Topo

Conheça a rota da lagosta, de Massachusetts ao Maine, nos Estados Unidos

Um jantar de lagosta cozida servido no restaurante Sun & Surf em York Beach, no Maine  - Alexa­ndra C. Daley­-Clar­k/The New York ­Times­
Um jantar de lagosta cozida servido no restaurante Sun & Surf em York Beach, no Maine Imagem: Alexa­ndra C. Daley­-Clar­k/The New York ­Times­

Glenn Collins

New York Times Syndicate

17/02/2013 08h08

Tudo começou como um passeio de seis dias pelo litoral da Nova Inglaterra para apreciar sua beleza outonal, cidadezinhas pitorescas, estradas sinuosas e muitas antiguidades... até que a lagosta virou o evento principal.

Graças ao excesso de oferta no nordeste dos EUA em 2012 - ou à melhor safra dos últimos anos, como alardearam - o crustáceo está em todo lugar. Assim, eu e minha mulher, Sarah, que planejávamos fazer o trajeto entre Cape Ann, em Massachusetts, até Camden, no Maine, para caminhar, visitar museus e conhecer novos restaurantes, fomos arrebatados pela febre da lagosta.

Segue então a descrição da nossa passagem por oito restaurantes onde a Homarus americanus - em suas infinitas variações - vai permanecer no cardápio até o fim do outono do Hemisfério Norte.

Nossa primeira parada foi em Gloucester, Massachusetts, onde chegamos à tarde para em seguida deixarmos o sussurrar das ondas debaixo da nossa janela, no Bass Rocks Ocean Inn, e seguir para o Stone Soup Café, a quinze minutos de distância, em Ipswich, um restaurante casual com um enorme bar central. Como era esperado, lá estava a lagosta no cardápio, e partimos para o ataque: primeiro, com duas tigelas de bisque bem encorpado e cremoso; em seguida, com um suculento linguine Alfredo, acompanhado de pedaços carnudos de camarão.

No dia seguinte, depois de passar quatro horas num barco sob o sol para observar baleias (que acabamos vendo aos montes, junto com golfinhos), pegamos o carro para conferir a experiência primordial do Woodman's of Essex, patrimônio gastronômico local que, num dia bom, recebe 600 clientes.

Ali, escolhemos duas belezuras de quase 700 gramas cada no tanque que fica do lado de fora e entramos para começar a orgia gastronômica: salada tipo "coleslaw" com sementes de salsão, sopa cremosa de frutos do mar, mexilhões fritos, milho cozido e batata doce frita, tudo acompanhado de uma boa cerveja local tirada à perfeição.

  • Alexa­ndra C. Daley­-Clar­k/The New York ­Times

    Prato preparado com lagosta do Sun & Surf

Saboreando a lagosta regada a manteiga clarificada com as mãos, celebramos com gosto (literalmente) a experiência que só se compara às de se degustar caranguejos, mexilhões, costelas e/ou frango frito.

Na manhã seguinte fomos fazer compras e passear na histórica Rockport, que não poderia ser mais charmosa. De lá, seguimos para a também pitoresca Newburyport e comemos lagostas saborosas no Bob Lobster, pertinho da Reserva Natural de Parker River, em mesas de piquenique do lado de fora.

No caminho para Portland, no Maine, fizemos várias caminhadas no litoral - e aproveitamos para almoçar no pátio do Sun & Surf, com uma vista belíssima para a York Beach. Ali devoramos o caro (mas saboroso) sanduíche de lagosta (US$ 18,50).

Seguindo para o norte, percorremos a pé os poucos quilômetros da Marginal Way, em Ogunquit, parando para apreciar a vista belíssima. Aproveitamos a deixa para dar uma espiada no Lobster Point Lighthouse, construído em 1948.

À noite, depois de passear por Portland, visitamos o Salt Exchange e nos apaixonamos pelo rico sabor do risoto de lagosta, intensificado pelos nacos gorduchos de sua carne.

