Topo

Área de Portland transforma galpões industriais em comércios simpáticos

Remy Scalza

New York Times Syndicate

10/02/2013 08h03

A margem oriental do rio Willamette, em Portland, no Oregon, aparece em poucos mapas turísticos simplesmente porque, até pouco tempo atrás, poucos se arriscavam por lá. Explicitamente industrial, a área do Central Eastside (parte do Inner Southeast) se estende por doze quarteirões a partir do rio até a Southeast 12th Avenue, com pouquíssimas casas e árvores.

Entretanto, no interior das velhas fábricas e galpões de tijolos, sinais da cultura do outro lado da cidade – pequenos cafés, micro cervejarias, restaurantes artesanais, boutiques pequenas – começaram a se instalar. Aluguéis baratos, boa oferta e localização, fácil locomoção e uma vibração positiva atraem jovens empresários, restaurateurs e formadores de opinião para aquela que já foi terra de ninguém. O Portland Streetcar, bonde que começou a circular em setembro de 2012, promete abrir o bairro ainda mais, incluindo-o na órbita do centro da cidade.


Lardo
(1212 Southeast Hawthorne Blvd.; 503-234-7786; lardopdx.com)
A barriga de porco – que aparece no hambúrguer natural acompanhado de pastrami, ovos e queijo caseiros (tudo por US$ 8) – ganha lugar de destaque na sanduicheria e cervejaria Lardo. O dono, Rick Gencarelli, que começou com um carrinho em setembro de 2010, conseguiu transformá-lo num restaurante de verdade em meados deste ano.

Machus
(542 East Burnside St.; 503-206-8626; machusonline.com)
Ovelha negra em meio às lojinhas vintage e de consignação da boêmia Burnside Street, a Machus oferece em suas esparsas araras grifes como A.P.C. e Nudie. Destaque especial para os jeans exóticos, incluindo o japonês cru, o selvagem (feito com teares antigos) e o de cânhamo.

Water Avenue Coffee
(1028 Southeast Water Ave.; 503-808-7084 ; wateravenuecoffee.com)
Pelo estacionamento de bicicletas lotado dá para se ter uma ideia do prestígio de que esse café, instalado num galpão antigo, goza entre os connoisseurs. Ao som dos trens de carga, baristas tatuados servem espressos, lattes e capuccinos com o café torrado numa Samiac 1974.

Dig a Pony
(736 Southeast Grand Ave.; 971-279-4409; digaponyportland.com)
Os jovens descolados que preferem morrer a usar um boné de caminhoneiro se reúnem nesse bar retrô em forma de meia-lua para bebericar coquetéis e curtir a música dos DJs. Do pátio dessa antiga lanchonete é possível apreciar a vista do centro, do outro lado da ponte Morrison - e quase sentir a badalação chegando para ficar.

Destilaria New Deal
(1311 Southeast Ninth Ave.; 503-234-2513; newdealdistillery.com)
Antiga garagem lotada de fotos nas paredes, barris e um balcão para degustação, a New Deal produz vodcas suaves e gins fortes. Pertence ao Distillery Row, grupo de destilarias estabelecidas na região.