoteleiras dos jovens da geração Y
A consultoria Mapie, que desenvolve modelos de gestão para empresas de hospitalidade, divulgou uma pesquisa que identifica as preferências da geração Y (pessoas nascidas principalmente nas décadas de 80 e 90) na hora de escolher um hotel.
O objetivo do levantamento é, segundo a diretora da empresa, Carolina Haro, "entender os anseios dos jovens que já estão no mercado de trabalho e em breve serão a maioria dos turistas de negócios e lazer no Brasil". Foram entrevistados, durante a sondagem, cerca de mil jovens brasileiros das classes A, B e C (68% dos quais com idade entre 24 e 32 anos).
Hotéis com design atraente e disponibilidade de Wi-Fi estão entre os preferidos dos jovens
Para a geração Y, um hotel ideal deve ter, como principais características, design moderno, ampla disponibilidade de Wi-Fi e tomadas, "amenities" (os mimos oferecidos aos hóspedes, que vão de itens de higiene pessoal a presentes que podem ser levados para casa) de qualidade e opções de alimentação saudável e orgânica.
Foram relegados à categoria de itens menos relevantes elementos que ainda são usados para definir a qualidade de um hotel, como spa, piscina, sala de ginástica e banheira. Quantidade de canais de TV a cabo, room service 24 horas e qualidade do enxoval de cama e banho também foram apontados como aspectos pouco importantes.
"Os jovens de hoje são altamente ligados em tecnologia e viajam com muitos gadgets. Para eles, é um absurdo estar em um hotel com internet lenta e que não seja gratuita", explica Haro. "Ao mesmo tempo, trata-se de um público que gosta de se integrar ao destino que está visitando. Se quiserem fazer ginástica, eles preferem ir a uma academia da cidade".
O levantamento ainda identificou que, aos olhos da geração Y, o check-in, o check-out e a realização da reserva são os aspectos mais chatos de uma experiência hoteleira.
Para Carolina Haro, o Brasil ainda não oferece hotéis que satisfaçam todas as vontades desse novos hóspedes, mas a situação deve mudar. "Pessoas entre 20 e 30 anos representam hoje cerca de 10% do público das principais redes hoteleiras do Brasil. Quando tiverem entre 31 e 45 anos, elas farão parte de uma faixa etária que ocupa 60% dos quartos dos hotéis. Suas exigências terão que começar a ser atendidas em grande escala".
O QUE IMPORTA PARA OS JOVENS NA HORA DE ESCOLHER UM HOTEL
ASPECTOS MAIS RELEVANTES | ASPECTOS MENOS RELEVANTES | ASPECTOS INCÔMODOS |
Design moderno e atraente | Existência de spa | Check-in e check-out |
Disponibilidade de Wi-Fi | Existência de business center | Realização da reserva |
Amenities de qualidade | Mesa de trabalho no apartamento | Conexão de internet lenta |
Comidas saudáveis | Sala de ginástica | Sujeira |
Lobby integrado com restaurante | Piscina | Atendimento ineficiente |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.