Tivemos sorte de descobrir que nossa visita coincidiu com a recém aberta (e muito elogiada) exposição de Winslow Homer, chamada "Weatherbeaten", no Museu de Arte de Portland, que visitamos no dia seguinte; depois, uma parada obrigatória em Freeport, mais precisamente na L.L. Bean - onde degustamos lagostas vindas diretamente do barco no Harraseeket Lunch and Lobster Company, que já encerrou sua temporada.

De manhã, nossa caminhada nos levou para Boothbay Harbor, ao norte, uma cidadezinha para a qual a palavra "charme" deve ter sido inventada. Almoçamos numa das cabines do confortável Ebb Tide (dirigido pela mesma família há 38 anos) - e confesso que não tenho palavras para descrever o sanduíche de queijo suíço, carne de lagosta e maionese que comemos por lá.

Em Camden, descobrimos o Blue Harbor House, uma pousada bem cuidada na Elm Street, a alguns minutos a pé do porto. Assim que chegamos, soubemos que dali a 45 minutos sairia um veleiro de Bayview Landing para um passeio pela região; por isso, largamos nossas malas e corremos para alcançar uma bela escuna de madeira de 86 pés, o Appledore II. Quando as velas foram içadas, só nos restou aproveitar o silêncio do mar e a beleza da lua nascente (sem contar os inúmeros Bloody Marys e as doses de uísque).

Naquela noite, dividimos o jantar com dois novos amigos no Graffam Bros. Harborside Restaurant. Pedimos lagosta, é claro. A nossa foi feita no vapor, mas eles preferiram o Harborside B.L.T. – um belo sanduíche de bacon, alface e tomate em pão integral tostado acompanhado de salada de lagosta.

  • Alexa­ndra C. Daley­-Clar­k/The New York ­Times

    Restaurante The Sun & Surf em York Beach, no Maine

No último dia, subimos de carro para ver a vista deslumbrante do Camden Harbor do mirante de pedra de Mount Battie. De lá, seguimos pelo litoral, pela Rodovia 1, até Rockland, para apreciar as coleções do Museu de Arte Farnsworth e do Centro Wyeth.

O jantar foi em Camden, no Fresh Restaurant de Bay View Landing; ali, a lagosta chegou acompanhada de purê de bata com alho e salmão.

Ao deixarmos a cidade na manhã seguinte, a caminho de casa, descobrimos que, apesar de comer praticamente só lagosta durante uma semana, não estávamos cansados. Conclusão? Num ano de fartura, muito nunca é demais.

A turnê da lagosta

- Bass Rocks Ocean Inn, 107 Atlantic Road, Gloucester, Massachusetts.; 888-802-7666 (bassrocksoceaninn.com)
- Blue Harbor House, 67 Elm St., Camden, Me.; 207-236-3196 (blueharborhouse.com)
- Bob Lobster, 49 Plum Island Turnpike, Newbury, Massachusetts; 978-465-7100 (boblobster.com)
- Ebb Tide Restaurant, 43 Commercial St., Boothbay Harbor, Maine; 207-633-5692.
- Fresh Restaurant, 1 Bay View Landing, Camden, Maine; 207-236-7005 (freshcamden.com)
- Graffam Bros. Harborside Restaurant, 16 Bayview Landing, Camden, Maine; 207-706-4999.
- Harraseeket Lunch & Lobster Company, 36 Main St., South Freeport, Maine; 207-865-3535 (harraseeketlunchandlobster.com)
- The Salt Exchange, 245 Commercial St., Portland, Maine; 207-347-5687 (thesaltexchange.net)
- Stone Soup Cafe, 141 High St., Ipswich, Massachusetts; 978-356-4222 (ipswichstonesoup.com)
- Sun & Surf, 265 Long Sands Beach, York Beach, Maine; 207-363-2961.
- Woodman's of Essex: 121 Main St., Essex, Massachusetts; 978-768-6057 (woodmans.com).